book_icon

Oracle lança Java 22 com milhares de melhorias de desempenho

Os novos aprimoramentos no Java 22 permitem que mais desenvolvedores criem e forneçam aplicativos ricos em recursos, escaláveis e seguros de forma rápida e fácil

Oracle lança Java 22 com milhares de melhorias de desempenho

A Oracle anunciou a disponibilidade do Java 22, a versão mais recente da linguagem de programação e plataforma de desenvolvimento mais popular do mundo. O Java 22 (Oracle JDK 22) fornece milhares de melhorias de desempenho, estabilidade e segurança para ajudar os desenvolvedores a aumentar a produtividade, impulsionar a inovação e acelerar o crescimento em suas organizações. Isso inclui aprimoramentos na linguagem Java, suas APIs e desempenho, e as ferramentas incluídas no Java Development Kit (JDK).

“Os novos aprimoramentos no Java 22 permitem que mais desenvolvedores criem e forneçam aplicativos ricos em recursos, escaláveis e seguros de forma rápida e fácil para ajudar organizações em todo o mundo a expandir seus negócios”, disse Georges Saab, vice-presidente sênior da Oracle Java Platform e presidente do conselho de administração do OpenJDK. “Ao fornecer aprimoramentos que simplificam o desenvolvimento de aplicativos e ampliam o alcance do Java para torná-lo acessível a desenvolvedores de todos os níveis de proficiência, o Java 22 ajudará a impulsionar a criação de uma ampla gama de novos aplicativos e serviços para organizações e desenvolvedores”, comentou.

O Java oferece maior desempenho, eficiência, inovação e economia de custos quando implementado na Nuvem OCI, que é uma das primeiras Nuvens de hiperescala a suportar Java 22

O JDK mais recente fornece atualizações e melhorias com 12 JDK Enhancement Proposals (JEPs). O JDK 22 oferece melhorias de linguagem do OpenJDK Project Amber (Instruções antes de super[…], Variáveis sem nome e padrões de design, modelos de cadeia de caracteres e classes declaradas implicitamente e métodos principais de instância); melhorias do Project Panama (Foreign Function & Memory API e Vector API); funcionalidades relacionadas ao Tear do Projeto (Simultaneidade Estruturada e Valores com Escopo); recursos de bibliotecas e ferramentas principais (API de arquivo de classe, Iniciar programas de código-fonte de vários arquivos e coletores de fluxo); e atualizações de desempenho (Fixação de Região para G1).

“Depois de quase três décadas, a capacidade do Java de suportar tarefas de desenvolvimento complexas que abrangem uma ampla gama de casos de uso torna a plataforma tão relevante quanto nunca”, disse Arnal Dayaratna, vice-presidente de Pesquisa de Desenvolvimento de Software da IDC. “A versatilidade e o conjunto de ferramentas abrangente do Java permitem que ele suporte o desenvolvimento de aplicativos de missão crítica de nível de produção em escala, o que o posiciona como uma tecnologia habilitadora chave para casos de uso inovadores, como IA generativa”, completou.

As atualizações significativas fornecidas no Java 22 são:

Recursos do Project Amber

JEP 447 – Declarações antes do super(…): Dá aos desenvolvedores a liberdade de expressar o comportamento dos construtores. Ao permitir que instruções que não fazem referência à instância que está sendo criada apareçam antes de uma chamada explícita do construtor, esse recurso permite um posicionamento mais natural da lógica que precisa ser fatorado em métodos estáticos auxiliares, construtores intermediários auxiliares ou argumentos do construtor. Ele também preserva a garantia existente de que os construtores são executados em ordem de cima para baixo durante a instanciação de classe, ajudando a garantir que o código em um construtor de subclasse não possa interferir na instanciação de superclasse. Além disso, esse recurso não requer alterações na JVM (Java Virtual Machine) e depende apenas da capacidade atual da JVM de verificar e executar o código que aparece antes de invocações explícitas do construtor dentro dos construtores.

JEP 456 – Variáveis sem nome & padrões: ajuda a melhorar a produtividade do desenvolvedor aprimorando a linguagem Java com variáveis e padrões sem nome, que podem ser usados quando declarações de variáveis ou padrões aninhados são necessários, mas nunca usados. Isso reduz as oportunidades de erro, melhora a legibilidade dos padrões de registro e aumenta a capacidade de manutenção de todo o código.

JEP 459 – Modelos de String (Segunda Visualização): simplifica o desenvolvimento de programas Java, facilitando a expressão de cadeias de caracteres que incluem valores computados em tempo de execução, ao mesmo tempo em que melhora a segurança de programas que compõem cadeias de caracteres a partir de valores fornecidos pelo usuário e as transmitem para outros sistemas. Além disso, a legibilidade de expressões misturadas com texto é aprimorada e valores não relacionados a cadeias de caracteres calculados a partir de texto literal e expressões incorporadas podem ser criados sem precisar transitar por uma representação de cadeia de caracteres intermediária.

