book_icon

Qual o papel da Manufatura Inteligente no futuro da Indústria 4.0?

Por Renato Bueno, diretor de Digitalização Industrial da Nokia para a América Latina e Rogério Moreira (foto), gerente executivo no SiDi .

A Indústria tem vivenciado uma revolução impulsionada por avanços tecnológicos cada vez mais poderosos. Nesse contexto, surge o conceito de Manufatura Inteligente (MI), que consiste na junção entre técnicas usadas na ciência de dados moderna e na IA para criar processos que podem ser utilizados na fábrica do futuro, aumentando a eficiência e eliminando pontos de fraqueza do sistema, oferecendo maior qualidade e satisfação aos clientes e funcionários, reduções significativas de custos e produtividade aprimorada.

Essa prática está inserida na Indústria 4.0, conceito que se refere à rápida digitalização da manufatura nos dias atuais, e já faz parte do início da Indústria 5.0, que faz a ligação da integração entre humano e Inteligência Artificial na qual promove a junção multidisciplinar, de pessoas de diversas áreas e segmentos compartilhando o mesmo espaço de trabalho, o que já é uma realidade para a maioria das fábricas. Segundo o Boston Consulting Group (BCG), 65% das empresas brasileiras de manufatura já utilizam IA.

A Manufatura Inteligente representa uma mudança de paradigma no setor, trazendo consigo um novo conjunto de possibilidades e oportunidades. Uma das principais tendências é a busca contínua por sustentabilidade e eficiência energética. As empresas estão cada vez mais conscientes da importância de reduzir o impacto ambiental e buscar práticas de produção mais sustentáveis. A MI permitirá a otimização dos processos, minimizando o desperdício de recursos e energia.

A base para uma digitalização bem-sucedida
Para que a Manufatura Inteligente (MI) seja bem empregada, a troca de informações de forma rápida é essencial. A digitalização da indústria necessita que os agentes do processo produtivo – equipamentos, dados, softwares, plataformas e profissionais – estejam altamente conectados, de ponta a ponta, e conversando entre si de forma instantânea. Somente dessa maneira conseguimos alcançar maior segurança, sustentabilidade, agilidade e produtividade, os grandes benefícios da MI.

Com isso em mente, não é difícil constatar que a conectividade de alta largura de banda, segura e ultraconfiável, como a fornecida por redes privadas, exerce um papel fundamental na jornada de digitalização da manufatura. Para atender aos requisitos do futuro da digitalização, as soluções de rede vêm evoluindo exponencialmente, e tecnologias como o 4G, 4.9G e o 5G, tornam a conectividade de alto desempenho mais preparada para os sensores, máquinas e processos da Indústria 4.0.

Benefícios da aplicação da Manufatura Inteligente
Questões de segurança de TI, confiabilidade e estabilidade para comunicação máquina a máquina, necessidade de manter a integridade dos processos de produção, proteger o know-how industrial (arquivos de controle do equipamento de automação industrial), são alguns dos desafios de implementação da MI na indústria. Porém, após a sua execução, é possível conquistar diversas oportunidades e insights para melhorias no processo de gestão, como por exemplo:

Melhoria na tomada de decisões, uma vez que as análises fornecem dados sobre o desempenho da produção, demanda do mercado, eficiência de recursos, entre outros aspectos, permitindo decisões embasadas e melhorias contínuas;

Maior capacidade de inovação, pois a integração da inteligência artificial e a análise avançada de dados permitem descobrir informações valiosas para impulsionar a inovação e o desenvolvimento de produtos mais sofisticados e personalizados;

Melhoria na qualidade do produto, por meio da digitalização dos processos, que possibilita um controle de qualidade mais rigoroso e preciso. Com a análise de dados em tempo real, é possível monitorar continuamente o desempenho e identificar problemas ou desvios rapidamente. Isso permite ações corretivas imediatas, resultando no aumento do rendimento com utilização dos recursos de forma eficaz, gerando produtos de maior qualidade e menor taxa de defeitos;

Redução de custos, já que a automação ajuda a diminuir a dependência de mão de obra e os erros humanos, resultando em menor retrabalho e desperdício de materiais. Além disso, com um melhor acesso aos dados, é possível aumentar a precisão das previsões e identificar oportunidades de otimização de processos, economizando recursos e melhorando a eficiência energética;

Maior flexibilidade de produção, pois a integração de tecnologias avançadas permite uma rápida reconfiguração da linha de produção, comunicação em tempo real entre máquinas e sistemas, ajustes ágeis para atender a demandas específicas de produtos e a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficiente. Dessa forma, as empresas podem se adaptar rapidamente às mudanças nas demandas do mercado e produzir uma variedade de produtos com eficiência, mantendo a qualidade e a competitividade.

O impacto da Manufatura Inteligente no futuro
Com a aplicação da Manufatura Inteligente, é possível realizar mudanças significativas no futuro, como, por exemplo, a personalização em massa. Com o avanço da tecnologia, será possível produzir bens de consumo altamente adaptados às necessidades individuais dos clientes, permitindo assim a produção flexível e ágil de produtos personalizados, atendendo às demandas crescentes por diversidade de produtos e experiências exclusivas.

A cibersegurança também é uma preocupação. Com a crescente conectividade entre máquinas e sistemas, as empresas precisarão adotar medidas robustas para proteger seus dados, propriedade intelectual e infraestrutura contra ameaças cibernéticas. A segurança será um elemento-chave para garantir a confiabilidade e a integridade dos processos de fabricação inteligentes.

Outro exemplo é a Fábrica Inteligente, que consiste em uma rede interconectada de máquinas, mecanismos de comunicação e poder de computação, utilizando tecnologias avançadas como IA e Machine Learning para analisar dados, conduzir processos automatizados e aprender continuamente. Essa junção é caracterizada pela sua capacidade de adaptação à eficiência dos recursos e ergonomia, bem como a integração de clientes e parceiros de negócios em processos de negócios e de valor.

É importante destacar que a Manufatura Inteligente não se limita somente à indústria. Ela pode ser aplicada em outros setores e ambientes, para melhorar a eficiência e qualidade dos processos, bem como oferecer melhorias nos serviços e soluções. Portanto, pode ser utilizada em áreas como agricultura de precisão, saúde, com fabricação de dispositivos médicos e na gestão de suprimentos de produtos farmacêuticos, na logística para otimizar a cadeia de suprimentos, no setor de energia para a geração de energia e distribuição para serem otimizadas através de tecnologias inteligentes e assim por diante.

Por Renato Bueno, diretor de Digitalização Industrial da Nokia para a América Latina e Rogério Moreira (foto), gerente executivo no SiDi .

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.