book_icon

GenAI é o principal investimento em automação industrial, diz estudo

Relatório da Rockwell Automation revela o impacto das tecnologias emergentes na abordagem dos desafios de força de trabalho, qualidade, cibersegurança e sustentabilidade

GenAI é o principal investimento em automação industrial, diz estudo

A Rockwell Automation, empresa global de automação industrial, apresentou nesta terça-feira (26/3) os resultados do 9° “Estudo anual do estado da produção inteligente.” O relatório global entrevistou mais de 1,5 mil fabricantes em 17 dos principais países produtores. O estudo deste ano revela um foco no aproveitamento de tecnologias novas e emergentes para criar resiliência, melhorar a qualidade, maximizar o potencial do pessoal e impulsionar o crescimento sustentável.

“Uma força de trabalho qualificada é o pilar de qualquer operação de produção bem-sucedida, mas atrair, gerenciar e reter trabalhadores está provando ser um desafio contínuo”, disse Cyril Perducat, vice-presidente sênior e diretor de Tecnologia da Rockwell Automation. “A pesquisa descobriu que a tecnologia sozinha não é a resposta. Para permanecerem competitivos, os fabricantes precisam concentrar seu pessoal em adotar novas tecnologias como parte central da sua cultura organizacional em evolução, criando uma parceria tecnologia/trabalhador que impulsione seus negócios”, observou.

Os fabricantes continuam a enfrentar um desafio significativo: combinar pessoas, processos e tecnologia para impulsionar o crescimento e a resiliência dos negócios a longo prazo

As principais descobertas globais incluem:

– A IA é classificada como a principal capacidade que os fabricantes acreditam que impulsionará os maiores resultados de negócios. 83% dos fabricantes esperam usar a IA generativa (GenAI) em suas operações em 2024.

– 95% dos fabricantes estão usando ou avaliando a tecnologia de produção inteligente, em comparação com 84% em 2023.

– 94% dos fabricantes planejam manter ou aumentar sua força de trabalho devido à adoção da tecnologia de produção inteligente, com foco pesado em reaproveitar os trabalhadores para funções novas ou diferentes e/ou contratar mais trabalhadores.

– A gestão de mudanças é o principal obstáculo relacionado à força de trabalho para os fabricantes em 2024.

– Os fabricantes citam a “qualidade aprimorada” como o principal resultado positivo que esperam alcançar com a tecnologia de produção inteligente existente pelo segundo ano consecutivo. Além disso, o “controle de qualidade” é classificado como o principal caso de uso de IA/aprendizado de máquina em 2024.

– Pela primeira vez, a cibersegurança está listada como um dos cinco principais riscos externos para os fabricantes em 2024, ficando em terceiro lugar no geral.

– A gestão de energia é o fator mais importante para os programas de sustentabilidade/ESG dos fabricantes.

“A força de trabalho de 2019 não vai voltar”, disse Allison Kuhn, analista principal da LNS Research. “Desenvolver uma estratégia de mão de obra sustentável é crucial para enfrentar com sucesso os desafiadores cenários da fabricação. Os líderes estão vencendo a guerra por talentos adotando essa nova realidade e com foco absoluto em três imperativos: 1) Experiência Total do Funcionário, 2) Liderança Servidora e 3) Aplicativos para funcionários da linha de frente conectados (Connected Frontline Workforce, CFW)”, enumerou.

Os fabricantes continuam a enfrentar um desafio significativo: combinar pessoas, processos e tecnologia para impulsionar o crescimento e a resiliência dos negócios a longo prazo. De acordo com o relatório, cerca de um terço dos líderes de produção citam “tecnologia e talento compatíveis com as necessidades de negócios” e “gerenciar pessoas e recursos com eficiência” como os maiores obstáculos que suas organizações enfrentam ao longo do próximo ano. Os fabricantes podem superar esse desafio selecionando um parceiro com conhecimento e experiência relevantes do setor que possa fornecer soluções e suporte personalizados para alinhar tecnologia e talento com objetivos de negócios.

“Na Rockwell, a combinação de nossa profunda experiência no setor com nosso excepcional PartnerNetwork nos coloca na melhor posição para aconselhar e orientar os principais fabricantes globais. Sendo a maior empresa dedicada exclusivamente à automação industrial e à Transformação Digital, nos esforçamos para ajudar as empresas a cumprir a promessa e o valor de sua transformação digital, independentemente de sua posição em sua jornada”, finalizou Perducat.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.