![Executivos aderem à sustentabilidade, mas esbarram na implementação](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2017/08/sustentabilidade-1024x682.jpg)
A Salesforce realizou um novo estudo em parceria com a GlobeScan, revelando que 93% dos líderes de Sustentabilidade, Finanças e Tecnologia acham que a sustentabilidade é crucial para o sucesso de suas organizações. No entanto, apenas 37% o percebem como bem integrado em todas as operações de negócios principais da corporação.
O relatório, intitulado Sustainable Value Creation: Closing the Gap Between Stated Commitments and Operational Realities, identificou a qualidade dos dados, a colaboração interfuncional, a alocação de capital e a implementação como limitações para integrar a sustentabilidade nas principais funções do negócio.
A sustentabilidade corporativa está fortemente ligada ao sucesso geral dos negócios e à resiliência – e, embora a maioria das empresas tenha assumido compromissos de sustentabilidade, muitas ainda não obtiveram valor com sucesso. Sem essa criação de valor, as empresas correm o risco de perder recursos e investimentos nessas iniciativas críticas.
“Os líderes estão reconhecendo que a sustentabilidade pode ser um impulsionador da resiliência e do sucesso dos negócios a longo prazo, mas há uma grande lacuna entre ambição e ação”, disse Suzanne DiBianca, vice-presidente executiva e diretora de Impacto da Salesforce. “Devemos integrar a sustentabilidade em todos os aspectos de nossa empresa, alavancando soluções de tecnologia como a Net Zero Cloud, para fechar a lacuna e acelerar a criação de valor genuíno para nossos clientes, partes interessadas e o planeta”, completou.
A pesquisa identificou quatro lacunas principais que podem estar limitando as empresas de fazer progressos significativos nos compromissos de sustentabilidade corporativa:
A lacuna de dados: o acesso limitado a dados de alta qualidade é uma preocupação. 80% dos entrevistados relatam que dados de sustentabilidade de alta qualidade são “muito importantes” para obter o valor total de seus compromissos, mas apenas 27% têm acesso a eles. Além disso, as novas regulamentações de relatórios serão um desafio, com 59% acreditando que será “difícil” ou “muito difícil” cumprir a Diretiva de Relatório de Sustentabilidade Corporativa (CSRD).
A lacuna de integração: a falta de colaboração está limitando o progresso. Os líderes reconhecem que as funções de finanças (86%) e tecnologia (75%) são importantes para o avanço da sustentabilidade dentro de uma empresa. No entanto, eles também acreditam que não há colaboração suficiente entre essas equipes e a equipe de sustentabilidade.
A lacuna de capital: a sustentabilidade é de alta importância, mas recebe foco e capital limitados. 93% dos entrevistados disseram que a sustentabilidade é importante para o sucesso comercial. A pesquisa mostra que cerca de 50% das equipes de liderança estão altamente focadas na sustentabilidade, mas apenas metade delas está alocando os níveis necessários de capital.
A lacuna de implementação: as empresas veem valor para sua reputação, mas não para as operações. As ações de sustentabilidade classificadas como de maior valor envolvem percepções e relacionamentos; entre elas, o fortalecimento da marca e da reputação (73%) e a construção de relações mais fortes com as partes interessadas (67%). Menos valor percebido de áreas comerciais, como crescimento de vendas (50%), garantia de uma cadeia de suprimentos estável (44%) e redução de custos (42%), também foram citadas.
Serviço
www.salesforce.com
![Edição do mês](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2024/07/01_CAPA-IC81-251x300.jpg)
Leia nesta edição:
![Leia nessa edição sobre tecnologia](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2024/07/MATCAPA-ENERGIA-SOLAR_768x768-150x150.jpg)
MATÉRIA DE CAPA | SUSTENTABILIDADE
Fonte solar ganha expressão na matriz energética do Brasil
![Leia nessa edição sobre carreira](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2024/07/TECNOLOGIA-EMERGENTE_768x768-150x150.jpg)
TECNOLOGIA
Combinar tecnologias emergentes é uma tendência sem volta
![Leia nessa edição sobre setorial | saúde](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2024/07/MACHINE-CUSTOMER_768x768-150x150.jpg)
TENDÊNCIAS
A era dos bots autônomos
Esta você só vai ler na versão digital
![Leia nessa edição sobre setorial | saúde](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2024/07/EXCLUSIVA_768x768-150x150.jpg)
APLICAÇÃO
Como o Canal se beneficia dos novos recursos dos CRMs
Baixe o nosso aplicativo