book_icon

Estudo da Ericsson mostra oportunidades para CSPs em negócios 5G

Até o momento, foram lançadas comercialmente cerca de 290 redes 5G, das quais mais de 40 oferecem serviços baseados na tecnologia autônoma 5G mais avançada

Estudo da Ericsson mostra oportunidades para CSPs em negócios 5G

Uma nova publicação do Ericsson chamada Business Review 2024 foca a monetização do 5G e descreve quatro áreas de oportunidades que os provedores de serviços de comunicações (CSPs) em todo o mundo estão abordando para impulsionar o crescimento dos negócios.

O relatório é a segunda edição especial de negócios do Ericsson Mobility Report. Aborda como os provedores de serviços de comunicação estão evoluindo, ou pretendem evoluir, as ofertas de serviços, abordando novas oportunidades de receita e transformando seus negócios.

O relatório também documenta como os CSPs estão abordando o potencial das APIs de rede e das redes programáveis ​​nas suas estratégias de crescimento empresarial

O Ericsson Mobility Report Business Review 2024 mostra que os CSPs em todo o mundo estão atualmente oferecendo ou explorando serviços e modelos de entrada no mercado com diferentes níveis de envolvimento e maturidade nas quatro áreas, que são:

Banda larga móvel aprimorada (eMBB): uma versão superior e mais eficiente da banda larga móvel 4G.

Oportunidades de acesso fixo sem fio (FWA) e WAN sem fio: visam a banda larga residencial e os segmentos empresariais, oferecendo pools de valor para provedores de serviços com receita média por usuário (ARPU) mais alta em comparação com os serviços tradicionais de banda larga móvel.

Oportunidades diferenciadas de soluções de conectividade: como redes privadas para empresas ou utilização de capacidades de divisão da rede de redes públicas 5G autônomas (SA) para oferecer um serviço diferenciado a consumidores ou empresas.

Impulsionar a inovação e o crescimento do ecossistema: as redes programáveis ​​(APIs de rede) oferecem o potencial de acesso a novas oportunidades de valor, permitindo aos criadores de aplicações inovar em grande escala.

“O primeiro passo na jornada de valor do 5G foi dado, mas ainda está nos estágios iniciais. Olhando para trás, podemos ver como a implantação do 4G, juntamente com um ecossistema global de dispositivos, lançou as bases para a economia dos aplicativos, viabilizando os atuais negócios de banda larga móvel. Aproveitar as capacidades em evolução das redes 5G para criar novos conjuntos de valor será essencial para que os prestadores de serviços alcancem um crescimento rentável”, disse Fredrik Jejdling, vice-presidente executivo e líder de Networks da Ericsson.

Até a data, foram lançadas comercialmente cerca de 290 redes 5G, das quais mais de 40 oferecem serviços baseados na tecnologia autônoma 5G mais avançada. Conforme comunicado no Ericsson Mobility Report de novembro de 2023, as assinaturas globais de 5G ultrapassaram 1,6 bilhão, representando 18% de todas as assinaturas móveis.

Além do potencial comercial da banda larga móvel melhorada para os CSPs que já oferecem o serviço, o relatório documenta o sucesso crescente do Acesso Fixo Sem Fios (FWA) como meio de facilitar a banda larga até as residências em mercados como os EUA.

O relatório também aborda o papel central que o 5G pode desempenhar na aceleração da produtividade da indústria. Um estudo de caso 5G de logística relatou uma melhoria de 20% na produtividade e um investimento 15% menor em comparação com Wi-FI.

As redes privadas 5G estão agora sendo implementadas em grande escala para programas de digitalização levados a cabo pelas empresas. Uma pesquisa da Ericsson sobre redes privadas em 15 países e 10 indústrias mostra que os principais casos de utilização iniciais são trabalhadores conectados, equipamentos autônomos e sensores.

O relatório também documenta como os CSPs estão abordando o potencial das APIs de rede e das redes programáveis ​​nas suas estratégias de crescimento empresarial.

Serviço
www.ericsson.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.