book_icon

Conectividade sem fio: conheça as vantagens e os recursos do Wi-Fi 6

Dessa forma, esta tecnologia traz consigo uma série de funcionalidades inovadoras que o tornam uma escolha ideal para ambientes com muitos dispositivos conectados

O Brasil tem sido palco de avanços contínuos nas tecnologias de conexão sem fio. A evolução do Wi-Fi está promovendo mudanças na maneira como acessamos a internet, e assim, o Wi-Fi 6, que diferente do Wi-Fi 7 já está estabelecido no mercado, tem revolucionado a forma como as pessoas se conectam.

O Wi-Fi 6 representa um avanço notável em comparação às versões anteriores, incluindo o Wi-Fi 5. A tecnologia permite uma experiência aprimorada para as famílias brasileiras, que podem desfrutar de uma conectividade mais estável e eficaz ao utilizar múltiplos dispositivos simultaneamente, sem as quedas de desempenho que costumavam ser comuns em versões anteriores. Essa evolução tem o potencial de transformar a maneira como as pessoas vivenciam a conectividade em suas casas, oferecendo uma experiência mais rápida e eficiente.

Dessa forma, esta tecnologia traz consigo uma série de funcionalidades inovadoras que o tornam uma escolha ideal para ambientes com muitos dispositivos conectados. Uma dessas funcionalidades é o OFDMA (Orthogonal Frequency-Division Multiple Access), que permite que um canal seja eficientemente usado por múltiplos dispositivos ao mesmo tempo. Isso significa que mais dispositivos podem se comunicar de forma simultânea, melhorando a velocidade e diminuindo a latência da rede.

Outra funcionalidade importante do Wi-Fi 6 é o Target Wake Time (TWT), que ajuda a melhorar a eficiência energética dos dispositivos. Com o TWT, cada dispositivo pode agendar um horário específico para se comunicar com o roteador, o que significa que os dispositivos podem “dormir” por períodos mais longos quando não estão ativamente usando a rede, economizando energia e prolongando a vida útil da bateria.

Além disso, o Wi-Fi 6 suporta MU-MIMO (Multi-User Multiple Input Multiple Output) em uplink e downlink, o que significa que o roteador pode se comunicar com vários dispositivos ao mesmo tempo, melhorando a eficiência e a velocidade da rede. O BSS Coloring é outra característica importante do Wi-Fi 6, que ajuda a reduzir a interferência em ambientes onde muitas redes Wi-Fi operam próximas umas das outras.

Em termos de velocidade, o Wi-Fi 6 é capaz de suportar velocidades de conexão de até 9,6 Gb/s, uma melhoria significativa em relação ao Wi-Fi 5. Mesmo em condições normais de utilização, o Wi-Fi 6 pode alcançar taxas de transmissão de mais de 1.200 Mb/s, garantindo uma experiência de conexão rápida e estável para os usuários.

Em resumo, o Wi-Fi 6 representa um avanço significativo na tecnologia de conexão sem fio, oferecendo uma experiência de conectividade mais estável, eficiente e energicamente eficiente para os usuários. Com suas inovações em termos de velocidade, eficiência energética e capacidade de lidar com múltiplos dispositivos conectados, o Wi-Fi 6 preparou o terreno para a próxima geração de conectividade sem fio no Brasil.

Por Severino Sanches, CEO da Agora Distribuidora.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.