book_icon

WDC Networks divulga resultados de 2023 com recorde em vendas

As vendas totais em Enterprise também registraram um desempenho acima do esperado, subindo 8,7% em relação ao ano anterior e atingindo R$ 369,9 milhões

WDC Networks divulga resultados de 2023 com recorde em vendas

A WDC Networks, distribuidora de tecnologia que atua nos setores de Telecomunicações, Energia Limpa e TI, divulgou nesta quinta-feira (7/3) os resultados financeiros do último trimestre e o consolidado de 2023. Pelo segundo ano consecutivo, a companhia bateu recorde em Receitas Futuras Contratadas, com R$ 874,8 milhões ou 8,2% acima do recorde anterior (R$ 808,3 milhões em 2022) de vendas na modalidade Technology as a Service (TaaS). As vendas totais em Enterprise também registraram um desempenho acima do esperado, subindo 8,7% em relação ao ano anterior e atingindo R$ 369,9 milhões.

Pioneira em todo o Brasil no modelo de negócios As a Service, de locação de equipamentos, a WDC demonstra a cada novo ano a resiliência dessa estratégia. Mais uma vez, o modelo TaaS de negócios atinge recorde em vendas futuras, sendo responsável por 31% da receita bruta do ano de 2023. Apenas no último trimestre do ano, a companhia fechou 331 novos contratos, com prazo médio de 52 meses, um backlog de receitas futuras contatadas que se converterá em EBITDA “puro”, descontando-se apenas PIS/Cofins.

Vamos combinar a oferta de produtos no nosso portfólio, agregar parceiros de forma a apresentar ao cliente um ecossistema de serviços que atenda sua demanda como um todo

Tais números registram a solidez financeira e de negócios da empresa mesmo diante de revezes no mercado que renderam prejuízo contábil de R$ 11,9 milhões, apesar dos R$ 102 milhões em caixa e equivalentes ao final de dezembro de 2023. “Tivemos uma mudança de posicionamento no mercado de Energia Solar por parte das fabricantes globais, derrubando os preços de painéis solares em 60%, o que pressionou a necessidade de vendermos nossos estoques também a esse preço menor. Outro ponto de observação é o provisionamento de R$ 7 milhões em perdas que fizemos diante da recuperação judicial de um grande cliente na área de segurança eletrônica”, relata Vanderlei Rigatieri, CEO da WDC Networks.

Sucesso de Entreprise

O setor de Telecom segue como carro-chefe da WDC Networks, com 50% das vendas do ano (R$ 577,8 milhões), a área de Enterprise segue crescendo a cada ano e aumentando sua representatividade na empresa. Com base nas vendas em cibersegurança, mídia OOH (Out of Home) e Áudio & Vídeo profissional (Pro-AV), Enterprise conseguiu resultado recorde em 2023, faturando R$ 369,9 milhões ou 32,1% das vendas totais da WDC. O TaaS também contribuiu para este resultado, quase dobrando as vendas em Enterprise nesta modalidade (47,8% a mais em vendas em relação a 2022).

Huawei e Nokia

A expansão da parceria com a Huawei – Conectividade, Datacenter, Energia Solar e linha eKit para PMEs (pequenas e médias empresas) – firmada no final de 2023 faz da WDC o distribuidor brasileiro com o portfólio mais completo de Huawei no país. Em Telecom, de forma especial, tal parceria dá espaço ao HaaS – Huawei as a Service, facilitando o acesso de clientes às soluções da fabricante chinesa.

Outra parceria que também rende frutos além de 2023 é com a finlandesa Nokia, para explorar oportunidades com 5G, em especial redes privadas para fábricas e agronegócio. O interesse na evolução de tecnologias pôde ser percebido no crescimento das vendas de Optical Network Unit (ONU) Wi-Fi 6, que cresceu mais de 200% em relação ao 4T22 – em tempo, o market share da WDC em vendas de ONUs no Brasil foi de 35% dos 2,8 milhões de novos assinantes no ano de 2023, conforme dados reportados pela ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações.

Perspectivas para 2024

Transformação é a palavra da WDC Networks para o ano de 2024, migrando sua abordagem do mercado da venda de produtos para a oferta de soluções completas. Desta forma, a WDC vai organizar seus produtos e equipes de acordo com o atendimento de verticais de mercado, entre as quais foram apontadas como prioridades este ano os segmentos de Educação, Varejo, Entretenimento, Transportes, Indústrias, Energia e Utilities.

“Vamos combinar a oferta de produtos no nosso portfólio, agregar parceiros de forma a apresentar ao cliente um ecossistema de serviços que atenda sua demanda como um todo. Nossa visão é criar valor na cadeia de fornecimento e estar presente de ponta a ponta, sendo mais proativo no contato com esses segmentos”, afirma Rigatieri.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.