O poder da Inteligência Artificial (IA) é inegável, com uma capacidade impressionante de transformar indústrias e gerar novos negócios e valores sociais a uma velocidade recorde. No entanto, é evidente que nenhuma empresa individual pode aproveitar plenamente o potencial da IA isoladamente. “Noventa e quatro por cento dos executivos de tecnologia concordam com essa afirmação, apostando em parcerias de inovação como parte integrante da sua estratégia, especialmente com soluções de startups baseadas em IA”, disse Alexa Gorman, vice-presidente sênior e chefe global da SAP.iO no blog da empresa.
“Temos orgulho de compartilhar que a SAP.iO ultrapassou a marca de 125 parceiros startups de soluções baseadas em IA em nosso ecossistema. Estas soluções estão totalmente integradas com a SAP e disponíveis através da SAP Store para adoção imediata pelos nossos clientes. As soluções abrangem todas as linhas de negócios e setores, incluindo finanças, RH, cadeia de suprimentos e experiência do cliente”, comentou Alexa. “Este marco demonstra o nosso compromisso em ajudar os clientes SAP a prosperar num mundo em rápida mudança, permitindo a fácil extensão dos seus cenários de software com soluções personalizadas que satisfaçam as suas necessidades específicas”, completou.
Segundo Alexa, em 2024 a SAP continuará a expandir seu ecossistema através de programas de parceria com startups e programas de inovação para clientes em 11 centros de inovação em todo o mundo.
Exemplos de soluções personalizadas
Como prova do próspero ecossistema, a executiva descreve dois exemplos desse portfólio: Yellow.ai e Nyris.
A Yellow.ai utiliza IA generativa para melhorar as experiências de clientes e funcionários por meio de chatbots e voicebots dinâmicos, lidando com mais de 2 bilhões de interações a cada trimestre. Esta solução inicial integra-se perfeitamente com o software SAP Customer Experience e SAP SuccessFactors, facilitando experiências omnicanal em diversos pontos de contato de funcionários e clientes.
A Nyris aproveitou a IA para construir uma plataforma de pesquisa visual poderosa que fornece aos usuários uma maneira intuitiva de encontrar instantaneamente o que desejam usando imagens, palavras-chave ou códigos de barras. A plataforma se integra ao SAP Commerce Cloud para permitir soluções de pesquisa sem código.
A relação simbiótica entre startups e empresas
Um estudo do Instituto Henderson do BCG sugere que as empresas podem se beneficiar da parceria com startups de IA em áreas como tecnologia, talento e gestão de mudanças. Para que essas parcerias de IA sejam bem sucedidas, as conclusões sugerem uma compreensão partilhada dos direitos dos dados, governação, gestão de riscos e metodologias de preços.
“Ao fazer parcerias com startups, as empresas podem obter novas perspectivas, soluções tecnológicas personalizadas para um setor específico ou problema funcional e habilidades especializadas que talvez não possuam internamente. Em troca, as empresas estabelecidas oferecem escalabilidade, presença no mercado e credibilidade às startups”, explicou Alexa.
“Esta relação simbiótica permite que ambas as entidades se mantenham a par das tendências da indústria, impulsionem a inovação em IA e mantenham uma vantagem competitiva num cenário tecnológico em rápida evolução. Este rico ambiente de aprendizagem compartilhada e melhoria contínua reforça todo o ecossistema de IA”, finalizou a executiva.
Serviço
www.sap.com.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo