book_icon

Nokia desenvolve IA que configura redes por meio de linguagem natural

Natural-Language Networks permitirá que as redes sejam operadas por meio de fala simples ou comandos de texto, compreendendo a intenção dos usuários

Nokia desenvolve IA que configura redes por meio de linguagem natural

A Nokia está dando um grande salto em direção a tornar as redes verdadeiramente autônomas. O Nokia Bell Labs anunciou um avanço de pesquisa pioneiro no setor, chamado Natural-Language Networks, que permitirá que as redes sejam operadas por meio de fala simples ou comandos de texto. Estas redes compreenderão a intenção dos usuários e terão a inteligência para agir de acordo com elas de forma autônoma.

As redes de linguagem natural eliminarão a complexidade do gerenciamento de redes, ao mesmo tempo que permitirão muito mais capacidade de resposta às necessidades do usuário final. Ao aproveitar a IA, estas redes permitirão que os prestadores de serviços forneçam e mantenham a configuração de rede ideal para qualquer cliente no momento em que for solicitada.

A UNEXT tornará o processo de integração segura de qualquer coisa com a rede uma tarefa simples, transformando a própria rede em um sistema operacional

Além disso, as Natural-Language Networks aprendem continuamente com suas ações, otimizando ainda mais a rede a cada solicitação sucessiva. À medida que o seu conhecimento aumenta, a rede antecipa as necessidades de serviços e aplicações e adapta-se a elas sem qualquer intervenção humana.

“As operadoras não precisarão explorar catálogos técnicos ou descrições complexas de API quando configurarem redes. Em vez disso, uma declaração simples como ‘otimizar a rede no local X para o serviço Y’ funcionará. Essas solicitações poderiam ser usadas para configurar uma rede sem fio em uma fábrica para automação de robôs ou otimizar redes em um show para uma enxurrada de uploads de mídia social”, disse Csaba Vulkan, líder de Pesquisa em Automação de Sistemas de Rede da Nokia Bell Labs.

A Natural-Language Network é um componente de uma nova iniciativa de pesquisa do Nokia Bell Labs chamada UNEXT. Nomeado em homenagem ao Unix, o lendário sistema operacional (SO) inventado pela Bell Labs, o UNEXT redefinirá software e sistemas de rede da mesma forma que o Unix remodelou a computação. A UNEXT tornará o processo de integração segura de qualquer coisa com a rede uma tarefa simples, transformando a própria rede em um sistema operacional.

“As redes de linguagem natural oferecem uma prévia de um dos muitos recursos do UNEXT. A redução da complexidade do gerenciamento de rede se ajusta perfeitamente ao objetivo da UNEXT de ampliar o alcance dos sistemas em rede, quebrando barreiras que impedem a interoperabilidade desses sistemas”, finalizou Azimeh Sefidcon, chefe de Sistemas de Rede e Pesquisa de Segurança da Nokia Bell Labs.

Serviço
www.nokia.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.