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Executivos aderem à sustentabilidade, mas esbarram na implementação

Pesquisa da Salesforce mostra que 93% dos executivos acham o tema crucial para o sucesso, apenas 37% o percebem como bem integrado nas operações de negócios

Executivos aderem à sustentabilidade, mas esbarram na implementação

A Salesforce realizou um novo estudo em parceria com a GlobeScan, revelando que 93% dos líderes de Sustentabilidade, Finanças e Tecnologia acham que a sustentabilidade é crucial para o sucesso de suas organizações. No entanto, apenas 37% o percebem como bem integrado em todas as operações de negócios principais da corporação.

O relatório, intitulado Sustainable Value Creation: Closing the Gap Between Stated Commitments and Operational Realities, identificou a qualidade dos dados, a colaboração interfuncional, a alocação de capital e a implementação como limitações para integrar a sustentabilidade nas principais funções do negócio.

A pesquisa mostra que cerca de 50% das equipes de liderança estão altamente focadas na sustentabilidade, mas apenas metade delas está alocando os níveis necessários de capital

A sustentabilidade corporativa está fortemente ligada ao sucesso geral dos negócios e à resiliência – e, embora a maioria das empresas tenha assumido compromissos de sustentabilidade, muitas ainda não obtiveram valor com sucesso. Sem essa criação de valor, as empresas correm o risco de perder recursos e investimentos nessas iniciativas críticas.

“Os líderes estão reconhecendo que a sustentabilidade pode ser um impulsionador da resiliência e do sucesso dos negócios a longo prazo, mas há uma grande lacuna entre ambição e ação”, disse Suzanne DiBianca, vice-presidente executiva e diretora de Impacto da Salesforce. “Devemos integrar a sustentabilidade em todos os aspectos de nossa empresa, alavancando soluções de tecnologia como a Net Zero Cloud, para fechar a lacuna e acelerar a criação de valor genuíno para nossos clientes, partes interessadas e o planeta”, completou.

A pesquisa identificou quatro lacunas principais que podem estar limitando as empresas de fazer progressos significativos nos compromissos de sustentabilidade corporativa:

A lacuna de dados: o acesso limitado a dados de alta qualidade é uma preocupação. 80% dos entrevistados relatam que dados de sustentabilidade de alta qualidade são “muito importantes” para obter o valor total de seus compromissos, mas apenas 27% têm acesso a eles. Além disso, as novas regulamentações de relatórios serão um desafio, com 59% acreditando que será “difícil” ou “muito difícil” cumprir a Diretiva de Relatório de Sustentabilidade Corporativa (CSRD).

A lacuna de integração: a falta de colaboração está limitando o progresso. Os líderes reconhecem que as funções de finanças (86%) e tecnologia (75%) são importantes para o avanço da sustentabilidade dentro de uma empresa. No entanto, eles também acreditam que não há colaboração suficiente entre essas equipes e a equipe de sustentabilidade.

A lacuna de capital: a sustentabilidade é de alta importância, mas recebe foco e capital limitados. 93% dos entrevistados disseram que a sustentabilidade é importante para o sucesso comercial. A pesquisa mostra que cerca de 50% das equipes de liderança estão altamente focadas na sustentabilidade, mas apenas metade delas está alocando os níveis necessários de capital.

A lacuna de implementação: as empresas veem valor para sua reputação, mas não para as operações. As ações de sustentabilidade classificadas como de maior valor envolvem percepções e relacionamentos; entre elas, o fortalecimento da marca e da reputação (73%) e a construção de relações mais fortes com as partes interessadas (67%). Menos valor percebido de áreas comerciais, como crescimento de vendas (50%), garantia de uma cadeia de suprimentos estável (44%) e redução de custos (42%), também foram citadas.

Serviço
www.salesforce.com

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