book_icon

CES 2024: Qualcomm e Bosch lançam computador central veicular para cockpit digital

Solução capacita as montadoras a realizarem uma computação central unificada e uma arquitetura de veículo definida por software com escalabilidade de desempenho que vai desde níveis básicos até níveis premium

CES 2024: Qualcomm e Bosch lançam computador central veicular para cockpit digital

A Qualcomm Technologies e Robert Bosch GmbH apresentaram na CES 2024 o primeiro computador central automotivo da indústria capaz de executar funcionalidades de infoentretenimento e sistema avançado de assistência ao motorista (ADAS) em um único sistema em chip (SoC).

O trabalho conjunto das empresas na nova plataforma de integração cockpit e ADAS da Bosch é o resultado da sua relação de longa data para desenvolver soluções altamente consolidadas que estão a definir o futuro dos carros definidos por software 

A Bosch revelou este novo computador central para automóveis, conhecido como plataforma de integração cockpit e ADAS, que é baseado no Snapdragon Ride Flex System-on-Chip (SoC). O trabalho conjunto das empresas na nova plataforma de integração cockpit e ADAS da Bosch é o resultado da sua relação de longa data para desenvolver soluções altamente consolidadas que estão a definir o futuro dos carros definidos por software. Juntas, as empresas executaram com sucesso vários projetos de infoentretenimento em veículos (IVI) e estabeleceram uma base global robusta de clientes nesta área.

Construído com base na liderança da Qualcomm Technologies em plataformas de computação digital e ADAS, o Flex SoC foi projetado para suportar cargas de trabalho de criticidade mista, permitindo que recursos de cockpit digital, ADAS e direção automatizada (AD) sejam co-implementados em um único SoC. Esse recurso exclusivo permite que as montadoras realizem uma computação central unificada e uma arquitetura de veículo definida por software que vai desde níveis básicos até níveis premium. Aproveitando o Flex SoC, o novo computador de veículo da Bosch pode implementar experiências de usuário robustas por meio de infoentretenimento, gerenciamento do ciclo de vida do veículo e cluster digital e recursos ADAS, como detecção de objetos/semáforos/faixas, estacionamento automatizado, navegação inteligente e personalizada, assistência de voz, controle para vários monitores, bem como processamento de radar de câmera e dados ultrassônicos.

As capacidades abrangentes de infoentretenimento, instrumentação e ADAS da Bosch ajudaram a empresa a continuar a ser um fornecedor automóvel com destaque na indústria. Com a introdução da nova plataforma de integração cockpit e ADAS e das capacidades combinadas de hardware e software, a Bosch está em posição de fornecer uma vantagem competitiva distinta no roteiro de custos, proporcionando um valor incomparável aos seus clientes.

“Temos o prazer de trabalhar com a Bosch para que nosso SoC Snapdragon Ride Flex habilite seu novo computador central veicular, ressaltando ainda mais nosso compromisso compartilhado com a inovação tecnológica no setor automotivo”, disse Nakul Duggal, vice-presidente sênior e gerente geral de computação automotiva e em Nuvem da Qualcomm Technologies.“A fusão de funcionalidades de infoentretenimento e ADAS em um único SoC é um marco para a indústria, oferecendo uma solução escalável e de alto desempenho para que as montadoras realizem veículos definidos por software de próxima geração.”

“Com o cockpit e a plataforma de integração ADAS, podemos mais uma vez demonstrar nosso excelente conhecimento e experiência em vários domínios. Estamos orgulhosos de ser o primeiro fornecedor Tier 1 do mundo a demonstrar a interação de funções de sistema de domínios anteriormente separados em um único computador central, em colaboração com a Qualcomm Technologies”, disse Christoph Hartung, presidente da divisão Cross-Domain Computing Solutions da Bosch. “Com esta solução econômica, estamos preparando o caminho para trazer ainda mais funções ADAS para os veículos, incluindo nos segmentos de porte básico e médio.”

A nova plataforma de integração cockpit e ADAS da Bosch estará em exibição apenas mediante convite no estande da Bosch na CES 2024 em Las Vegas, entre 9 e 12 de janeiro.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.