A Atos anunciou uma nova oferta global, desenvolvida para ajudar as empresas a alcançarem os seus objetivos de Responsabilidade Social. Com 57% de pegada de carbono da TI corporativa atribuída aos dispositivos de workplace, esta oferta de serviço representa um grande passo no acesso dos clientes a novas soluções de TI sustentáveis.
Desde 2021, com o anúncio durante a COP26 sobre a parceria da Atos com a startup Circular Computing, que possui certificação Kitemark acreditada pela British Standard Institution (BSI), a companhia expandiu seu portfólio e montou um extenso conjunto de mais de 20 serviços e soluções Tech for Good, abrangendo critérios de valor social e acessibilidade, bem como análise de dados e interfaces do usuário.
O primeiro segmento da nova solução remodela a gestão do ciclo de vida dos dispositivos. A maioria das empresas substitui os notebooks dos funcionários a cada três ou quatro anos, sendo que cada novo dispositivo é responsável por emissões de mais de 300 kg de CO2e (equivalente de dióxido de carbono). Agora, a Atos está colaborando com uma rede global de parceiros para oferecer aos clientes opções de substituição de notebooks com menor emissão de carbono, incluindo atualização com base no desempenho e uso prolongado, recondicionamento ou remanufatura.
No entanto, é crucial medir com precisão o uso dos ativos de TI para otimizá-los e também a pegada de carbono dos comportamentos digitais. A nova solução da Atos inclui um conjunto de painéis de controle que permitem aos usuários finais e executivos monitorar e melhorar sua pegada de carbono no ambiente de trabalho de maneira mais eficiente.
O aplicativo Atos Tech 4 Good Assistant oferece aos funcionários feedback em tempo real sobre seu desempenho em relação a parâmetros ambientais e sociais. O assistente pode recomendar ações, como por exemplo remover programas desnecessários, desligar o laptop ou alterar configurações no dispositivo. A funcionalidade está disponível via Microsoft Teams ou notificações pop-up e fornece um relatório de desempenho mensal para cada usuário.
A última parte do workplace sustentável da Atos fornece dados consolidados e ações recomendadas para líderes de TI e RSE (Responsabilidade Social Corporativa). Essas orientações permitem que os líderes não apenas monitorem de perto e gerenciem a pegada de carbono de seu ambiente de trabalho, mas também melhorem o impacto do serviço em termos de valor social e acessibilidade. As recomendações são projetadas para apoiar relatórios de RSE, que estão se tornando uma tarefa cada vez mais desafiadora para empresas do mundo todo.
A solução Atos Tech 4 Good Assistant já monitora mais de 100 modelos de dispositivos, aplicativos e serviços, e oferece mais de 10 painéis de controle para rastrear métricas como realocação de dispositivos e melhor uso de energia elétrica. A solução foi coprojetada com diversos clientes da Atos para garantir que atenda às necessidades de diferentes setores e geografias antes de se expandir para mais dispositivos e serviços, à medida que a solução ganhe mais mercado em 2024.
“Estou muito empolgada com esta nova solução pois ela não só ajudará a atender as necessidades de monitoramento e relatórios de nossos clientes, como também nos apoiará a dar passos significativos para tornar a descarbonização ainda mais envolvente, capacitando funcionários a fazerem as escolhas certas para o nosso planeta.” Comenta Alexa Van Den Bempt, vice-presidente sênior de Plataformas de Negócios Digitais da Atos Tech Foundations.
Serviço
www.atos.net
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo