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UiPath destaca sete tendências para a Inteligência Artificial e a Automação

Entre elas estão a urgência de novos modelos educacionais e de trabalho, o avanço da mineração de processos, modelos de linguagem e copilotos virtuais, entre outras

UiPath destaca sete tendências para a Inteligência Artificial e a Automação

A UiPath, empresa de software de automação empresarial, traçou uma visão geral com sete tendências para o mercado de tecnologia em 2024, com base em análises de pesquisas e estudos renomados e suas próprias percepções e experiências. Essas tendências estarão norteando a estratégia da empresa no próximo ano. São elas:

1. 2024 será o ano em que as empresas farão progressos reais na transformação da promessa da Inteligência Artificial (IA) em desempenho, com um grande impulso para a automação empresarial

A IA veio para ficar, e os planos se concretizarão, com 88% das empresas afirmando que terão alocado capital para desenvolver suas competências em IA, conforme apontou o CEO Outlook Global Report, publicado pela consultoria Ernest Young em julho deste ano. Muitos CEOs estão recorrendo à automação para ajudá-los a executar seus planos de IA, entendendo a combinação de tecnologias como um multiplicador de força para a IA. A McKinsey estima que “ao combinar a IA Generativa (GenAI) com todas as outras tecnologias, a automatização do trabalho poderia acrescentar 0,2 a 3,3 pontos percentuais anualmente ao crescimento da produtividade”.

Uma das projeções da UiPath é que, até 2024, veremos um foco significativo na elaboração de políticas e abordagens que reflitam as necessidades e opiniões dos funcionários, empregadores, sindicatos, governos e do público em geral, pelo menos em países onde a IA está mais avançada

2. As empresas que pretendam obter um forte retorno dos seus investimentos em IA, bem como resultados mais rápidos, recorrerão a soluções integradas, como o IDP (Intelligent Document Process) e a mineração de comunicações

A mineração de comunicações pode compreender um grande volume de e-mails, textos e outros dados não estruturados da empresa e transformar cada mensagem em dados acionáveis, em tempo real e em qualquer canal de comunicação. E a mineração de processos e tarefas proporciona uma visão profunda e assertiva de operações complexas. Os testes automatizados têm o potencial de reduzir o desenvolvimento de soluções e a execução de aplicativos empresariais. Com essa combinação, os resultados da IA são acelerados e as empresas começam a colher os benefícios da tecnologia mais rapidamente.

“Os CEOs estão se conscientizando de que o uso de IA com soluções de automação de processos acelera o retorno do investimento. É preciso olhar a empresa como um todo, trabalhar na mineração de dados e processos e combinar tecnologias para obter os resultados desejados em muito menos tempo”, afirma Edgar Garcia, vice-presidente regional da UiPath para a América Latina.

3. Os processos e tarefas de mineração darão mais transparência às operações, possibilitando um fluxo de melhoria contínua nas empresas

A inteligência de processos – uma combinação potente de capacidades de IA construídas em torno de um núcleo de mineração avançada de processos, tarefas e comunicações – tem uma gestão de operações avançada. Isso dá às empresas as ferramentas necessárias para monitorar e avaliar continuamente seus processos de ponta a ponta, em sistemas e silos. Também é possível identificar as melhores soluções com o maior ROl para manter os fluxos de trabalho em andamento com eficiência.

4. Large Language Models (LLMs) e GenAI impulsionarão o próximo nível de consultores virtuais proativos, intuitivos e comunicativos – reinventando a forma como trabalhamos com máquinas e inaugurando um novo crescimento na produtividade global

Num estudo recente da KPMG sobre GenAI, 65% dos executivos dos EUA afirmaram que os avanços na GenAI e nos LLMs terão um impacto significativo nas suas organizações nos próximos três a cinco anos. Por outro lado, 60% deles afirmaram que demorou pelo menos um ano para lançarem as primeiras soluções.

Na avaliação da UiPath, uma área que está em ascensão são os copilotos, assistentes de desktop virtuais que entendem os contextos e tarefas de trabalho das pessoas e se comunicam em linguagem simples. Os copilotos podem aprender rapidamente a concluir automaticamente uma ampla gama de atividades e tomar medidas proativas para tornar o fluxo de trabalho mais rápido e tranquilo.

“Na UiPath, desenvolvemos o UiPath Autopilot, que executa, com treinamento mínimo, tarefas como copiar e colar dados e imagens em formulários Web, planilhas e sistemas de software corporativo (ERPs, CRMs etc.), ler e responder e-mails, extrair anexos, gerando relatórios, entendendo tarefas manuais e criando automações para substituí-las, entre outras possibilidades”, explicou Garcia. “Embora esta tecnologia permita que os profissionais se concentrem nas necessidades essenciais do negócio e evitem perder tempo em tarefas repetitivas ou burocráticas, também é importante ter um ser humano no circuito para rever o resultado da máquina e garantir bons resultados”, comentou.

5. A automação abrirá caminho para o futuro do trabalho, aproveitando a IA para eliminar o trabalho manual na manutenção de robôs, automação predial, modelos de treinamento e muito mais

“Reduzir o tempo de treinamento do modelo é fundamental para acelerar o valor e o ROI com IA. Novas técnicas estão acelerando o tempo de treinamento do modelo em até 80% – de uma semana para um dia para cenários complexos, ou até minutos para formulários mais simples”, disse Graham Sheldon, diretor de Produtos da UiPath.

6. IA segura. A liderança tomará medidas sérias para combater os riscos da IA, e os cientistas e fornecedores de IA responderão com uma série de novas recomendações

Os líderes reconhecem as vantagens e os benefícios da IA, mas também estimam o seu risco potencial devido ao uso indevido da tecnologia ou a erros de cálculo. Mecanismos de controle precisam ser criados. Mas parece que o progresso na área é lento. O estudo da KPMG mencionado acima aponta que apenas 5% das empresas já tinham uma política madura de governança de IA em vigor e apenas 19% estavam em processo de implementação de uma. No entanto, a UiPath prevê que veremos uma forte aceleração na adoção da governança de Al no próximo ano, auxiliada por inovações.

7. Redefinir modelos de trabalho. Construiremos novos relacionamentos com as máquinas e o modo como trabalhamos

Segundo a UiPath, é necessário aprender com as profissões que estão mais adiantadas no caminho da adoção da IA, como programadores, radiologistas, representantes de atendimento ao cliente, entre outros. As suas experiências devem ser utilizadas para estruturar melhores formas de colaboração e definir as competências mais importantes para outros empregos de alto impacto de lA.

“Também é essencial pensar mais profundamente sobre as implicações de uma força de trabalho virtual”, disse Garcia. “Uma das projeções da UiPath é que, até 2024, veremos um foco significativo na elaboração de políticas e abordagens que reflitam as necessidades e opiniões dos funcionários, empregadores, sindicatos, governos e do público em geral, pelo menos em países onde a IA está mais avançada”, explicou.

Para a empresa, o ano de 2024 será também marcado por uma redefinição de competências essenciais e pela requalificação dos trabalhadores para assumirem novos papéis e responsabilidades e também por uma nova concepção do sistema educacional. “É claro que as mudanças estão em diferentes fases no mundo, mas são reais. As empresas que desejam se manter competitivas precisarão rever seus modelos de negócios, possibilitando a capacitação de seus colaboradores para esta nova realidade que surge, criando polices para trabalharem de forma segura e transparente com IA. Além disso, é urgente que os países estruturem a educação tendo em mente este novo mundo”, finalizou Garcia.

Serviço
www.uipath.com

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