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Nethone alerta para aumento de fraude amigável na alta temporada de vendas

O crime envolve manipulação sutil de informações que exploram a confiança entre as partes envolvidas, o que torna a detecção e a prevenção um desafio para os verejistas

Nethone alerta para aumento de fraude amigável na alta temporada de vendas

A “fraude amigável” vem se tornando cada dia mais comum no e-commerce. A expressão se refere a uma atividade fraudulenta realizada normalmente por indivíduos, que de certa forma, têm relacionamento amigável com a vítima. O crime envolve manipulação sutil de informações que exploram a confiança entre as partes envolvidas. Isso torna a detecção e a prevenção um desafio para os comerciantes.

Nesse sentido, a Nethone, empresa de SaaS para prevenção de fraude, criou um E-book com objetivo de ajudar vendedores a se equiparem com estratégias antifraude com base no cenário de crimes mais comuns.

A companhia também aposta na emissão de alertas de chargeback em tempo real e análise de dados para reduzir fraudes

Os fraudadores têm seus períodos preferidos para agir, os quais são chamados de pico de alta temporada. Por exemplo, feriados comemorativos ou datas como a Black Friday configuram épocas nas quais as atividades de compra atingem seu ponto alto. A vulnerabilidade dos e-commerces cresce pela alta quantidade de pedidos, o que impede uma verificação detalhada das transações, fazendo com que os criminosos passem despercebidos.

“No contexto dos e-commerces, a guerra contra fraudes digitais é constante. Por isso, atitudes precisam ser tomadas para a prevenção tanto por meio dos comerciantes e empresas quanto pelos próprios consumidores”, opina Thiago Bertacchini, especialista em fraudes digitais e Desenvolvimento de Negócios sênior na Nethone. O especialista também cita 3 dicas para comerciantes diminuírem os índices de fraudes amigáveis:

– Garantir que os descritivos da transação apareçam na fatura dos clientes, que sejam claros e facilmente reconhecíveis. Isso ajuda a reduzir as chances de contestação de uma transação;

– Monitorar com frequência os relatórios de esquemas fraudulentos de cartão de crédito, conscientizar-se de padrões de atividades suspeitas e das tendências do mundo do crime;

– Utilizar serviços que verifiquem os dados utilizados na compra para garantir que o cartão corresponde ao cliente. Solicitar e verificar os códigos de segurança do cartão (CVV) para garantir que o consumidor possui fisicamente o cartão.

Pedidos de estornos

“Na alta temporada, outro possível problema envolve chargebacks, visto que erros e atividades fraudulentas estão presentes na devolução de produtos por parte dos consumidores”, analisa Bertacchini. Nesse sentido, o ebook da Nethone também aponta dicas para análise de pedidos de estornos e, consequentemente fraudes, no pós venda:

Alertas de chargeback: por meio da implementação de sistemas que notifiquem de forma mais imediata quando é iniciada uma disputa de chargeback, o comerciante consegue agir rapidamente e ter a oportunidade de resolver a situação antes que ela se agrave (e se torne efetivamente um chargeback).

Contratação de empresas que acessem dados de chargeback em tempo real: também é importante considerar a contratação de empresas especializadas para o fornecimento de informações em tempo real sobre os chargebacks. Esse serviço pode oferecer análises avançadas para identificar padrões e comportamentos suspeitos, contribuindo com a prevenção.

Dessa forma, a Nethone utiliza tecnologia Know Your Users (Conheça seus Usuários) como aliada na prevenção de diversas fraudes digitais, dentre elas a amigável. A companhia também aposta na emissão de alertas de chargeback em tempo real e análise de dados para reduzir fraudes e aumentar a satisfação dos consumidores e varejistas frente aos desafios do pós alta-temporada.

Serviço
www.nethone.com

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