book_icon

Previsões da McAfee para 2024 lista as principais ameaças Cibernéticas

Os cibercriminosos continuam a explorar a tecnologia de IA em rápido avanço para criar Deepfakes perigosos e realizar roubo de identidade e fraudes cibernéticas cada vez mais sofisticadas

Previsões da McAfee para 2024 lista as principais ameaças Cibernéticas

A McAfee, empresa global de cibersegurança, apresentou seu relatório de Previsões para 2024, que revela os problemas que os consumidores poderão enfrentar no próximo ano, à medida que os cibercriminosos continuam a explorar a tecnologia de IA em rápido avanço para criar Deepfakes perigosos e realizar roubo de identidade e fraudes cibernéticas cada vez mais sofisticadas.

“À medida que a IA continua a reduzir a barreira de entrada para os cibercriminosos e inaugura uma nova era de ameaças cibernéticas alimentadas pela IA, os golpes se tornarão mais sofisticados e difíceis de distinguir de mensagens e sites legítimos. Desde e-mails de phishing realistas que até mesmo os especialistas têm dificuldade em identificar, até Deepfakes que podem impactar tudo, desde os resultados eleitorais até o futuro de nossos filhos e muito mais, nunca foi tão importante que as pessoas sejam informadas sobre o cenário de ameaças”, disse Steve Grobman, diretor de Tecnologia da McAfee. “A McAfee está comprometida com a inovação contínua para proteger melhor a privacidade, a identidade e as informações pessoais, ao mesmo tempo que traz a verdade, a confiança e a transparência para a vanguarda da sua experiência online”, completou.

O aumento de golpes com códigos QR, também conhecidos como quishing, é uma preocupação adicional. Os golpistas usam IA para gerar códigos QR maliciosos que, quando verificados, levam a sites de phishing ou acionam downloads de malware

As previsões da McAfee para 2024 incluem:

Os golpistas votam “sim”, os consumidores votam “não” para Deepfakes que atrapalham as eleições de 2024

“Notícias falsas” assumirão um novo significado em 2024, à medida que as eleições presidenciais dos EUA, as eleições gerais indianas e as eleições parlamentares da União Europeia incumbirem os eleitores de filtrar a desinformação em meio a um aumento de Deepfakes, como voz, vídeo gerados por IA, e fraudes fotográficas. Os eleitores aprenderam a ser céticos em relação aos políticos quando desacreditam os seus oponentes; no entanto, as alegações apoiadas por provas visuais ou sonoras podem ser destrutivas para a reputação de um político – mesmo quando essas fotos ou vídeos são produzidos por IA.

Supere os memes – os golpes de IA serão as novas e sorrateiras estrelas das mídias sociais

A caminho de 2024, a IA ajudará os cibercriminosos a manipular as redes sociais e a moldar a opinião pública como nunca antes. Ferramentas poderosas de IA ajudarão os malfeitores a fabricar fotos, vídeos e áudio, gerando minas de ouro nas redes sociais. Os consumidores devem se preparar para nomes e imagens de celebridades e influenciadores que serão usados ​​por cibercriminosos para endossar golpes e mercados on-line locais.

O cyberbullying entre crianças continuará a aumentar

Uma das tendências mais preocupantes no horizonte para 2024 é que o cyberbullying aumentará com a ajuda da tecnologia Deepfake. Os jovens adultos agora podem usar esta ferramenta avançada e acessível remotamente para criar conteúdo falso excepcionalmente realista. Além de espalhar boatos, os cyberbullies agora são capazes de manipular imagens disponíveis em domínio público e repassar versões fabricadas e explícitas dessas imagens. A intensidade crescente destas imagens e palavras falsas pode representar danos significativos e duradouros para as crianças e as suas famílias, afetando a sua privacidade, identidade e bem-estar.

Golpe da doação: as pessoas verão mais fraudes de caridade

Os golpistas exploram nossas emoções mais profundas, desde a excitação até a empatia, o medo e a tristeza. Um método particularmente cruel de fazer isso é através da fraude de caridade. Quer isto assuma a forma de um criminoso que cria um site de caridade falso ou de uma página falsificada para induzir colaboradores bem-intencionados a pensar que estão apoiando causas legítimas, os cibercriminosos estão fazendo todos os esforços para fazer com que estas páginas de financiamento falsas pareçam reais. Em 2024, a prevalência destas fraudes – especialmente as relacionadas com conflitos altamente visíveis e crises humanitárias – deverá aumentar.

Novas variedades de malware, clonagem visual, fraudes de voz e código QR serão aceleradas graças à IA

Embora a IA possa fazer coisas maravilhosas, como escrever poemas de amor, ajudar a responder perguntas de lição de casa e criar arte com algumas instruções, ela também pode codificar rapidamente, representando uma ameaça significativa. Nas mãos de criminosos cibernéticos, é uma ferramenta poderosa para criar malware avançado e sites maliciosos em um ritmo alarmante. Também torna a criação e disseminação de e-mails de phishing convincentes e fraudes com códigos QR mais rápida e fácil. Isso se estende à criação de conteúdo Deepfake de vídeo, foto e áudio com o objetivo de enganar alvos desavisados ​​e tirar-lhes dinheiro. O aumento de golpes com códigos QR, também conhecidos como quishing, é uma preocupação adicional. Os golpistas usam IA para gerar códigos QR maliciosos que, quando verificados, levam a sites de phishing ou acionam downloads de malware. À medida que a barreira de entrada para essas ameaças diminui, esses golpes se espalharão por todas as plataformas, com maior foco em dispositivos móveis.

Golpes olímpicos terão grande sucesso

Os cibercriminosos são excelentes em compreender os momentos que mais importam para as pessoas. Desde estreias de filmes quentes até temporadas de compras importantes, eles adaptam seu manual de golpes para capitalizar os maiores momentos do ano. Em 2024, a excitação global em torno dos Jogos Olímpicos se tornará um terreno fértil para fraudes. Os golpistas explorarão o entusiasmo do consumidor em torno do evento, visando os fãs que estão ansiosos para comprar ingressos, reservar viagens e participar de brindes. Isso representa uma oportunidade de ouro para induzir as pessoas a comprometerem suas informações pessoais e detalhes de pagamento.

Serviço
www.mcafee.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.