book_icon

Mercado global de monitores voltou a crescer, mostra pesquisa da IDC

Durante o quarto trimestre, os principais segmentos de mercado apresentaram crescimento, com o segmento de consumo superando o segmento comercial

Mercado global de monitores voltou a crescer, mostra pesquisa da IDC

O mercado global de monitores para PC encerrou 2023 em uma nota esperançosa, atingindo 31,9 milhões de unidades durante o quarto trimestre de 2023 (4T23), de acordo com o estudo Worldwide Quarterly PC Monitor Tracker da IDC. Isso se traduz em um crescimento ano a ano de 3,8%, que superou ligeiramente a previsão da IDC de crescimento de 3,2%.

A recuperação veio após cinco trimestres consecutivos de quedas anuais, enquanto o mercado estava focado em limpar o excesso de estoque da era da pandemia. Durante o quarto trimestre, os principais segmentos de mercado apresentaram crescimento, com o segmento de consumo superando o segmento comercial.

Com o estoque de volta a níveis saudáveis, a IDC prevê uma recuperação constante no volume de remessas até 2025

A melhora não veio do low-end, mas de bandas de preços mainstream e premium, incluindo jogos. No geral, um desempenho mais estável durante o segundo semestre de 2023 ajudou a compensar as quedas acentuadas do primeiro semestre, quando os embarques caíram 17,4%, e permitiu que o mercado caísse 8,6% para todo o ano de 2023.

Destaques de 2023

Destaques regionais: todas as principais regiões registraram crescimento ano a ano no 4T23, exceto a China, que diminuiu ligeiramente apesar da concorrência acirrada e da queda dos preços.

Jogos: os monitores de jogos representaram quase 16% de todas as remessas de monitores em 2023. Uma pausa nas remessas de PCs para jogos liberou mais orçamento e a concorrência acirrada na entrada para o espaço de monitores intermediários reduziu ainda mais os preços.

Com o estoque de volta a níveis saudáveis, a IDC prevê uma recuperação constante no volume de remessas até 2025. Novos modelos com taxas de atualização mais rápidas, preços em queda para modelos maiores e crescimento contínuo em jogos são apenas alguns dos fatores que impulsionam a recuperação. Além disso, a migração das empresas para PCs com Windows 11 e a melhoria da ocupação dos escritórios também devem trazer algum benefício colateral para as compras comerciais.

Em uma inversão das tendências recentes, a IDC espera que o crescimento comercial supere o lado do consumidor em 2024 e 2025. Além de 2025, o volume deve permanecer em um caminho modesto, impulsionado pela substituição, atingindo um pico de 133 milhões de embarques em 2028.

“Historicamente, as compras de monitores ficaram em segundo plano em comparação com as decisões sobre quais PCs comprar e quando. Vimos isso durante a pandemia, quando os PCs cresceram e encolheram em uma trajetória muito mais volátil do que os monitores”, disse Jay Chou, gerente de Pesquisa do Worldwide Quarterly PC Monitor Tracker da IDC. “Assim, prevemos uma recuperação mais estável para os monitores em relação ao mercado tradicional de PCs. No entanto, à medida que os usuários migram para telas maiores, eles podem descobrir os inúmeros recursos que se tornam mais visíveis em telas mais expansivas e, esperançosamente, atrair os usuários a atualizar em um ritmo mais rápido no futuro”, finalizou.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.