book_icon

Como a tecnologia apoia a aceleração de startups?

O avanço de novas tecnologias tem impactado todas as esferas da sociedade global. No âmbito corporativo, o desenvolvimento de soluções e sistemas que automatizam atividades manuais e facilitam a comunicação com o cliente são apenas algumas das diversas vantagens proporcionadas pela implementação de novas tecnologias.

Quando pensamos em Inteligência Artificial, por exemplo, uma pesquisa feita pela Bain & Company revelou que essa é uma das prioridades para 85% das empresas nos próximos anos. Analisando o mercado de IA Generativa, um relatório da Bloomberg Intelligence (BI) projetou que o investimento nessa tecnologia deve crescer US$1,3 trilhão nos próximos 10 anos.

Para além da criação de softwares, o avanço tecnológico apoia de diversas outras maneiras o universo corporativo. No desenvolvimento de startups, desempenha um papel fundamental em sua aceleração, fornecendo ferramentas, recursos e plataformas que podem impulsionar o crescimento rápido e eficaz dessas organizações, além de permitir o nascimento de novos modelos de negócios.

Acesso a informações e recursos
Durante um processo de aceleração, as startups desempenham uma série de atividades que contribuem para o seu desenvolvimento. Diante desse contexto, a internet e plataformas online são ferramentas essenciais, que oferecem acesso rápido a uma vasta gama de informações, recursos educacionais, tutoriais e guias que podem ajudar os empreendedores a amadurecerem os seus conhecimentos tecnológicos e sobre negócios, além de auxiliar e a resolverem problemas específicos e validar hipóteses de forma rápida.

Nesse sentido, a tecnologia permite que uma startup participe de programas de aceleração de forma online, se conectando a mentores e empresas de todo o País.

Alinhado a isso, os sistemas de automação ajudam a otimizar processos, aumentar a eficiência operacional e reduzir erros humanos, permitindo que os gestores do negócio se concentrem apenas em atividades de maior valor agregado e que permitam um rápido crescimento ao negócio.

Soluções envolvendo IA Generativa hoje permitem que um conjunto de textos seja processado e resumido, oferecendo insights para os empreendedores e auxiliando-os no desenvolvimento de documentos sobre seus negócios com custo reduzido, o que acaba sendo um diferencial para negócios iniciantes e com equipe enxuta.

Ferramentas de colaboração e estratégias de marketing
As plataformas de colaboração e gestão são fundamentais para o gerenciamento das empresas durante um ciclo de aceleração. Por meio dessas ferramentas, é possível otimizar a coordenação de projetos e estabelecer uma comunicação instantânea, o que permite que todos os envolvidos em uma startup atuem de maneira conjunta e eficaz, independentemente da localização geográfica, por exemplo.

No mais, essa colaboração se torna imprescindível no desenvolvimento de estratégias de marketing digital, como mídia social, SEO, pesquisa, marketing de conteúdo e publicidade online. Com isso, é possível que os empreendimentos alcancem e engajem com seu público, construindo uma presença relevante e sólida.

Um cenário que está se consolidando cada vez mais neste contexto é a criação de comunidades, onde diversos atores do ecossistema empreendedor utilizam ferramentas colaborativas para trocar conhecimento e serviços.

Acesso a novos públicos, clientes e investidores
A partir de novas ferramentas e aplicativos online, é possível ampliar o acesso a novos mercados e clientes, o que ajuda a startup a alcançar rapidamente um público amplo e diversificado. Ainda nessa linha, por meio de sistemas, como de crowdfunding e investimento online, o empreendimento consegue se aproximar de uma ampla base de investidores em potencial, facilitando a captação de recursos necessários para financiar seu crescimento e expansão.

É possível, ainda, que investidores encontrem startups por meio dessas plataformas, além de aumentar a visibilidade do negócio mediante novos clientes e potenciais parceiros de negócio.

Em resumo, é importante reforçar que a tecnologia desempenha um papel essencial na aceleração de startups, seja na capacitação dos empreendedores com ferramentas e recursos, em serviços e suportes técnicos que envolvem algum tipo de manutenção remota, no acesso a informações e assim por diante.

Assim, ao aproveitar essas tecnologias de maneira eficaz, alinhando toda expertise do empreendedor e seu amor pelo negócio, será possível impulsionar um crescimento acelerado, de modo que as chances de sucesso são promissoras.

Por Felipe Araújo, gestor de PGI – Gestão da Informação – no Hub InovAtiva e Analista de Empreendedorismo e Inovação na Fundação Certi  e Natália Kauana Gesser, gestora de Parcerias do InovAtiva Academy – do Hub InovAtiva – e Analista de Empreendedorismo e Inovação na Fundação Certi.

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.