O mercado global de rede local sem fio (WLAN) no setor corporativo viu as receitas crescerem 7,6% ano a ano em 2023, para US$ 10,8 bilhões, de acordo com o estudo Worldwide Quarterly Wireless LAN Tracker da IDC. No entanto, no quarto trimestre de 2023 (4T23), o mercado corporativo caiu 25,5% ano a ano, à medida que os clientes implementaram uma quantidade recorde de estoque de produtos.
O ano de 2023 teve dois períodos distintos no mercado de WLAN corporativa: no primeiro semestre do ano (1S23), as receitas de WLAN corporativas aumentaram 43,3% em comparação com o primeiro semestre de 2022, impulsionadas por fornecedores que enviam produtos em atraso. No segundo semestre, o faturamento recuou 16,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os pedidos de novos produtos desaceleraram no segundo semestre, à medida que os clientes implementaram um aumento no estoque de produtos.
Enquanto isso, a adoção do Wi-Fi 6E, que expande o uso do Wi-Fi para incluir a faixa de espectro de 6 GHz, continuou a crescer no 4T23. Dentro do segmento de ponto de acesso dependente (AP) corporativo, as receitas de Wi-Fi 6E cresceram 11,7% entre o terceiro e o quarto trimestres de 2023, representando 22,6% das receitas trimestrais dependentes de AP e 10,0% das remessas unitárias. O Wi-Fi 6 representou a maior parte das receitas de AP dependentes restantes (72,8%) e remessas unitárias (77,5%), com o padrão Wi-Fi 5 legado compondo o saldo.
O segmento de consumo do mercado de WLAN caiu 12,8% ano a ano para o ano inteiro em 2023 e caiu 14,5% no 4T23. Por padrão, o Wi-Fi 6 representou 64,1% das receitas do mercado de consumo, enquanto o Wi-Fi 5 representou pouco mais de um quarto (26,5%) das receitas. A adoção do Wi-Fi 6E continua incipiente no segmento de consumo, representando apenas 6,7% do faturamento no 4T23.
“2023 foi um ano dinâmico no mercado de WLAN empresarial, impulsionado por uma miríade de fatores, incluindo os efeitos das interrupções na cadeia de suprimentos, atrasos de produtos e o envio de estoque de produtos, combinados com um ambiente macroeconômico frágil”, disse Brandon Butler, gerente de Pesquisa de Enterprise Networks da IDC. “No entanto, a WLAN continua sendo uma tecnologia extremamente importante para organizações em todo o mundo, à medida que constroem uma estratégia de conectividade futura”, completou.
O mercado de WLAN empresarial teve resultados mistos em todo o mundo. Nos Estados Unidos, o mercado cresceu 20,6% ano a ano para 2023, mas caiu 25,9% no 4T23. No Canadá, o mercado subiu 14,5% no ano, mas caiu 32,3% no quarto trimestre. Na República Popular da China, o mercado caiu 17,5% no ano inteiro e caiu 18,0% no 4T23. Na região mais ampla da Ásia/Pacífico (excluindo Japão e China), o mercado caiu 16,9% no trimestre, mas subiu 6,2% no ano. Na Europa, Oriente Médio e África (EMEA), o mercado caiu 32,1% no trimestre, mas subiu 1,6% no ano. Na América Latina, o mercado caiu 15,1% no 4T23, mas subiu 25,1% no ano.
Destaques por empresa
– As receitas de WLAN corporativa da Cisco caíram 40,3% ano a ano no 4T23, mas aumentaram 11,2% no ano inteiro, para US$ 4,6 bilhões. A participação de mercado da empresa ficou em 42,6% no ano.
– As receitas da HPE Aruba Networking caíram 21,6% ano a ano no 4T23 e aumentaram 7,0% no ano inteiro, dando à empresa participação de mercado de 14,6% para 2023.
– As receitas de WLAN empresarial da Huawei caíram 0,4% no 4T23, mas aumentaram 13,8% no ano inteiro, dando à empresa uma participação de mercado de 8,0% para o ano civil de 2023.
As receitas de WLAN da empresa Ubiquiti caíram 11,3% no 4T23 e caíram 2,6% no ano inteiro, dando à empresa uma participação de mercado de 6,1% em 2023.
– As receitas de WLAN corporativa da CommScope caíram 33,1% no 4T23, mas aumentaram 23,3% no ano inteiro, dando à empresa participação de mercado de 4,4% em 2023.
– As receitas de WLAN da Juniper Networks aumentaram 13,2% ano a ano no 4T23 e aumentaram 26,6% no ano inteiro, dando que o mercado da empresa foi de 4,1% para o ano inteiro.
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