JEP 463 – Classes implicitamente declaradas e métodos principais de instância (segunda visualização): ajuda a acelerar o aprendizado, oferecendo uma rampa suave para a programação Java para permitir que os alunos escrevam seus primeiros programas sem precisar entender os recursos de linguagem projetados para programas grandes. Com esse recurso, os educadores podem introduzir conceitos de maneira gradual e os alunos podem escrever declarações simplificadas para programas de classe única e expandir perfeitamente seus programas para usar recursos mais avançados à medida que suas habilidades crescem.

Recursos do Project Loom

JEP 462 – Simultaneidade Estruturada (Segunda Visualização): ajuda os desenvolvedores a simplificar o tratamento e o cancelamento de erros e a melhorar a observabilidade introduzindo uma API para simultaneidade estruturada. Isso ajuda a promover um estilo de programação simultânea que pode eliminar riscos comuns decorrentes de cancelamento e desligamento — como vazamentos de threads e atrasos de cancelamento — e melhora a observabilidade do código simultâneo.

JEP 464 – Valores com escopo (segunda visualização): ajuda a aumentar a facilidade de uso, a compreensão, o desempenho e a robustez dos projetos dos desenvolvedores, permitindo o compartilhamento de dados imutáveis dentro e entre threads.

Recursos do Project Panama

JEP 454 – Função Externa & API de Memória: aumenta a facilidade de uso, a flexibilidade, a segurança e o desempenho para os desenvolvedores, introduzindo uma API para permitir que programas Java interoperem com código e dados fora do tempo de execução Java. Ao invocar eficientemente funções externas, como código fora da Java Virtual Machine, e ao acessar com segurança a memória externa (ou seja, memória não gerenciada pela JVM), a nova API permite que programas Java chamem bibliotecas nativas e processem dados nativos sem a necessidade da Interface Nativa Java.

JEP 460 – API Vetorial (Sétima Incubadora): permite que os desenvolvedores alcancem um desempenho superior aos cálculos escalares equivalentes, introduzindo uma API para expressar cálculos vetoriais que compilam de forma confiável em tempo de execução instruções vetoriais em arquiteturas de CPU suportadas.

Bibliotecas principais e recursos das ferramentas

JEP 457 – API de arquivo de classe (visualização): ajuda os desenvolvedores a melhorar a produtividade fornecendo uma API padrão para analisar, gerar e transformar arquivos de classe Java.

JEP 458 – Inicie programas de código-fonte de vários arquivos: permite que os desenvolvedores escolham se e quando configurar uma ferramenta de compilação, aprimorando o ativador de aplicativos Java para habilitá-lo a executar um programa fornecido como vários arquivos do código-fonte Java.

JEP 461 – Stream Gatherers (Visualização): ajuda os desenvolvedores a melhorar a produtividade aprimorando a API de fluxo para oferecer suporte a operações intermediárias personalizadas, o que permitirá que os pipelines de fluxo transformem dados de maneiras que não são facilmente alcançáveis com as operações intermediárias internas existentes. Ao tornar os pipelines de fluxo mais flexíveis e expressivos e permitir que operações intermediárias personalizadas manipulem fluxos de tamanho infinito, esse recurso permite que os desenvolvedores se tornem mais eficientes na leitura, gravação e manutenção de código Java.

Atualizações de desempenho

JEP 423 – Fixação de Região para G1: ajuda a reduzir a latência, permitindo que alguma coleta de lixo aconteça durante algumas chamadas de biblioteca nativa que, de outra forma, precisariam pausar o coletor. Isso é conseguido rastreando quais objetos precisam ser bloqueados durante essas chamadas de biblioteca nativa e “fixando” apenas as regiões que contêm esses objetos. Isso permite que a coleta de lixo continue normalmente em regiões não fixadas, mesmo durante o que de outra forma teria sido uma chamada de biblioteca nativa de bloqueio.

A versão Java 22 é o resultado da colaboração contínua entre a Oracle e outros membros da comunidade mundial de desenvolvedores Java via OpenJDK e o Java Community Process (JCP). Além dos novos aprimoramentos e recursos, o Java 22 é suportado pelo Java Management Service (JMS) — um serviço nativo do Oracle Cloud Infrastructure (OCI) — que oferece um console e um painel unificados para ajudar as organizações a gerenciar tempos de execução e aplicativos Java no local ou em qualquer nuvem. Para obter mais detalhes sobre os recursos do Java 22, leia a postagem do blog técnico do Java 22.

Apoiando o ecossistema Java global com inovação na Nuvem

O Java oferece maior desempenho, eficiência, inovação e economia de custos quando implementado na Nuvem OCI, que é uma das primeiras Nuvens de hiperescala a suportar Java 22. Ao fornecer o Oracle Java SE, o Oracle GraalVM e o Java SE Subscription Enterprise Performance Pack gratuitamente no OCI, o Java 22 permite que os desenvolvedores criem e implementem aplicativos que são executados mais rápido, melhor e com custo-desempenho otimizado.

A assinatura Oracle Java Universal SE é uma oferta paga conforme o uso que fornece aos clientes o melhor suporte da categoria. Ele inclui suporte de triagem para todo o portfólio Java, direito ao GraalVM, o Java SE Subscription Enterprise Performance Pack, acesso aos recursos avançados do Java Management Service e flexibilidade para atualizar no ritmo de seus negócios. Isso ajuda as organizações de TI a gerenciar a complexidade, conter custos e reduzir os riscos de segurança.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.