book_icon

Vendas globais de smartphones emergem do fundo do poço, diz IDC

Previsão mostra que as remessas devem atingir 1,2 bilhão de unidades em 2024, crescendo 2,8% ano a ano, seguido por um crescimento na casa de um dígito até 2028

Vendas globais de smartphones emergem do fundo do poço, diz IDC

Nos últimos sete anos, o mercado mundial de smartphones contraiu seis vezes em uma base anual. No entanto, 2024 deve ser o ano em que o mercado de smartphones volta a crescer. De acordo com uma nova previsão do estudo Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker da IDC, as remessas de smartphones devem atingir 1,2 bilhão de unidades em 2024, crescendo 2,8% ano a ano, seguido por um crescimento na casa de um dígito até 2028. Embora os volumes gerais ainda estejam abaixo dos níveis pré-pandemia, a IDC acredita que o mercado se corrigiu e está se movendo do fundo do poço.

Os smartphones de IA de próxima geração crescerão rapidamente além de 2024, à medida que os casos de uso evoluem

“Tem sido uma corrida desafiadora para o mercado de smartphones, mesmo quando se olha para os anos que antecederam a pandemia”, disse Ryan Reith, vice-presidente do grupo Worldwide Mobility and Consumer Device Trackers da IDC. “Enquanto o mundo continua a enfrentar um ambiente macroeconômico desafiador, várias categorias de dispositivos que competem por uma fatia da carteira estão vendo um retorno ao crescimento, incluindo computadores pessoais. A IDC acredita firmemente que o smartphone continuará sendo o dispositivo por excelência para a maioria, mas os aumentos de preços contínuos e a durabilidade aprimorada dos smartphones de hoje suportam um ciclo de substituição já prolongado, o que diminuirá o crescimento de novas remessas”, afirmou.

Os ciclos de substituição de dispositivos e a crescente demanda nos mercados emergentes são certamente os principais impulsionadores para a recuperação geral do mercado, mas os recentes desenvolvimentos tecnológicos trouxeram nova energia para o espaço dos smartphones. Mais notavelmente, os smartphones dobráveis continuam a crescer rapidamente, com um crescimento ano a ano de 37% esperado e remessas chegando a 25 milhões em 2024. Além disso, a inteligência artificial (IA) rapidamente se tornou parte da discussão sobre smartphones, despertando um novo interesse em experiências de IA de próxima geração em um dispositivo portátil.

“Embora as remessas totais de smartphones permaneçam abaixo dos níveis pré-pandemia, a boa notícia é que os consumidores estão dispostos a pagar mais por seus telefones. Isso será ainda mais alimentado por inovações em dobráveis e pela ideia de IA de próxima geração em um dispositivo”, disse Nabila Popal, diretora de Pesquisa da IDC Mobility and Consumer Device Trackers. “A IDC prevê que 170 milhões de smartphones de IA de próxima geração serão lançados em 2024, representando quase 15% do mercado total de smartphones e superando até mesmo os PCs de IA. Os smartphones de IA de próxima geração crescerão rapidamente além de 2024, à medida que os casos de uso evoluem e os participantes da indústria continuam a impulsionar a tecnologia NPU. Embora a IA impacte todos os dispositivos, os smartphones serão o dispositivo que impulsionará a revolução da IA em todas as casas”, finalizou.

Serviço
www.idc.com

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.