book_icon

Atos e WWF firmam parceria para alavancar tecnologias sustentáveis

Parceria estratégica de três anos visa promover tecnologias de apoio à conservação da biodiversidade e incentivar as empresas a se descarbonizarem

Atos e WWF firmam parceria para alavancar tecnologias sustentáveis

A Atos e o World Wide Fund for Nature (WWF) anunciaram uma parceria estratégica de três anos para alavancar a tecnologia de apoio à conservação da biodiversidade e incentivar as empresas a se descarbonizarem. A parceria foi projetada para lidar com três prioridades – transformação dos negócios, financiamento e influência – que são essenciais para o enfrentamento eficaz da crise atual da biodiversidade. Como parte da parceria, quatro iniciativas estão sendo implementadas, aproveitando a expertise da Atos e do WWF de todo o mundo.

A Atos e o WWF definiram os seguintes projetos pelos quais as organizações de conservação e outras partes interessadas podem se beneficiar da experiência tecnológica da Atos:

A Atos tem se comprometido há mais de 12 anos a descarbonizar suas próprias operações, bem como acompanhar seus clientes em seus próprios esforços

Automatização da vigilância da biodiversidade – o primeiro projeto tem como objetivo trazer automação para o monitoramento de ecossistemas importantes. Os especialistas da Atos estão trabalhando para combinar o uso de inteligência artificial para analisar imagens de satélite com o desenvolvimento de algoritmos que identificam padrões em um determinado período de tempo para identificar tendências irregulares que possam indicar um impacto negativo sobre a biodiversidade. No futuro, as organizações poderão não apenas identificar as áreas de maior preocupação, mas também se beneficiarão de soluções preditivas para a conservação da natureza. O primeiro piloto, que já está sendo desenvolvido, analisará campos e savanas no leste da África.

Previsão e prevenção de riscos epidêmicos – o segundo projeto se concentra em previsão de pontos críticos de surgimento de zoonoses (doenças que se propagam entre espécies, incluindo os seres humanos). As equipes da Atos estão desenvolvendo algoritmos de aprendizado de máquina (Machine Learning) para analisar dados demográficos, ambientais, de saúde animal e de patógenos, a fim de identificar padrões e prever o risco de novas doenças. Essas soluções complementarão os sistemas de vigilância existentes, fornecendo dados preditivos para governos e organizações se anteciparem e tomarem medidas preventivas antes que a ameaça de uma epidemia se torne realidade. Um piloto está sendo desenvolvido para analisar dados disponíveis na bacia do Rio Mekong (Ásia).

Aprimoramento de ferramentas tecnológicas – o terceiro projeto visa aprimorar uma solução existente conhecida como SMART (Spatial Monitoring and Reporting Tool), que já é usada por 50 mil agentes em 80 países para apoiar a conservação da vida selvagem e do ecossistema. Os especialistas da Atos estão desenvolvendo um processo simplificado e mais eficiente com a equipe de TI da SMART para melhorar sua usabilidade em campo. Além disso, estão desenvolvendo painéis aprimorados e opções de visualização para oferecer aos usuários insights maiores e mais granulados sobre seus dados. Eles também estão aprimorando o SMART com uma ferramenta para apoiar os usuários que trabalham para mudar o “conflito para a coexistência”, ou seja, gerenciar holisticamente conflitos entre humanos e animais selvagens para criar benefícios mútuos de coexistência.

Promovendo iniciativas de descarbonização para indústrias

A Atos e o WWF se propuseram a analisar, anualmente, um setor que tenha uma pegada de carbono significativa, para identificar suas principais alavancas de descarbonização e fornecer recomendações para acelerar seus esforços de descarbonização. O primeiro relatório se concentra no transporte marítimo, que representou cerca de 80% do comércio global em volume em 2022 e é responsável por cerca de 3% das emissões globais de gases de efeito estufa.

