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Compartilhamento de Dados entre departamentos apoia a performance do negócio

Em todo o mundo, mercados de diferentes segmentos têm se tornado cada vez mais ágeis e dinâmicos. Isso acompanha o avanço de novas tecnologias de monitoria, gestão e vendas que proporcionam a transformação digital nas empresas, gerando ganho de tempo, melhorando a eficiência operacional e aumentando o nível de competitividade.

A adoção de tecnologias de análise de dados (analytics) têm se tornado cada vez mais usuais e cruciais para as empresas se manterem vivas em seus respectivos mercados. Elas permitem a extração e análise de dados valiosos que geram os insights estratégicos necessários para direcionar a operação. Essa é a sua principal função. Mas o que fazer com essas informações posteriormente?

Uma das dificuldades que as companhias enfrentam é manter suas áreas internas informadas a respeito do desempenho dos negócios. Existe uma falta de comunicação em uma linguagem unificada que promova o alinhamento interdepartamental. Para entender a necessidade e os requisitos da análise interdepartamental, a consultoria Dimensional Research realizou uma pesquisa em 2022 com mais de 300 profissionais de diferentes níveis de senioridade e linhas de negócios (finanças, vendas, RH, marketing, operações, TI, etc.), mas que sinalizaram desempenhar papel na análise de informações. O objetivo do estudo foi entender os desafios enfrentados por essas áreas para melhorar a performance do negócio, quantificar a extensão do problema e avaliar uma solução analítica que unificasse a fonte de informações para as demais áreas.

A análise identificou que 93% dos entrevistados da pesquisa relataram dificuldade em coletar dados necessários, KPIs e criar relatórios. Os departamentos de Marketing, P&D e Finanças foram apontados como os mais difíceis de se obter dados. 78% precisam esperar dois ou mais dias para receber os dados necessários. Mais de 75% dos entrevistados relataram um atraso de pelo menos dois dias esperando pelos dados necessários de outros departamentos, com quase metade (46%) alegando quatro ou mais dias úteis. Esse prazo é muito longo se pensarmos em concorrentes que conseguem compartilhar informações com suas equipes de forma mais rápida e eficiente.

O tempo demandado para a coleta de informações foi outro fator em evidência na pesquisa. 68% dizem que gastam mais de 20% de seu tempo coletando dados para as partes interessadas nos negócios e, aproximadamente um terço, relata que gasta mais de 30% do seu tempo nesta tarefa.

Para suprir essa demanda, é preciso contar com uma solução de analytics que permita enxergar o valor dos dados de forma clara, preferencialmente com base na nuvem. Ela deve ajudar a simplificar a comunicação e a colaboração interdepartamental, permitindo a visualização das informações em uma plataforma unificada e com dados confiáveis sobre o desempenho do negócio. Ela deve unir dados de ERP, gerenciamento de capital humano (HCM), cadeia de suprimentos (SCM) entre outras fontes de informação relevantes para a companhia de forma que todos possam acessá-los em um hub comum.

Empresas de vanguarda estão adotando ferramentas sofisticadas de análise de dados para catalisar a tomada de decisões informadas e impulsionar a eficiência operacional. Entre essas soluções, o Fusion Analytics Warehouse emerge como um componente crucial, especialmente na era do Big Data.

A Oracle oferece uma solução Fusion Analytics Warehouse de ponta, que transcende os métodos tradicionais de análise de dados. Construído na nuvem, oferece uma integração sem precedentes de dados de ERP, HCM, SCM e outras fontes críticas, consolidando-os em um repositório unificado. Esta centralização elimina silos de dados, facilitando o acesso rápido e a disseminação de insights valiosos através de departamentos. Imagine a capacidade de prever tendências de mercado, comportamento do consumidor e flutuações de inventário, tudo a partir de uma única interface.

Além disso, soluções como o Google Analytics e o Tableau têm permitido às empresas mergulharem profundamente nas métricas do usuário, otimizando estratégias de marketing e vendas com base no comportamento real do consumidor. Enquanto isso, o Power BI da Microsoft oferece visualizações interativas e capacidades de business intelligence, facilitando a compreensão de complexas paisagens de dados.

No entanto, o verdadeiro valor do Fusion Analytics Warehouse reside na sua capacidade de transformar dados em ação. Com a IA e o Machine Learning integrados, ele não apenas interpreta dados, mas aprende com eles, sugerindo ações proativas para melhorar o desempenho do negócio e prever futuros desafios e oportunidades. Isso é vital em um ambiente onde os profissionais lutam para coletar dados significativos.

Vale lembrar que as informações compartilhadas entre os departamentos de uma empresa devem estar de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), criada em 2018 pelo governo federal. Além disso, é importante contar com soluções de cibersegurança eficazes que bloqueiem qualquer tentativa de invasão e vazamento de dados da empresa para agentes externos.

Já sabemos que a adoção de soluções analíticas avançadas, especialmente aquelas oferecidas pelo Fusion Analytics Warehouse, é menos uma opção e mais uma necessidade no clima de negócios atual. Elas oferecem uma vantagem competitiva inegável, transformando dados brutos em estratégias de negócios tangíveis e de alto impacto. Em um mundo onde o tempo é, indiscutivelmente, a moeda mais valiosa, investir em tecnologia que economiza tempo e, por extensão, dinheiro, é a decisão mais prudente que líderes empresariais visionários podem tomar.

Por Diógenes Ravaglia, líder de Arquitetura de Solução em Nuvem OCI, Azure e AWS, da Ninecon.

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