book_icon

Solução Commvault garante ROI em cinco meses para Makro

Com o encerramento das atividades no Brasil, grupo mantém 100% do ambiente de backup e restore rodando com Commvault nas unidades de negócios na Colômbia e na Argentina

Solução Commvault garante ROI em cinco meses para Makro

Buscando redução de custos operacionais e uma consolidação das bases Makro por meio de um gerenciamento unificado de todo o seu ambiente, a Commvault, fornecedora de soluções de proteção de dados e resiliência cibernética, foi a solução escolhida pela operação Brasil após migração de seus sistemas core para a cloud. Em seguida a operação foi vendida para o Grupo Muffato, no início de 2023, que adquiriu seus os ativos como prédios e equipamentos dentro das lojas. Hoje os sistemas regionais permanecem no Brasil para atender dois países, Argentina e Colômbia.

De acordo com Luciano May Segovia, líder de infraestrutura e operações de Tecnologia da Informação e Comunicações do Grupo Makro na Colômbia, a parte de redução de custos após a migração foi justamente devido à diferença de equilíbrio nos investimentos da proteção de dados. “É muito comum na jornada pra nuvem aparecerem custos que não eram esperados. Daí começa a busca pela economia”, explica, já que 90% do ambiente com os principais workloads que Colômbia e Argentina utilizam e que atende os sistemas regionais – estão dentro da OCI (Oracle Cloud Infrasctructure); os outros 10% estão na cloud da Microsoft (Azure).

É muito comum na jornada pra nuvem aparecerem custos que não eram esperados. Daí começa a busca pela economia

Todo o ambiente de backup e restore do Grupo Makro está com a solução da Commvault. De acordo com Segovia, a solução Commvault chegou para eles em 2021 como um business case praticado, feito na época com a cloud já implementada na OCI e apresentada pela integradora ADDERE TECH como uma oportunidade de redução de custos para proteção dos dados. Já em 2023 fizeram a contração da arquitetura para o backup restore e o backup imutável com as travas necessárias para que o backup não seja alterado por quaisquer fragilidades, deixando o ambiente mais protegido.

Aquilo que você não consegue ver, você não consegue gerenciar

Um dos principais marcos do projeto, segundo o executivo, foi a consolidação das bases Makro por meio do gerenciamento unificado de todo o ambiente. Todas as aplicações têm base de dados, então ao invés de usar servidores de banco de dados isolados para cada aplicação, foi feita uma consolidação por meio de um superbanco de dados. Segovia explica ainda que a Commvault funciona como uma segunda etapa para backup do banco de dados e faz a compressão dessas informações ao reduzir ainda mais o conteúdo do qual o backup estava sendo feito. Anteriormente, as estruturas eram separadas e agora é tudo unificado.

Além disso, a solução Commvault proporciona uma independência da cloud tendo em vista que o backup está em um lugar diferente. Dessa forma, se a nuvem for invadida, o backup está seguro, fora da nuvem. Segovia ressalta que principalmente no que se refere à exposição de dados, quanto maior a superfície, maior a exposição do dado, fazendo com que a empresa fique sujeita à vazamento de informação e ataques ransomware.

Diferenciais da ferramenta Commvault

Diversas empresas que migram para nuvem não acham que precisam de proteção de dados por já terem uma segurança nativa no serviço – mas a solução nativa pode também gerar consumo e gastos muito altos. Segovia explica que o desafio da Commvault na época da contratação da tecnologia era gerar uma economia suficiente para conseguir suprir o investimento da solução a ser implementada. Nesse contexto, em cerca de cinco meses de redução de custo que a Commvault proporcionou, ela já quitou esse valor.

“É uma grande satisfação para nós da Commvault ver na prática um projeto tão bem-sucedido. Além da assertividade em questões prioritárias como segurança e gerenciamento unificado também proporcionou um alto custo-benefício aos negócios da operação agora na Colômbia e Argentina”, diz Bruno Lobo, gerente Geral da Commvault para América Latina.

A nuvem traz muitas vantagens por conseguir consolidar em um único ponto operações globais com um processamento centralizado, gerando redução, melhoria e eficiência na administração dos dados. “Com os dois países e com os servidores, existe também a necessidade da proteção de dados, e foi fundamental contar com um parceiro especializado e com o apoio do time de engenharia da Commvault, fatores-chave para o sucesso do projeto”, conclui Luciano May Segovia, líder de infraestrutura e operações de Tecnologia da Informação e Comunicações do Grupo Makro na Colômbia.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.