A autenticação biométrica, ferramenta que usa características físicas distintivas e exclusivas, como impressões digitais, voz e rosto, para confirmar a identidade de uma pessoa, tem se destacado como uma solução eficaz para atender a diversas demandas nos setores de segurança e negócios.
Um estudo inédito da Serasa Experian revelou que milhares de tentativas de fraude foram barradas por meio da biometria facial. De uma amostra de 42,1 milhões de consultas biométricas, entre os meses de outubro de 2022 a março de 2023, 13,4% tiveram alta probabilidade de serem operações fraudulentas. Caso esses negócios fossem concretizados, o prejuízo seria na ordem de R$ 29 bilhões.
Diante disso, entende-se o crescimento advindo dessa tecnologia. Segundo dados do relatório da Mordor Intelligence, o mercado de biometria deve expandir a uma taxa anual de 22,7% até 2025, impulsionado justamente pelo aumento do interesse por soluções de segurança mais eficazes em diversos setores, como financeiro, governo, saúde e varejo. Outro dado que confirma isso é o levantamento da Juniper Research, no qual revela que o volume de transações deve crescer 383% nos próximos quatro anos, alcançando 39,5 bilhões de operações biométricas até 2027.
Devido à sua tecnologia avançada, autenticação eficiente e prevenção de fraudes, é possível simplificar transações, otimizar acesso e aprimorar a experiência do cliente, fortalecendo a integridade e eficácia de processos empresariais.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo