book_icon

Palo Alto prevê impactos da Política Nacional de Cibersegurança (PNCiber) no Brasil para 2024

Especialistas da empresa indicam principais previsões, que vão desde regulamentações, fortalecimento de estratégias e até Computação Quântica

Palo Alto prevê impactos da Política Nacional de Cibersegurança (PNCiber) no Brasil para 2024

Em um mundo cada vez mais digitalizado e interconectado, os desafios enfrentados pelas empresas só aumentam, principalmente em relação à cibersegurança. Conforme as organizações identificam as novas necessidades, também avaliam quais medidas de segurança e ações estratégicas se adequam às suas demandas, mas ainda é um longo caminho a ser percorrido.

Com a chegada de 2024, especialistas apontam a necessidade imediata de adaptação e inovação por parte das empresas que visam se consolidar de forma segura, adotando as novas soluções tecnológicas, de acordo com as previsões do mercado.

Para contribuir com esse avanço, a Palo Alto Networks reuniu três previsões que moldarão significativamente o cenário corporativo esse ano. “Entramos em uma era em que a agilidade e a prontidão para mudanças tecnológicas serão os pilares fundamentais para que as empresas alcancem o tão desejado sucesso corporativo”, afirma Marcos Oliveira, gerente Nacional da Palo Alto Networks no Brasil.

Recursos dos reguladores estarão sob pressão
O crescente nível de complexidade nos ambientes regulatórios coloca os reguladores sob pressão, especialmente diante do rápido desenvolvimento do ecossistema empresarial e das inovações tecnológicas. Esta dinâmica destaca a urgente necessidade de atualização e adaptação por parte dos órgãos reguladores para garantir a eficácia contínua de suas diretrizes, promovendo ambientes de negócios mais seguros e equitativos.

A PNCiber visa, entre outros objetivos, desenvolver mecanismos de regulação, promover tecnologias nacionais e garantir a segurança de informações

Nesse contexto, o decreto presidencial Nº 11.856, de 26 de dezembro de 2023, instituiu a Política Nacional de Cibersegurança (PNCiber) no Brasil. A iniciativa tem como objetivo orientar as atividades de segurança cibernética no país, estabelecendo um Comitê Nacional de Cibersegurança (CNCiber), responsável por atualizações e cooperação internacional em crimes cibernéticos. A PNCiber visa, entre outros objetivos, desenvolver mecanismos de regulação, promover tecnologias nacionais e garantir a segurança de informações.

“A ideia dessas regulamentações é fortalecer a atuação no ciberespaço, especialmente para proteger crianças, adolescentes e idosos, fomentar pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, e coordenar a troca de informações entre governo, setor privado e sociedade”, completa o gerente Nacional da Palo Alto Networks.

Conselhos embarcando na segurança cibernética
A crescente complexidade, profissionalismo, constância dos incidentes e modelos de operação dos criminosos exigem o acréscimo do tema cyber como agenda obrigatória e madura nos conselhos. Conforme indicado pelo Global Cybersecurity Outlook de 2023 do World Economic Forum, 86% dos líderes mundiais compartilham dessa preocupação e especialistas em segurança cibernética (93%), preveem que as próximas trincheiras serão virtuais, incluindo tentativas de interrupção de serviços críticos. Os custos globais associados ao cibercrime devem atingir US$ 10,5 trilhões anualmente até 2025, superando danos por desastres naturais e até mesmo ultrapassando o lucro combinado do comércio global de todas as principais drogas ilegais, conforme dados da Cybersecurity Ventures.

Diante desse cenário desafiador, a cibersegurança emergiu como uma prioridade estratégica para os comitês corporativos. Reconhecendo a crescente sofisticação das ameaças digitais, os conselhos administrativos assumem um papel proativo na formulação de políticas e práticas de segurança robustas. Essa mudança de paradigma destaca que a cibersegurança não é mais apenas uma preocupação técnica, mas se tornou uma consideração verdadeiramente crítica nos níveis mais altos da liderança corporativa.

Organizações começam a avaliar sua infraestrutura quanto à prontidão quântica
Com os avanços contínuos na Computação Quântica, as organizações estão começando a avaliar sua infraestrutura quanto à prontidão para a era quântica. A crescente conscientização sobre os impactos potenciais da Computação Quântica nas estratégias de segurança e criptografia motiva as organizações a antecipar as mudanças necessárias em suas infraestruturas. Esta previsão destaca a importância de uma abordagem proativa para garantir que as empresas estejam preparadas para os desafios e oportunidades que a computação quântica trará.

Um estudo recente da Forrester levantou a hipótese de que os Computadores Quânticos serão capazes de quebrar todos os cripto-sistemas atuais nos próximos cinco a 30 anos, com a maioria afirmando que há uma chance de 50% a 70% de que isso ocorra nos próximos 5 anos. Essa previsão alarmante destaca a urgência de grandes mudanças na arquitetura corporativa e na infraestrutura de segurança cibernética.

“Hoje, existem projetos de Computação Quântica em andamento globalmente, em vários setores, à medida que as organizações procuram se preparar para o dia em que essa tecnologia poderá ajudá-las a resolver problemas complexos que a computação clássica sozinha não pode resolver”, afirma o executivo.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.