book_icon

Parceira da SAP, Mignow se especializou em migração para S/4Hana

Até dezembro de 2027, usuários do ERP SAP ECC precisam fazer a conversão para o SAP S/4Hana, caso contrário vão perder o SAP Enterprise Support

Parceira da SAP, Mignow se especializou em migração para S/4Hana

Nos últimos três anos, a Mignow vem se destacando na área de automação de processos de migração do ERP SAP ECC para o SAP S/4Hana. A empresa iniciou 61 projetos, alcançaram 29 go lives de sucesso e estabeleceram 53 parcerias estratégicas, tanto nacionais quanto internacionais. O ano de 2023, em particular, foi marcante para a Mignow, com a adição de 20 novos clientes e o estabelecimento de 30 novas parcerias. Nesta entrevista, Guilherme Joventino, COO da Mignow, conta como a empresa vem aproveitando o bom momento do mercado.

Como nasceu a Mignow?

A Mignow nasceu de uma necessidade do mercado. São cerca de 40 mil clientes SAP large enterprise no mundo que precisam mover do ERP SAP ECC para o SAP S/4Hana, senão eles vão perder o SAP Enterprise Support. Isso significa que, depois de dezembro de 2027, se a Petrobras não tivesse ido para o SAP S/4Hana, ela não teria mais direito a atualizações, por exemplo, de nota fiscal. No Brasil, estamos falando mais ou menos de 1,3 mil clientes que precisam fazer essa migração, e agora temos menos de quatro anos. Deveríamos dar mais de 200 go lives por ano e isso não está acontecendo e não temos consultores disponíveis no mercado para atender a essa demanda. A Mignow nasceu de um spin-off de outra consultoria parceira SAP, que começou a desenvolver um acelerador no fim de 2016 e fez o seu lançamento em 2019. Identificamos que o produto tinha um potencial enorme e fizemos esse spin-off para ter vida própria.

Há outras oportunidades no mercado?

O segundo problema que identificamos é que o ciclo de vida do SAP agora é diferente do que era no passado. Antes, uma versão ECC podia ficar 10 ou 15 anos sem fazer atualização. Hoje, são apenas 7 anos no máximo para fazer o upgrade, senão o cliente perde o suporte. Por exemplo, a última atualização do ECC é de 2015, já tem 9 anos. Todos os clientes que implementaram as primeiras versões de S/4Hana já perderam o suporte inicial e tiveram de fazer pelo menos um upgrade. Em 2028 vamos ter 48 mil clientes para fazer upgrade, o que significa mais de 7,3 mil go lives por ano. Este é outro problema que ninguém prestou atenção e que é maior inclusive do que está acontecendo hoje. O cliente está pagando 22% pelo suporte para a SAP, o que é extremamente caro, e não está recebendo nenhuma das novas funcionalidades.

Como a Mignow atua?

Olhando para isso tudo, pensamos em como resolver esse problema. De forma manual é possível fazer, mas não é factível. Começamos a desenvolver uma solução baseada em RPA, que trabalha com cargas de dados, levando de um lado para o outro, mas não é uma conversão. Em uma conversão é preciso entender do negócio, ter inteligência. Fomos então buscar algumas ferramentas de Inteligência Artificial em 2017 para desenvolver o que hoje chamamos de Mignow. O Mignow hoje é o primeiro software capaz de manter o SAP atualizado. Eu não só atualizo da versão ECC para S/4Hana, mas também de S/4Hana para S/4Hana. Hoje, somos um parceiro certificado pela própria SAP, estamos no marketplace da SAP, temos algumas versões interessantes de ESG, somos líderes em alguns quadrantes com automação para o Rise with SAP, que é o novo SaaS da SAP. O Mignow é um software que complementa o Rise with SAP.

Quais os benefícios para os clientes?

Em um projeto de conversão, proporcionamos mais de 80% de automação, mas algumas tarefas precisam ser feitas manualmente. Temos um case de um grande varejista brasileiro que tinha quase 19 mil objetos customizados, ele deveria ajustar para a nova versão do S/4Hana 7,5 mil objetos. Depois que rodamos o Mignow, precisou juntar somente 140 objetos, uma redução muito significativa. Se transformarmos isso em horas, seria preciso entender, ajustar e testar cada um desses 7,5 mil códigos, o que levaria mais de 30 mil horas. Com o Mignow, fizemos em um total de 2 mil horas.

Quais clientes a Mignow têm sua carteira?

Hoje temos grandes clientes, como Carrefour, Drogaria Pague Menos, Votorantim, Eurofarma, Randon, entre outros no Brasil e também fora do Brasil, como a Galler (chocolateria Belga), EOC (Holanda), Longping (China), Alouette (Canadá), estamos fazendo agora o Banco Central da Costa Rica, um grande varejista em Honduras, além de uma gama de pipeline para fechar ao redor do mundo. Estamos abrindo agora a nossa primeira filial fora do Brasil na América do Norte.

A Mignow também implementa SAP?

Não fazemos a implementação de SAP, somente a conversão. Somos hoje o único parceiro SAP no mundo 100% especializado em conversão e só trabalhamos com isso. Nenhum parceiro SAP, que faz a implementação do ERP, faz um contrato prevendo a atualização para uma nova versão. Quando um parceiro vende SAP, ele vende a implementação, um projeto. Deu go live, acabou o projeto. Aí entra um AMS (Application Management Service), que no final é um suporte para gestão e manutenção de aplicação, mas não uma atualização de versão. Para o mercado, a atualização é considerada um novo projeto.

Quais os planos da Mignow?

A data de dezembro de 2027, em que os clientes da versão ECC que não fizerem a conversão para o S/4Hana perderão o suporte é o primeiro impulsionador dos negócios da Mignow. Tem um segundo impulsionador: o cliente que já tem o S/4Hana descobre que precisa se atualizar com maior frequência e é onde entramos novamente. Para atender a essa necessidade do cliente nós mudamos nosso modelo de negócio. Nós não vendemos como um projeto, mas como uma subscrição de três anos em contrato para o cliente ter direito a atualizações e um upgrade por ano. O nosso propósito é criar uma nova categoria no mercado, queremos ser uma empresa de atualização de ERP, fazendo um outsourcing do processo de atualização via software. Há outras empresas que fazem esse serviço, mas são mais caras e demoradas. Por isso temos vários parceiros de peso prestando esse serviço usando Mignow, como a Deloitte, Cast Group, Atos, ITS, Vexia, T-Systems, Neoris, Essence e outros grandes nomes. São cerca de 60 parceiros ao redor do mundo utilizando Mignow em seus projetos de conversão do SAP.

Serviço
www.mig-now.com

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.