Desde a publicação da nova estratégia de gases de efeito estufa (GEE) do Comitê de Proteção do Meio Ambiente Marinho da International Marine Organization (IMO) em julho de 2023, as equipes da Atos e do WWF compilaram a literatura dedicada à descarbonização do transporte marítimo em um relatório abrangente. Elas descobriram que a maioria das pesquisas se concentra em novos combustíveis e no design de navios, iniciativas que podem levar muito tempo para causar um impacto nas emissões de gases de efeito estufa. Para fornecer aos líderes de sustentabilidade um roteiro claro e mais viável a médio prazo, a pesquisa concentra-se na eficiência energética, nas alavancas operacionais e nos casos concretos de uso em que a tecnologia digital pode ajudar o setor de transporte marítimo a descarbonizar suas operações.

Atos apoia projetos de biodiversidade do WWF França

Como parte da parceria, a Atos apoia dois projetos de captura e restauração de carbono gerenciados pelo WWF França:

– o projeto Posidonia, que visa proteger os prados de Posidonia, uma planta notável por sua ampla capacidade de estocar carbono, na região do Mediterrâneo (principalmente Turquia, Grécia, França e Tunísia);

– o projeto Nature Impact para a conservação ou restauração da biodiversidade florestal na França, usando a abordagem desenvolvida pelo WWF com base em Pagamentos por Serviços Ecossistêmicos (PES).

Atos e WWF incentivam o envolvimento dos funcionários em projetos de sustentabilidade impulsionados pelo WWF

Muitos dos funcionários da Atos já estão regularmente envolvidos em trabalho voluntário e preservação ambiental. A Atos e o WWF pretendem facilitar e incentivar esse compromisso com um programa dedicado, que integrará oportunidades de voluntariado presencial e digital, em uma plataforma compatível com as estruturas de relatórios de RSC (Responsabilidade Social Corporativa). Os primeiros programas de engajamento para os funcionários da Atos serão lançados em países-piloto em 2024.

“Os impactos devastadores das mudanças climáticas e da destruição da natureza são notados em toda parte. Essa crise dupla exige soluções urgentes, inovadoras e escalonáveis, A tecnologia, se canalizada da maneira correta, tem o enorme potencial para ajudar a enfrentar alguns dos desafios urgentes que enfrentamos hoje. Estamos entusiasmados com essa nova parceria com a Atos, pois ela nos permitirá colaborar com o avanço de ferramentas tecnológicas tão necessárias para apoiar nossos esforços para parar e reverter a destruição da natureza no campo e em um nível de diplomacias políticas”, disse Kirsten Schuijt, diretora-geral do WWF.

“Estamos muito entusiasmados em anunciar nossa parceria com a Atos, que já está produzindo resultados na otimização e aumentando o alcance de alguns dos projetos de conservação do WWF. Ajudar-nos a identificar melhor as mudanças nos habitats das principais áreas de biodiversidade e modernizar algumas das ferramentas de coleta e análise de dados usadas pelas equipes de conservação da vida selvagem são alguns dos resultados já alcançados em nosso trabalho conjunto. A parceria com a Atos representa um avanço significativo, permitindo-nos aproveitar a tecnologia para ajudar a atingir nossos objetivos de conservação”, comentou Véronique Andrieux, CEO do WWF França.

“Estamos entusiasmados em anunciar essa parceria estratégica com o WWF, que está alinhada com nossas ambições e expertises. A Atos tem se comprometido há mais de 12 anos a descarbonizar suas próprias operações, bem como acompanhar seus clientes em seus próprios esforços. Estou extremamente orgulhoso de que nossa experiência tecnológica esteja sendo colocada em prática para acelerar as estratégias de descarbonização e apoiar as práticas de conservação e os projetos de biodiversidade do WWF em todo o mundo”, finalizou Nourdine Bihmane, CEO da Atos e da Tech Foundations.

Serviço
www.atos.net

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.