book_icon

NETmundial+10 debaterá a Governança do mundo digital

Encontro com participação multissetorial e representantes de vários países produzirá documento com recomendações concretas

NETmundial+10 debaterá a Governança do mundo digital

Nos dias 29 e 30 de abril, em São Paulo, será realizado o NETmundial+10, um fórum multissetorial global, para um debate de alto nível sobre os desafios globais que envolvem o tema da Governança do mundo digital. A iniciativa, que ocorre dez anos após a sua primeira edição, será uma oportunidade única, em que a comunidade nacional e internacional irá discutir como aperfeiçoar os processos de Governança em um contexto de digitalização acelerada e ascensão de novas tecnologias.

O encontro reunirá representantes da Unesco, do Office of the Tech Envoy e outras agências da ONU, bem como de governos como do Departamento de Estado dos Estados Unidos, do Reino Unido, da Holanda, da Alemanha; representantes de empresas como a Meta; da comunidade técnica – entre eles, Internet Society e Icann, além de relevantes ccTLDs como Cira (.ca) e auDA (.au); e das principais organizações da sociedade civil que lidam com os temas digitais, incluindo, por exemplo, a Association for Progressive Communications, APC.

As discussões do NETmundial+10 resultarão em um documento final, contendo recomendações concretas para o futuro do ecossistema de Governança

Como aconteceu em 2014, as discussões do NETmundial+10 resultarão em um documento final, contendo recomendações concretas para o futuro do ecossistema de Governança e que representa importante referência para a comunidade global.

Programação visa a construção de mensagens conjuntas
“Desafios globais para a Governança do mundo digital” é um dos temas abordados no primeiro dia de evento. Estão previstas duas sessões de trabalho que irão aprofundar aspectos do documento final, à luz das contribuições recebidas do processo de consulta pública realizada pela organização do NETmundial+10, tema que também será tratado em sessão com os membros do Comitê Executivo do evento, buscando discutir possibilidades e ouvir contribuições do público.

O dia 30/4, além de uma sessão de trabalho, concentrará debates em três temas: “Coordenação de processos: GDC (Global Digital Compact), WSIS+20 (World Summit on the Information Society), IGF (Internet Governance Forum) e outros”, que refletirá sobre a fragmentação dos espaços e as oportunidades para mais colaboração e coordenação; “Acompanhamento do NETmundial+10 e implementação dos resultados”, que pretende reunir opiniões da comunidade sobre como os resultados do encontro serão levados adiante pela comunidade e como eles serão implementados em fóruns relevantes.

Por fim, “Plenária de encerramento: multissetorialismo para a Governança do mundo digital”, que tem como objetivo apresentar o documento final do NETmundial+10 e realizar uma breve discussão sobre possibilidades e meios de alcance para o público global. 

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços de Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados.

Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de Governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões.

Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003/

Serviço
NETmundial+10
29 e 30 de abri de 2024
Grand Hyatt Hotel
São Paulo
://NETmundial+10
://CGI.br

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.