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Varejo se adapta às novas tecnologias e avança na digitalização, diz Linx

A digitalização do segmento proporcionou uma experiência de compra mais eficiente e fluida, ganhando destaque em vários setores

Varejo se adapta às novas tecnologias e avança na digitalização, diz Linx

De acordo com a Linx, empresa do grupo StoneCo. e especialista em tecnologia para o varejo, o ano de 2023 foi marcado por transformações significativas no mercado varejista, evidenciando uma adaptação contínua às demandas do consumidor e às inovações tecnológicas. A digitalização do segmento proporcionou uma experiência de compra mais eficiente e fluida, ganhando destaque em vários setores, como no de fast-food, em que o autoatendimento ajudou a reduzir filas e agilizar as compras, dois aspectos considerados diferenciais de negócio.

Para Guga Schifino, diretor de Novos Negócios da Linx, a utilização da tecnologia foi e continuará sendo essencial para a evolução do varejo. “Os números de tecnologia da Linx e da Stone mostram que as empresas que utilizam têm um desempenho melhor. Neste ano, as boas práticas desenvolveram dois cenários, começando pelas marcas que conseguiram conversar com seus clientes e aqueles que usaram ferramentas tecnológicas para retirar a fricção e antecipar ou se preparar para atender à demanda no momento que ela surgir”, destaca Guga.

Tanto o Metaverso quanto a Web 3.0 são temas de gestão não só para o varejista, mas para as pessoas em geral, porém são inexoráveis.

Tiago Mello , CMO e CPO da Linx, apresentou dados que revelam a importância do relacionamento com clientes por meio de programas de fidelidade, com taxas que superaram as expectativas em comparação a períodos anteriores. “A digitalização do negócio, permitindo uma atuação no comércio unificado, e o cashback ajudaram a destravar receita. Tem resultados chegando a crescer 60% a mais por conta das ferramentas de cashback, ou seja, 60% dos clientes voltam para comprar outro produto, a média no mercado é de 21%”.

Ainda de acordo com Tiago, enquanto o varejo físico enfrentou desafios no primeiro semestre, o varejo digital terá um crescimento médio de 18% a 19% em 2023. A Black Friday, gerenciada pelas soluções da Linx, registrou um aumento de 38% de transações , sinalizando uma recuperação na reta final do ano. A transição do varejo para um ambiente unificado, onde não existem mais distinções entre canais financeiros e online, é o caminho mais viável para os próximos anos.

Em 2023, houve também uma forte influência das novas gerações em diferentes aspectos, como em estratégias de marketing e posicionamento das marcas. As redes sociais desempenharam um papel fundamental para viralizar campanhas, incluindo parcerias de sucesso. Para Guga Schifino, em 2024, a tendência é que as parcerias entre as marcas continuem, inclusive de marcas de luxo, tendo como base ações em redes sociais consolidadas por influenciadores digitais.

“Hoje, 98% da Geração Z – população com menos de 27 anos – já admitem que são influenciadores e que, se uma pessoa que admira indicasse o produto, eles comprariam. Há estudos que comprovam que somos influenciados a todo momento por outros consumidores. Por outro lado, no Brasil, temos 210 milhões de habitantes e 20 milhões de pessoas que se autodefinem como criadores de conteúdo.E o que muitas marcas não sabem é que a chance de um microinfluenciador gerar venda ou causar algum impacto positivo é três vezes maior do que um influenciador mais conhecido”, complementa Tiago Mello .

Em relação aos avanços tecnológicos, Guga Schifino acredita que o metaverso ainda não se popularizou como previsto, mas isso deverá acontecer em breve. “Tanto o Metaverso quanto a Web 3.0 são temas de gestão não só para o varejista, mas para as pessoas em geral, porém são inexoráveis. Sobre Inteligência Artificial, outro assunto constantemente difícil em pauta, precisamos entender que o segredo da ferramenta não é tão respostas. O segredo do sucesso da Inteligência Artificial está nas perguntas. Quem fez as perguntas corretas terá os melhores resultados”, finaliza.

Serviço
www.linx.com

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