book_icon

Relatório de CIOs 2024 da Logicalis destaca IA e segurança cibernética

Quase todos os líderes de tecnologia estão enfrentando barreiras para implementar a Transformação Digital, com muitos citando a falta de habilidades e visão digital

Relatório de CIOs 2024 da Logicalis destaca IA e segurança cibernética

A Logicalis, provedora global de serviços de tecnologia, lançou nesta segunda-feira (4/3) seu 10º Relatório Anual de CIOs, que revela que IA, Transformação Digital e segurança cibernética são as principais prioridades para os líderes de tecnologia. De acordo com a pesquisa, que entrevistou mais de 1 mil CIOs globalmente, a maioria (85%) das organizações está investindo em tecnologias de IA com potencial transformador em 2024, apesar da incerteza econômica.

A maioria dos CIOs sente pressão interna para aproveitar rapidamente novas oportunidades de tecnologia. Por exemplo, 87% dos entrevistados já estabeleceram fluxos de trabalho de IA e um número semelhante está investindo em habilidades de IA, apesar de a tecnologia estar nos estágios iniciais.

Quase todos (95%) enfrentam barreiras na Transformação Digital, sendo as três principais: a disponibilidade de habilidades, a falta de visão digital clara e as preocupações com a segurança

No entanto, a empolgação dos CIOs não é isenta de apreensão: a maioria dos líderes de tecnologia expressou preocupações sobre a IA ameaçar suas principais propostas de negócios e preocupações sobre os desafios de regular efetivamente o uso de IA internamente. Prudentemente, em resposta, 86% iniciaram políticas formais de IA.

Além da IA, os CIOs estão enfrentando uma série de forças disruptivas e desafiadoras, levando-os a reavaliar e reequilibrar continuamente as prioridades. Quase todos os CIOs estão enfrentando barreiras para implementar a Transformação Digital, com muitos citando a falta de habilidades e visão digital.

As ameaças cibernéticas em rápida evolução, impulsionadas por tecnologias poderosas como a computação quântica, também são uma preocupação fundamental para os CIOs em 2024. Apesar de melhorar a segurança cibernética, 83% das empresas sofreram um hack cibernético em 2023, resultando em danos significativos aos negócios, incluindo tempo de inatividade não programado, perda de receita e dados de clientes e multas regulatórias. Como resultado, a confiança permanece baixa, com apenas 43% dos CIOs se sentindo totalmente preparados para outra violação.

“Em 2024, estamos vendo o culminar de forças disruptivas para o CIO, desde a IA até o avanço das ameaças à segurança. Há uma sensação dos entrevistados de que o ritmo da Transformação Digital está desacelerando involuntariamente devido à escassez de habilidades disponíveis diante das tecnologias emergentes. Os CIOs enfrentam o duplo dilema de como continuar liderando organizações com o objetivo de impulsionar a inovação e o crescimento, ao mesmo tempo em que protegem suas organizações do cenário de ameaças digitais em evolução”, disse Bob Bailkoski, CEO global do Logicalis Group. “O líder de tecnologia precisa ter um conjunto diversificado de habilidades, desde o pensamento visionário até a execução estratégica, tornando-se o mestre do ato de equilíbrio e escolhendo cuidadosamente onde se concentrar”, completou.

Os CIOs também reconheceram a importância da infraestrutura de conectividade no apoio ao crescimento inovador. A Internet das Coisas (IoT) e o 5G privado foram as principais áreas de investimento destacadas pelos entrevistados, com 93% investindo ou planejando investir em 5G privado para usos que incluem melhorar as experiências de clientes e funcionários, inventário em tempo real e supervisão de ativos, conectar áreas remotas e até mesmo permitir novos fluxos de receita.

Principais conclusões sobre IA

– A integração de tecnologias de IA será a prioridade número um para os CIOs este ano.
86% estão investindo em habilidades de IA e a mesma quantidade iniciou políticas formais de IA.

– 86% acreditam que economizarão custos em toda a organização como resultado da implementação da IA.

– 85% têm, ou estão planejando, orçamentos exclusivamente para desenvolvimento e implementação de IA.

– 72% dos CIOs estão apreensivos com os desafios de regular a IA.

Principais conclusões sobre segurança

– Os entrevistados acreditam que malware e ransomware (41%) representam um risco significativo para sua organização nos próximos 12 meses, com uma parcela ligeiramente semelhante dizendo o mesmo para violações de dados (36%) e phishing (35%).

– Dos 83% que sofreram um ataque cibernético em 2023, os seguintes foram quase igualmente comuns: fraude, comprometimento relacionado a terceiros, hacktivismo/desfiguração de sites/mídias sociais, negação de serviço/sabotagem, exfiltração de dados, ransomware/extorsão e cryptojacking.

– Quase todos aqueles que sofreram um ataque enfrentaram uma gama relativamente igual de consequências: tempo de inatividade não programado, danos à reputação, perda de receita, perda de dados de clientes, perda de dados de funcionários, multas regulatórias.

– Apenas 43% dos CIOs sentem que seus negócios estão completamente preparados para lidar com outra grande violação de segurança.

Principais conclusões sobre conectividade

– Para 75% dos CIOs, a infraestrutura de conectividade é uma barreira para a implementação de iniciativas de IoT.

– 93% dos CIOs relataram investir ou planejar investir em 5G privado para usos que incluem melhorar as experiências de clientes e funcionários (55%), inventário em tempo real (50%) e supervisão de ativos (48%), conectar áreas remotas (48%), habilitar novos modelos de monetização (43%), manutenção preditiva (40%) e robótica (28%).

– Atualmente, 98% dos CIOs operam iniciativas de IoT, como segurança no local de trabalho, monitoramento remoto e rastreamento de ativos.

Principais descobertas sobre a Transformação Digital

– 85% dos CIOs afirmam que gastos com Transformação Digital aumentarão em 2024.

– Para a maioria dos entrevistados, os gastos nas seguintes áreas devem aumentar: Transformação Digital, Experiência do Cliente, Resiliência da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Riscos, ESG, Gestão de Talentos, Automação e Eficiências de Negócios, Gestão de TI Terceirizada, Custos Operacionais em Nuvem.

– Quase todos (95%) enfrentam barreiras na Transformação Digital, sendo as três principais: a disponibilidade de habilidades, a falta de visão digital clara e as preocupações com a segurança.

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.