book_icon

Parceiros da AWS estão se unindo para enfrentar a complexidade da Nuvem

O relatório ISG Provider Lens AWS Ecosystem Partners 2023 para o Brasil constata que os fornecedores estão formando parcerias que lhes permitem atender às demandas dos clientes

Parceiros da AWS estão se unindo para enfrentar a complexidade da Nuvem

Fornecedores de serviços rivais no ecossistema AWS estão temporariamente deixando a concorrência de lado e reunindo seus recursos para atender às diversas necessidades de seus clientes brasileiros, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado pelo Information Services Group (ISG), empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia.

O relatório ISG Provider Lens AWS Ecosystem Partners 2023 para o Brasil constata que os fornecedores estão formando parcerias que lhes permitem atender às demandas dos clientes por serviços específicos da AWS de forma mais eficaz. À medida que cresce a necessidade das organizações de inovar e acelerar a Transformação Digital, nem todos os prestadores de serviços possuem, por si só, a experiência que os clientes necessitam ou os recursos para satisfazer requisitos específicos do projeto, afirma o relatório do ISG.

Alguns parceiros da AWS já estão trabalhando na verticalização dentro de suas organizações internas, antecipando um movimento correspondente por parte da AWS em direção à verticalização da plataforma em Nuvem

“Essas alianças fazem sentido para os negócios”, disse Bernie Hoecker, sócio, líder de Transformação de Nuvem Empresarial do ISG. “Os parceiros da AWS no Brasil estão comprometidos em oferecer serviços mais avançados, com uma visão mais ampla para identificar necessidades específicas”, observou.

De acordo com o relatório do ISG, os parceiros AWS com melhor desempenho têm um histórico comprovado de projetos bem-sucedidos no longo prazo e trazem uma visão holística para a Transformação Digital, com ofertas de consultoria e serviços profissionais, tecnologia e soluções personalizadas. As principais áreas de foco, tanto para coinovação quanto para investimento, incluem desenvolvimento de aplicativos nativos da Nuvem, modernização de aplicativos legados, computação de Borda baseada em IoT, mobilidade conectada, ML automatizado, gerenciamento híbrido, suporte Multicloud, segurança e conformidade, práticas aprimoradas de FinOps, soluções de IA conversacional de generativa e soluções AWS baseadas em segmentos de negócios, afirma o relatório do ISG.

Conforme a computação em Nuvem amadurece no Brasil, a ênfase está mudando do Custo Total de Propriedade (TCO) para os resultados de negócios, afirma o relatório do ISG. Há uma tendência crescente entre a AWS e seus parceiros de se concentrarem nas necessidades de setores empresariais específicos. Os clientes provavelmente exigirão serviços cada vez mais complexos com conhecimento profundo e certificação em setores específicos da indústria, afirma o relatório. Com isso em mente, alguns parceiros da AWS já estão trabalhando na verticalização dentro de suas organizações internas, antecipando um movimento correspondente por parte da AWS em direção à verticalização da plataforma em Nuvem, afirma o ISG.

“Uma coisa que vem unificando as empresas brasileiras em todas as verticais é o impulso para desenvolver serviços avançados de ciência de dados”, disse Jan Erik Aase, sócio e líder global do ISG Provider Lens Research. “A economia brasileira começa a perceber que os dados e suas análises são indispensáveis para o sucesso dos negócios”, afirmou.

O relatório também examina como as agências governamentais no Brasil passaram a valorizar os benefícios do uso da Nuvem e a incorporar mais Nuvem em seus sistemas por meio de processos de aquisição.

O relatório ISG Provider Lens AWS Ecosystem Partners 2023 para o Brasil avalia as capacidades de 40 fornecedores em seis quadrantes: AWS Consulting Services, AWS Migration Services, AWS Managed Services, AWS Data Analytics and Machine Learning, AWS SAP Workloads e AWS Brazil Public Sector – Technology Services.

O relatório nomeia BRLink, Compass UOL, dataRain, Dedalus, IPsense, Logicalis e TIVIT como Líderes em quatro quadrantes cada, enquanto Claranet, Darede, Nextios e SoftwareONE são nomeadas como Líderes em três quadrantes cada. Accenture, Embratel e Extreme Group são nomeadas Líderes em dois quadrantes cada, enquanto G&P, MIGNOW, Sky.One, ST IT Cloud, T-Systems e Wipro são nomeadas Líderes em um quadrante cada.

Além disso, a e-Core é nomeada como Rising Star – uma empresa com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG – em três quadrantes, enquanto a GFT é nomeada como Rising Star em dois quadrantes. Enkel e SoftwareONE são nomeadas Rising Stars em um quadrante cada.

Serviço
www.isg-one.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.