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Oracle revela planos ambiciosos para seu ecossistema de parceiros

Está prevista uma reorganização na estrutura de parceiros e a meta para o próximo ano fiscal, que começa em junho, é crescer o ecossistema em três dígitos pelo menos

Oracle revela planos ambiciosos para seu ecossistema de parceiros

A Oracle realizou na quinta-feira (4/4) o Oracle CloudWorld Tour Brasil, que teve como foco Cloud e Inteligência Artificial (IA). Segundo informações, em 2023 a Oracle se consolidou como o provedor de Nuvem de hiperescala com maior presença na América Latina com sete regiões de Nuvem, duas localizadas no Brasil, dois no México, dois no Chile e um na Colômbia. Os participantes puderam conhecer as novidades tecnológicas e ouvir depoimentos de clientes. Nesta entrevista, Danni Mnitentag, novo vice-presidente de Alianças e Canais da Oracle para a América Latina, conta as novidades e as estratégicas para o ecossistema de parceiros.

Qual a importância do Oracle CloudWorld Tour São Paulo para o ecossistema de parceiros?

Este evento teve dois momento: na quarta-feira (3/4) tivemos um Partner Summit com os parceiros, em que mais uma vez assinamos em baixo um compromisso de trabalhar próximo ao nosso ecossistema e a sua importância para a Oracle. O nosso objetivo sempre foi ser o melhor parceiro para eles, isso é cultural na Oracle. E quando juntamos um evento de parceiros dentro do CloudWorld, mostrando as novidades das nossas soluções, isso complementa todo o nosso discurso de foco em indústrias, no cliente, em ajudar o negócio do cliente, acompanhá-lo no pré-venda, pós-venda, na sustentação, no uso da tecnologia para o impacto do seu negócio. É diferente de somente vender Cloud ou qualquer outra solução e ir embora no dia seguinte. Não é isso que queremos. Temos puxado nosso ecossistema nessa linha, de ser um agente da transformação. Por isso, nossos parceiros estão no centro de nossa estratégia.

O que foi dito aos parceiros sobre o atual foco estratégico da Oracle?

O foco atualmente é Cloud em todas as nossas soluções, seja de aplicações SaaS e OCI (Oracle Cloud Infrastructure) em tecnologia, e tudo isso rodeado com IA – essa sé uma vantagem nossa, pois todo nosso stack tem IA. Temos aconselhado nossos parceiros a não se acomodarem em apenas uma tecnologia. É importante investir em conhecimento técnico, no corpo comercial, façam parcerias dentro do ecossistema para poderem oferecer a melhor solução aos clientes. A Oracle está se posicionando como uma empresa Partner First, o que significa que os parceiros estão conosco em todas as oportunidades. O OCI vem escalando e entrando em mercado que antes não éramos reconhecidos, e sem o ecossistema, essa estratégia não é possível. Isso abre grandes oportunidades para os nossos parceiros.

Quais os desafios de ter um portfólio tão amplo, principalmente para os parceiros?

O nosso portfólio é completo e também complexo, mas isso traz muita vantagem na conversa com o cliente e muitas oportunidades de negócios. A Oracle é uma empresa técnica, que nasceu técnica e a mensagem que passamos para os parceiros é que eles devem seguir o mesmo caminho. A Oracle ajuda nisso por meio da minha área na América Latina, que gerencia e cuida dos parceiros, juntamente com outra área de capacitação, que é focada por solução. Há agendas diárias de webinar, sessões locais em escritórios, técnicos da minha área habilitando os parceiros tecnicamente. Fora isso, há áreas de conhecimento trabalhando com parceiros e clientes. A mensagem que passamos para os parceiros é que não deixem de fazer negócio por falta de conhecimento, nos contate para trabalharmos juntos. Estejam comprometidos conosco, que nós estamos comprometidos com vocês.

Muitas vezes o cliente acha que estão empurrando tecnologias que ele não precisa. Como garantir a satisfação do cliente?

A tecnologia evolui muito rápido e sempre que chega algo novo. O cliente quer saber como funciona, se vai reduzir custos e aumentar a produtividade. Uma área que vem crescendo é o de Customer Success, que olha para o cliente de uma forma bastante justa e não está preocupado em vender o que o cliente não precisa. Criamos um programa neste ano fiscal (que termina em maio) de levar o Custommer Success para os parceiros, que chamamos de Partner Success. O parceiro precisa entender para quê o cliente quer determinada tecnologia, se faz sentido e se trará benefícios, que não é apenas um modismo. Se o cliente tiver uma má experiência com a nossa tecnologia, nós o perderemos e ele não voltará mais.

Quais os planos futuros para o ecossistema de parceiros?

O nosso ano fiscal termina em maio, estamos no fim do último trimestre. Os nossos números de Cloud cresceram expressivamente, este é um dos nossos focos. Estamos dizendo aos parceiros que continuem focando em Cloud e em transformação. O Q4 é sempre aquela correria para fechar o ano, estamos dizendo aos parceiros que nos contate para ajudá-los a fechar negócios. Mas também é uma época para planejarmos o próximo ano, que começa em junho. Teremos uma reorganização na estrutura de parceiros. A nossa meta para o próximo ano fiscal é crescer o ecossistema de parceiros em três dígitos, nada menos do que isso nos deixará satisfeitos. Estamos pensando alto e queremos estar juntos com os nossos parceiros do começo ao fim. Queremos crescer em market share com a ajuda do nosso ecossistema. Acreditamos que exista um conjunto de empresas no mercado que ainda não são nossos parceiros, mas que têm interesse em trabalhar conosco. Assim, estamos criando uma área para recrutamento de parceiros. Teremos também muito foco em ISVs dentro dessa nossa estratégia de crescimento.

Qual a sua mensagem final para os parceiros? 

Agradeço muito aos nossos parceiros atuais, acredito que em colaboração chegaremos longe juntos. O diferencial competitivo do parceiro sempre será o seu conhecimento técnico e da indústria. A forma de ganhar dinheiro com a Oracle é garantindo serviços agregados e tendo expertise técnico. Convido as empresas de tecnologia que querem ser nossos parceiros a estaremos conosco, pois a Oracle está vivendo um momento espetacular.

 

 

 

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