book_icon

Sistema de Intimações da AASP, com recursos de IA, facilita processos

Em apenas dois meses, AASP faz história ao transformar a experiência e rotina de milhares de advogados pelo Brasil, recomendando cursos, doutrinas e jurisprudência

Sistema de Intimações da AASP, com recursos de IA, facilita processos

Prestes a completar apenas dois meses de lançamento, o novo recurso de Inteligência Artificial, vinculado ao sistema de intimações da AASP – Associação de Advogados, tem muito a comemorar. Até o momento, já se somam 1.227.667 recomendações feitas aos advogados de todos País, divididos entre jurisprudência (454.527), seguidos das doutrinas (388.239) e das recomendações de cursos (384.901).

“Sem dúvida esse é um grande marco na história da advocacia brasileira. Estamos completando oito décadas de atuação em 2023 com o lançamento inédito do uso da Inteligência Artificial (IA), que chegou para potencializar e facilitar o exercício da profissão no País. Mais do que realizar e lançar produtos, é preciso manter-se à frente e olhar em direção ao futuro, e inovar é uma premissa da AASP”, afirma Eduardo Mange, presidente da entidade.

A novidade passou a funcionar no processo de intimações em 24 de agosto, anunciada durante o 14º Encontro Anual da AASP, e foi recebida com entusiasmo pelos profissionais na área.

O sistema de intimações da instituição já era uma referência no país, por ser totalmente informatizado e distribuído no formato digital para cerca 75 mil pessoas do corpo associativo em todo o Brasil. Atualmente, uma equipe especializada faz a leitura de 119 diários. As informações coletadas são organizadas e atualizadas no sistema, além de serem conferidas, em último nível, por agentes que garantem mínimo de falha, reduzindo quase a zero envios de homônimos e outros erros. Só no primeiro semestre de 2023, a AASP tratou mais de 50 milhões de publicações. Agora, o recurso ficou ainda mais eficiente e dinâmico com a implantação de recursos de IA que passou a recomendar a jurisprudência, doutrinas e cursos AASP relativos ao processo.

“O sistema incorpora, assim, a habilidade de aprender com dados históricos para informar suas decisões. Dentro desse subgênero de Inteligência Artificial Limitada, há a capacidade de armazenar, processar e recuperar informações, o que eleva a complexidade dos comportamentos propensos a tomadas de decisões bem fundamentadas. Além disso, a nova funcionalidade é aprimorada a cada minuto, com o uso da plataforma por milhares de associados. Assim, o desenvolvimento do recurso ocorrerá rapidamente, por conta da força do associativismo”, explica Helton Germano, gerente de Tecnologia da AASP.

Hoje, sua capacidade de assertividade pela amostragem é de 60%, ou seja, quanto mais usado for, maior sua chance de entregar a jurisprudência e a doutrina dentro de melhores parâmetros.

Um exemplo concreto desse conceito é encontrado nas recomendações de streaming, em que a plataforma utiliza memórias limitadas para sugerir vídeos com base nas preferências previamente manifestadas pelo usuário.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.