Os riscos e os impactos de uma crise podem ser enormes, por isso, é fundamental que as empresas se previnam. O que você faria para manter seu negócio funcionando caso sua empresa fosse atingida por um desastre? Os riscos e os impactos de uma crise podem ser enormes: perda de clientes, receitas, Dados e reputação. Por isso, é fundamental que as empresas tenham dois planos: o de continuidade e o de recuperação de negócios.
Plano de continuidade de negócios (BCP):
Um plano de continuidade de negócios ou Business Continuity Plan (BCP) é uma estratégia que orienta a empresa a manter seu funcionamento ou a retomar as atividades após uma adversidade. Um BCP considera tudo o que pode comprometer a empresa e o que ela pode fazer para prevenir ou solucionar.
Benefícios do plano de continuidade de negócios:
Garantia da continuidade das atividades essenciais da empresa;
Preservação da qualidade dos serviços ou produtos;
Estabelecimento da confiança de clientes e parceiros;
Proteção da segurança, da saúde e do bem-estar das pessoas que trabalham ou se relacionam com a empresa;
Auxílio no cumprimento das leis, normas e contratos sobre a continuidade dos negócios da empresa.
Plano de recuperação de desastres (DRP):
Um plano de recuperação de desastres ou Disaster Recovery Plan (DRP) mostra como a empresa pode voltar a usar os sistemas e a infraestrutura de TI depois de uma adversidade. Um DRP antecipa tudo o que pode dar errado com os computadores, as redes, os servidores e os dados e o que deve ser feito para consertar ou recuperar.
Benefícios do plano de recuperação de desastres:
Redução dos danos causados pela perda ou corrupção dos dados e das informações da empresa;
Facilidade em retomar as atividades essenciais da empresa após um problema;
Proteção de dados e informações da empresa seguindo as normas e as boas práticas de gestão;
Fortalece a segurança e a resiliência dos sistemas e da infraestrutura de TI da empresa.
Diferença entre um BCP e um DRP:
Um plano de continuidade de negócios (BCP) é mais completo do que um plano de recuperação de desastres (DRP) e tem planos para lidar com processos, ativos, pessoas e parceiros que podem ser afetados pelo problema.
A maior diferença entre os dois planos é que o BCP tem o objetivo de manter o negócio funcionando em caso de problemas curtos ou longos, enquanto o DRP visa consertar ou recuperar os sistemas de TI em caso de falhas ou desastres. Os dois planos devem estar juntos e combinados para deixar o negócio seguro e forte.
Sete dicas para elaborar um BCP e um DRP:
Nessa linha, algumas dicas podem ajudar gestores a elaborar os planos em questão.
Identificar os processos e recursos críticos
Avalie quais são as atividades essenciais para o funcionamento do seu negócio e quais são os recursos necessários para mantê-las, incluindo os sistemas e a infraestrutura de TI.
Analisar os riscos e impactos de uma interrupção
Também é importante levantar quais são as ameaças e as consequências potenciais de uma paralisação nos processos críticos, considerando diferentes cenários e tipos de desastres.
Definir objetivos e prioridades
Estabeleça quais são os níveis de serviço aceitáveis e os tempos de recuperação para cada processo crítico, definindo a ordem de importância e urgência.
Desenvolver estratégias de continuidade e recuperação
Elaborar as medidas que serão tomadas para garantir que os processos críticos continuem operando ou sejam restaurados o mais rápido possível é essencial. Ainda é preciso considerar as alternativas disponíveis, como backups, redundâncias, alta disponibilidade, Cloud Computing etc.
Documentar o processo
Registre em um formato claro e acessível todas as informações sobre o BCP e o DRP, incluindo as responsabilidades, os procedimentos, os recursos, os contatos e os testes.
6. Testar e atualizar periodicamente
Realize testes periódicos para verificar se o BCP e o DRP estão funcionando corretamente e atualize-os conforme necessário, considerando as mudanças no ambiente de negócio e de TI.
Comunicar às partes interessadas
Informe todos os envolvidos na execução do BCP e do DRP sobre os seus objetivos, estratégias, ações e procedimentos, incluindo os colaboradores, os clientes, os fornecedores e os parceiros.
Por fim, ter a visão de negócios necessária para se preparar para imprevistos é imprescindível no ambiente empresarial. Planejamento, planos de reestruturação, digitalização de documentos e automatização de processos são ferramentas aliadas na hora de posicionar as companhias à frente de seus concorrentes, além de as preparar para desafios previsíveis e imprevisíveis do mercado. E nada melhor que a adaptabilidade para o sucesso da operação de uma empresa.
Por Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert Brasil.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo