De acordo com um estudo recente da Citrix, uma unidade de negócios do Cloud Software Group, 42% das organizações pesquisadas nos Estados Unidos estão considerando ou já mudaram pelo menos metade de suas cargas de trabalho baseadas em Nuvem de volta para infraestruturas locais, um fenômeno conhecido como repatriação de Nuvem.
A pesquisa, que questionou 350 líderes de TI nos Estados Unidos sobre suas estratégias atuais de Nuvem híbrida, mostrou que 94% dos entrevistados estiveram envolvidos com um projeto de repatriação de Nuvem nos últimos três anos.
Problemas de segurança inesperados (41%) e altas expectativas de projeto (29%) foram relatados como os principais impulsionadores para mover algumas cargas de trabalho baseadas em Nuvem de volta para infraestruturas locais. Outro grande impulsionador foi o não atendimento ou definição adequada das expectativas internas, representando 23%. Depois de refletir sobre sua experiência, os líderes de TI descobriram que as razões mais comuns para projetos de repatriação de Nuvem eram preocupações de segurança, custos inesperados, problemas de desempenho, problemas de compatibilidade e tempo de inatividade do serviço.
Mais de 29% dos líderes de TI descobriram que mover projetos do local para a Nuvem era mais caro do que o esperado, enquanto 65% disseram que era financeiramente previsível. A análise de custo-benefício da infraestrutura local em relação à Nuvem varia muito dependendo da organização.
Apesar dos projetos de Nuvem anteriormente malsucedidos, 70% dos entrevistados ainda são encorajados a iniciar novos projetos no futuro. Em vez de uma abordagem de Nuvem completa, os líderes de TI recomendariam uma mistura de “principalmente Nuvem e alguns locais” para o CIO. “As infraestruturas de Nuvem híbrida oferecem o melhor dos dois mundos em modelos públicos e privados. As organizações podem otimizar custos, integrar sistemas perfeitamente e experimentar projetos de inovação sem comprometer a agilidade ou a flexibilidade”, disse Calvin Hsu, vice-presidente de Gerenciamento de Produtos da Citrix
Segurança híbrida
À medida que os líderes de TI consideram utilizar uma estratégia híbrida, uma consideração importante é se a Nuvem ou o local é o mais seguro para proteger informações confidenciais. No estudo da Citrix, 31% dos entrevistados afirmaram ter sido vítimas do mesmo número de ataques cibernéticos, independentemente de os dados e aplicativos estarem hospedados no local ou em um ambiente híbrido. A experiência de vulnerabilidades de segurança variou entre diferentes organizações, com algumas relatando menos incidentes no local, enquanto outras experimentaram mais.
A segurança é uma prioridade e 93% dos líderes de TI concordaram que as tecnologias de Nuvem podem ajudar a prevenir incidentes de segurança cibernética. Mover cargas de trabalho e projetos de repatriação de Nuvem pode representar um risco, e os líderes de TI estão preocupados que esses projetos possam torná-los vulneráveis a um ataque cibernético. Com benefícios para as infraestruturas locais e na Nuvem, 50% desses líderes de TI atualmente têm projetos na Nuvem e no local.
“Está claro que os líderes de TI ainda estão tentando encontrar o equilíbrio certo entre Nuvem e local”, acrescentou Hsu. “Com a evolução das demandas e as mudanças inesperadas nas prioridades, as empresas precisam de um modelo que lhes permita aumentar ou reduzir os recursos conforme necessário, mantendo a segurança, a conformidade e o desempenho dos negócios”, finalizou.
Serviço
www.citrix.com
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo