book_icon

Metodologias Ágeis: a solução para empresas que buscam por alta performance

Uma estrutura de trabalho com agilidade, qualidade na entrega e eficiência é o sonho das empresas de pequeno e grande porte. No mercado atual, esse objetivo se torna um dos maiores desafios para os gestores e executivos de diversos segmentos. Para alcançar esse degrau de sucesso dentro de uma organização existe um processo eficiente de integração de pessoas, cultura organizacional e inovação na aplicação de metodologias de trabalho.

Nos últimos anos, houve um aumento da necessidade de resultados rápidos, redução de custos e adoção de métodos que contribuem com o ganho de produtividade das equipes. Para se modernizar e alcançar uma alta performance, diversas companhias e startups aderiram a metodologias ágeis, que quando bem aplicadas prometem acelerar o rendimento e a qualidade das entregas.

O estudo “A Agilidade na América Latina”, da NTT Data e MIT Technology Review, aponta que 34% das empresas de países como Brasil, México, Colômbia, Equador, Peru, Chile e Argentina já contam com mais da metade de suas equipes trabalhando com metodologia ágil. O sucesso é incomparável e um dos modelos mais utilizados é Kanban, criado pelo engenheiro japonês Taiichi Ohno em 1953, combinando pensamento Lean com o pensamento ágil, com o passar dos anos o método evoluiu para outros tipos de produtos e áreas.

As organizações notaram que a agilidade aumenta fortemente as chances de sucesso, isso incentivou uma corrida pela adoção de métodos como o Kanban, que efetivamente otimiza a jornada de trabalho e reestrutura as atividades. Além da criação de uma cultura focada em resultados, com equipes capacitadas e guiadas por alta performance.

É importante ter em mente que para inserir agilidade dentro da realidade das empresas e alcançar êxito no negócio, existe um estudo dos processos internos, treinamento de lideranças, apoio dos C-levels, análise da cultura organizacional e dos integrantes que fazem parte da equipe. Isso leva tempo e contém diversos detalhes que precisam ser levados em consideração para a tomada de decisão.

Um dos principais desafios é a integração do Método Ágil com a cultura e os princípios da companhia, a organização precisa criar um caminho guiado por resultados de valores. Um caminho sólido é aplicar treinamentos para as lideranças, depois para a gestão e a coordenação para finalmente disseminar isso para todos os funcionários. A implementação deve ser evolutiva, seguindo uma estrutura e pode alcançar um time de cada vez. Dessa forma, a metodologia poderá ser aplicada com mais assertividade.

Além disso, é de extrema necessidade que os responsáveis pela implementação estejam atentos a novas ferramentas, que surgem diariamente no mercado, para facilitar os processos organizacionais. As organizações que trabalham com agilidade devem constantemente analisar como o time está praticando a metodologia, avaliar isso e buscar por melhorias, caso necessário.

Seguindo uma implementação evolutiva e analisando como isso está funcionando na prática, as empresas alcançam alta produtividade e seguem com a resolução de problemas com um baixo nível de estresse e falhas na comunicação. Essas organizações se tornam mais competitivas no mercado e desenvolvem uma cultura guiada por resultado.

Metodologias Ágeis, como o Kanban, são o futuro de companhias que se baseiam em Dados para tomada de decisões. O ágil segue as mudanças rápidas de um mundo em constante evolução, acompanha a dinâmica do mercado, entrega um serviço de forma otimizada e eficiente para o cliente, e ainda, proporciona adaptabilidade para os negócios.

Por Cézar Baldi, diretor de tecnologia da ClickBus.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.