book_icon

Remessas de workstations devem crescer mais de 5% este ano, prevê IDC

Pesquisa relatou uma leve recuperação ao sair de 2023, com as remessas unitárias crescendo 6,1% ano a ano no quarto trimestre, prometendo vendas melhores este ano

Remessas de workstations devem crescer mais de 5% este ano, prevê IDC

O mercado global de desktops e estações de trabalho móveis relatou uma leve recuperação ao sair de 2023, com as remessas unitárias crescendo 6,1% ano a ano no quarto trimestre (4T23). De acordo com o estudo Worldwide Quarterly Workstation Tracker da IDC, as 1,85 milhão de unidades embarcadas no 4T23 reverteram cinco trimestres consecutivos de queda no crescimento anual de embarques.

Durante grande parte de 2023, o mercado de estações de trabalho (workstations) foi limitado por restrições orçamentárias e problemas de estoque. A pandemia de Covid-19 inicialmente ajudou a impulsionar a demanda, mas depois contribuiu para o excesso de embarques, culminando em um volume recorde de mais de 7,6 milhões em 2022.

A IDC espera que as remessas de estações de trabalho cresçam 5,2% em 2024, à medida que o mercado reabastece o estoque e se prepara para projetos de atualização

O primeiro semestre de 2023, portanto, viu uma forte contração da fraca demanda e do estoque alto nos canais. As tendências começaram a se estabilizar no segundo semestre do ano, à medida que a demanda por estações de trabalho móveis e fixas de entrada melhorou, mas mesmo assim as remessas de 2023 encolheram 8,8% ano a ano, marcando a segunda pior queda percentual desde que a IDC começou a rastrear o mercado em 2008.

“2023 foi, sem dúvida, difícil em muitos aspectos, mas terminamos o ano com alguns pontos positivos e expectativas de coisas melhores daqui para frente”, disse Jay Chou, gerente de Pesquisa da IDC Worldwide Client Devices Trackers. “Por um lado, o mercado ainda é maior do que as coisas estavam antes da pandemia e é mais resiliente do que o mercado geral de PCs. Além do curto prazo, esperamos que vários pilotos ocorram a partir do segundo semestre de 2024. Com o suporte ao Windows 10 expirando no final de 2025, esperamos que as empresas acelerem a migração para o Windows 11, que deve durar até o próximo ano. Também esperamos que novos lançamentos de CPU e GPU ocorram nesse período. Finalmente, a exploração atual em torno da IA para o trabalho deve se traduzir em uma expansão de casos de uso, incluindo o desenvolvimento de modelos, em vários setores”, completou.

A Dell permaneceu firmemente na primeira posição. Embora ela tenha visto seu volume de remessas encolher ligeiramente no 4T23 em relação ao ano passado, seu desempenho estável permitiu que ela superasse o mercado durante todo o ano de 2023. Em 2º lugar, a HP teve um desempenho inferior em relação ao mercado durante a maior parte de 2023, mas seu crescimento de volume no 4T23 foi ajudado pela reposição de canais de seus sistemas de entrada. A terceira colocada Lenovo cresceu mais de 11% no 4T23, mas ainda foi um pouco prejudicada pela suavidade contínua no mercado chinês.

A IDC espera que as remessas de estações de trabalho cresçam 5,2% em 2024, à medida que o mercado reabastece o estoque e se prepara para projetos de atualização. O ímpeto se construirá até 2025, quando o crescimento deve chegar a 7,9%. O crescimento será moderado após a migração para o Windows 11 até o final de 2025, mas o mercado ainda verá uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de cinco anos de 2% para o período de previsão de 2022-2028.

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.