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Pesquisa da Norton aponta visão de brasileiros em relação à Segurança

Levantamento da Norton revela que entre os brasileiros alvo de algum tipo de golpe ao fazer compras online durante as festas de fim de ano, 45% foram enganados em uma plataforma de redes sociais

Pesquisa da Norton aponta visão de brasileiros em relação à Segurança

Com o Natal e o Ano Novo já batendo à porta, a grande maioria dos consumidores brasileiros se prepara para as compras típicas de fim de ano. De acordo com o “Relatório de Insights sobre Segurança Cibernética 2023” da Norton, uma marca que atua em segurança cibernética e parte da Gen, 76% dos consumidores online no Brasil expressam ter confiança na sua capacidade de fazer compras no ambiente digital com segurança na época festiva, mas oito em cada dez (83%) temem ser vítimas de crimes cibernéticos. A pesquisa da Norton foi conduzida de 17 a 28 de agosto de 2023 e inclui a opinião de 1.002 brasileiros sobre compras online de fim de ano.

Em relação aos meios através dos quais os brasileiros foram vítimas dos cibercriminosos, a pesquisa da Norton aponta, que dentre os brasileiros alvo de algum tipo de tentativa de golpe online, 45% foram enganados em uma plataforma de redes sociais, 32% em um site de terceiro, 25% por e-mail, 24% por telefone e 23% por texto/SMS. Dentre os tipos de golpes, o mais comum foi o golpe de compras online (53%), seguido pelos golpes de pagamento indevido/reembolso (32%) e golpes de phishing (30%).

Certifique-se de que o site em que você está comprando é legítimo. Procure conexões seguras (https://) e verifique se há erros ortográficos e de design 

Ao se tratar de obter presentes muito procurados e com pouca disponibilidade, a pesquisa aponta que mais de dois terços dos consumidores de fim de ano no Brasil estão dispostos a realizar diversas ações que podem colocá-los em risco, como passar mais de três horas pesquisando online (42%), clicar em anúncios de redes sociais ou e-mails que alegam ter o presente desejado (21%) e, surpreendentemente, 16% estão dispostos inclusive a compartilhar as suas informações pessoais.

O desenvolvimento de novas tecnologias, como as baseadas em IA, aliado à sempre surpreendente criatividade dos cibercriminosos, fazem com que o varejo online seja ainda um ambiente de maior risco, se comparado à grande maioria das experiências de compras em lojas físicas. Como é fundamental priorizar a segurança online, a Norton compilou algumas dicas para ajudar a proteger os consumidores nas compras online de fim de ano:

Verifique a autenticidade do site
 Certifique-se de que o site em que você está comprando é legítimo. Procure conexões seguras (https://) e verifique se há erros ortográficos e de design.

Verifique as classificações do vendedor
 Sempre observe as classificações e avaliações do vendedor para avaliar a sua confiabilidade.

Utilize métodos de pagamento seguros
Use opções de pagamento seguras como o PayPal, que oferecem proteção adicional aos compradores.

Fique atento ao phishing
 Tenha cuidado com e-mails não solicitados e anúncios pop-up, que solicitam informações pessoais.

Use software antivírus e de segurança
 Instale e atualize regularmente um software antivírus e de segurança cibernética para proteção contra malware e tentativas de phishing.

“Apesar dos números alarmantes quanto à golpes que miram os dados pessoais, a identidade digital e o dinheiro dos brasileiros enquanto realizam compras no universo digital, nosso levantamento mostra um crescente amadurecimento dos consumidores no Brasil com relação aos seus hábitos de segurança cibernética. Quase 9 em cada dez brasileiros (87%) entrevistados afirmam que abandonariam uma compra ao perceberem que um site não é autêntico; o mesmo percentual de entrevistados (87%) planejam verificar as classificações do vendedor antes de fazer uma compra; e 81% pretendem checar a presença da empresa nas redes sociais, para garantir a sua autenticidade”, destaca Iskander Sanchez-Rola, diretor de Inovação de Privacidade para a Norton.

Ainda segundo Iskander, muitos consumidores estão tomando medidas proativas para melhorar a sua segurança no universo online, como a adoção de software antivírus (70% dos consumidores), adoção de navegadores seguros (57%), uso de gerenciadores de senhas (55%) e de VPNs (33%). “A segurança cibernética é uma responsabilidade compartilhada entre o usuário e o software. O consumidor deve educar-se e manter-se sempre atento. Já o melhor software de segurança é aquele que combina proteção antivírus robusta com uma VPN confiável, além de monitoramento de redes sociais e da dark web, que alerta o usuário se seus dados estão em perigo, como o Norton Identity Advisor Plus. Vigilância e conscientização são fundamentais para uma experiência de compra online segura e agradável”, conclui Iskander.

Metodologia
A pesquisa da Norton foi conduzida de forma online no Brasil pela Dynata, em nome da Gen, de 17 a 28 de agosto de 2023, entre 1.002 brasileiros com 18 anos ou mais.

Serviço
Norton.com e GenDigital.com

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