book_icon

IA generativa ainda está em fase de teste nas empresas, diz estudo da Intel

A pesquisa ML Insider da cnvrg.io fornece uma análise da indústria de aprendizado de máquina, destacando as principais tendências, pontos de interesse e desafios que os profissionais de IA enfrentam

IA generativa ainda está em fase de teste nas empresas, diz estudo da Intel

A cnvrg.io, uma empresa Intel e fornecedora de plataformas de Inteligência Artificial (IA) e modelos de linguagem grande (LLM), divulgou os resultados de sua pesquisa 2023 ML Insider. Embora todos os setores pareçam estar correndo em direção à IA, a pesquisa anual revelou que, apesar do interesse, a maioria das organizações ainda não está aproveitando a tecnologia de IA generativa (GenAI).

Lançada pelo terceiro ano, a pesquisa ML Insider da cnvrg.io fornece uma análise da indústria de aprendizado de máquina, destacando as principais tendências, pontos de interesse e desafios que os profissionais de IA enfrentam todos os dias. O relatório deste ano oferece insights de um painel global de 430 profissionais de tecnologia sobre como estão desenvolvendo soluções de IA e suas abordagens para aplicar IA generativa em seus negócios.

Não há dúvida de que a GenAI está tendo um impacto na indústria. Em comparação com 2022, o uso de chatbots/agentes virtuais aumentou 26% e a tradução/geração de texto aumentou 12% em 2023, conforme casos de uso populares de IA

“Embora ainda esteja em desenvolvimento inicial, a IA generativa tem sido uma das tecnologias mais comentadas de 2023. A pesquisa sugere que as organizações podem estar hesitantes em adotar GenAI devido às barreiras que enfrentam ao implementar LLMs”, disse Markus Flierl, vice-presidente corporativo e gerente-geral de serviços em Nuvem da Intel. “Com maior acesso a infraestrutura e serviços econômicos, como os fornecidos pelo cnvrg.io e pela Intel Developer Cloud, esperamos uma maior adoção no próximo ano, pois será mais fácil ajustar, personalizar e implementar LLMs existentes sem exigir talentos de IA para gerenciar a complexidade”, comentou.

Tendências de adoção de GenAI

Apesar do aumento da conscientização sobre a tecnologia GenAI em 2023, ela é apenas uma fatia do cenário geral da IA. A pesquisa revela que a adoção de grandes modelos de linguagem (os modelos para treinamento de aplicações e soluções generativas de IA) nas organizações permanece baixa.

Três quartos dos entrevistados relataram que suas organizações ainda não implementaram modelos GenAI em produção, enquanto 10% dos entrevistados relataram que suas organizações lançaram soluções GenAI em produção no ano passado. A pesquisa também mostra que os entrevistados baseados nos EUA (40%) são significativamente mais propensos do que aqueles fora dos EUA (22%) a implementar modelos GenAI.

Embora a adoção possa não ter decolado, as organizações que implementaram modelos GenAI estão obtendo benefícios. Cerca de metade dos entrevistados afirma ter melhorado a experiência do cliente (58%), melhorado a eficiência (53%), melhorado as capacidades do produto (52%) e beneficiado com a redução de custos (47%).

Desafios de adoção

O estudo indica que a maioria das organizações aborda a GenAI construindo as suas próprias soluções LLM e personalizando-as de acordo com os seus casos de utilização, mas quase metade dos entrevistados (46%) vê a infraestrutura como a maior barreira para o desenvolvimento de LLMs em produtos.

A pesquisa destaca outros desafios que podem estar causando uma adoção lenta da tecnologia LLM nas empresas, como a falta de conhecimento, custos e conformidade. Dos entrevistados, 84% admitem que as suas competências precisam de ser melhoradas devido ao crescente interesse na adoção do LLM, enquanto apenas 19% dizem ter uma forte compreensão dos mecanismos de como os LLMs geram respostas.

Isto revela uma lacuna de conhecimento como uma barreira potencial à adoção da GenAI que se reflete nas organizações que citam a complexidade e a falta de talento em IA como as maiores barreiras à adoção e aceitação da IA. Além disso, os entrevistados classificam a conformidade e a privacidade (28%), a confiabilidade (23%), o alto custo de implementação (19%) e a falta de habilidades técnicas (17%) como as maiores preocupações com a implementação de LLMs em seus negócios. Ao considerar o maior desafio para colocar os LLMs em produção, quase metade dos entrevistados apontam para a infraestrutura.

Não há dúvida de que a GenAI está tendo um impacto na indústria. Em comparação com 2022, o uso de chatbots/agentes virtuais aumentou 26% e a tradução/geração de texto aumentou 12% em 2023, conforme casos de uso populares de IA. Isso pode ser devido ao aumento da tecnologia LLM em 2023 e aos avanços na tecnologia GenAI. As organizações que implementaram GenAI com sucesso no ano passado veem benefícios da aplicação de LLMs, como uma melhor experiência do cliente (27%), maior eficiência (25%), recursos aprimorados de produtos (25%) e economia de custos (22%) .

O portfólio de hardware e software da Intel, incluindo cnvrg.io, oferece aos clientes flexibilidade e opções ao projetar uma solução de IA ideal com base nas respectivas metas de desempenho, eficiência e custos. cnvrg.io ajuda as organizações a aprimorar seus produtos com GenAI e LLMs, tornando mais econômica e fácil a implementação de grandes modelos de linguagem no hardware desenvolvido especificamente pela Intel. A Intel é a única empresa com todo o espectro de plataformas de hardware e software, oferecendo soluções abertas e modulares para custo total de propriedade competitivo e tempo de obtenção de valor que as organizações precisam para vencer nesta era de crescimento exponencial e IA em todos os lugares.

Serviço
cnvrg.io/ml-insider-results-2023

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento