Demonstrando liderança, especialmente na esfera regulatória, o Brasil está avançando de forma assertiva em sua agenda de sustentabilidade e ESG, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado nesta quarta-feira (28/2) pelo Information Services Group (ISG), empresa global de pesquisa e consultoria tecnológica.
O relatório ISG Provider Lens Sustainability and ESG 2023 para o Brasil conclui que as empresas no País são pioneiras na realização de passos importantes para a concretização de uma agenda de transformação ecológica. O Brasil foi o primeiro país do mundo a incorporar padrões globais emitidos pelo International Sustainability Standards Board (ISSB) em seu quadro regulatório, um movimento que levou ao aumento da demanda em todo o País por soluções de sustentabilidade, diz o relatório do ISG.
“Os prestadores de serviços estão reconhecendo cada vez mais a importância da sustentabilidade”, disse Andy Miears, diretor do ISG. “Eles têm uma oportunidade sem precedentes de liderar a transição para um futuro mais verde”, afirmou.
Apesar da popularidade dos temas de sustentabilidade e ESG no Brasil, as empresas continuam inseguras sobre como exatamente cumprir seus compromissos de sustentabilidade e ESG e como fazê-lo de uma forma que tenha uma repercussão positiva entre as partes interessadas, afirma o relatório do ISG.
Embora as classificações ESG tradicionais se concentrem normalmente em fatores ambientais, há uma ênfase crescente em fatores sociais e de governaça, como os Direitos Humanos, as práticas de trabalho e a diversidade dos conselhos de administração, observa o relatório. Isto está levando ao desenvolvimento de novas metodologias de classificação ESG que dão maior peso aos fatores sociais e de governanda, afirma o ISG.
Para este fim, a IA e o ML estão sendo utilizados para desenvolver novas classificações ESG e metodologias de benchmarking que sejam mais precisas e eficientes e que mostrem o potencial para reduzir preconceitos, afirma o relatório do ISG. As classificações ESG padronizadas em todos os setores permitem que as organizações avaliem o seu desempenho de sustentabilidade em relação aos seus pares, afirma o relatório. Ao comparar com os padrões da indústria, as empresas podem identificar áreas de melhoria e estabelecer metas de sustentabilidade, afirma o ISG.
“A conformidade com ESG não é mais uma opção, mas um requisito para operar no ambiente de negócios atual”, disse Jan Erik Aase, sócio e líder global da ISG Provider Lens Research. “As empresas procuram parceiros estratégicos que possam oferecer soluções e serviços especializados para as ajudar a integrar práticas sustentáveis nas suas operações”, observou.
O relatório também examina a escassez de profissionais qualificados em setores-chave, incluindo estratégia de sustentabilidade, energias renováveis e gestão sustentável de resíduos.
O relatório ISG Provider Lens Sustainability and ESG 2023 para o Brasil avalia as capacidades de 81 fornecedores em cinco quadrantes: Serviços de Estratégia e Habilitação, Soluções Tecnológicas e Serviços de Implementação – TI, Soluções Tecnológicas e Serviços de Implementação – OT, Plataformas de Dados e Serviços Gerenciados e Serviços de Rating e Benchmarking.
O relatório nomeia Accenture, IBM e Wipro como Líderes em quatro quadrantes cada, enquanto Capgemini, Deloitte, EY, PWC e SAP são nomeadas como Líderes em três quadrantes cada. EcoVadis, KPMG, Siemens e WayCarbon são nomeadas Líderes em dois quadrantes cada, enquanto Agrotools, Bain & Company, BCG, Bloomberg, CDP, DEEP, ESG Book, FactSet, ISS ESG, LSEG Data & Analytics, Moody’s ESG, MSCI, S&P Global e Sustainalytics são nomeadas Líderes em um quadrante cada.
Além disso, a Schneider Electric é nomeada como Rising Star — uma empresa com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG — em dois quadrantes, enquanto GreenPlat, RepRisk e Tivit são nomeadas como Rising Stars em um quadrante cada.
Serviço
www.isg-one.com
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo