book_icon

Simpress: circularidade de mais de 10 mil equipamentos no primeiro semestre de 2023

Em seu laboratório, a Simpress promove a economia circular, colocando de volta no mercado equipamentos que retornam de seus clientes

Simpress: circularidade de mais de 10 mil equipamentos no primeiro semestre de 2023

A Simpress, empresa especializada em outsourcing de equipamentos de TI, promoveu a circularidade de cerca de 10 mil equipamentos só no primeiro semestre de 2023.

São PCs, notebooks, impressoras, tablets e smartphones que retornam para a empresa ao final dos contratos de outsourcing e, após análise minuciosa e reconfiguração, voltam seminovos para o mercado para atender necessidades específicas de outras empresas.

Os resíduos eletrônicos que não são aproveitados se tornam matéria-prima para a fabricação de novos produtos em parceria com outras empresas sustentáveis e especializadas em reciclagem

Responsável por todo o ciclo de vida dos equipamentos, ao final dos contratos, a Simpress faz a coleta e encaminha os produtos para seu laboratório, localizado na cidade de Santana do Parnaíba (SP), onde trabalham mais de 50 profissionais revigorando cerca de 1800 máquinas por mês, em 3700 m² de infraestrutura.

No laboratório, as impressoras passam por um processo de restauração, composto por algumas etapas: inspeção, higienização, revisão, controle de qualidade e empacotamento. Já os notebooks e desktops passam por outros processos: recepção, testagem de componentes, sanitização, upgrade, aplicação de imagem e por último empacotamento, para que possam ser disponibilizados para novos clientes.

Os resíduos gerados no decorrer das ações – como os derivados das lavagens das peças – são descartados de forma ambientalmente correta, atestado pelo Certificado de Destinação Final. Todo o processo de circularidade contribui para a geração de emprego e movimentação da economia da região do entorno.

“Evitamos ao máximo o descarte dos equipamentos. Todo o processo que fazemos no Laboratório colabora com a economia circular. Os resíduos eletrônicos que não são aproveitados se tornam matéria-prima para a fabricação de novos produtos em parceria com outras empresas sustentáveis e especializadas em reciclagem”, afirma Vittorio Danesi, CEO da Simpress.

Além disso, a Simpress, que possui as certificações ISO 14001 e ISO 9001, realiza o descarte de todos os resíduos gerados em suas atividades de forma ambientalmente correta. Para garantir a governança do processo, os fornecedores envolvidos apresentam o Certificado de Descarte Final.

No primeiro semestre deste ano foram descartadas cerca de 144 toneladas de resíduos de hardware, 273 toneladas de resíduos de toner, 22.380 litros de resíduos efluentes derivados da lavagem de peças e mais de 8 toneladas de resíduos sólidos, decorrentes de papel, plástico, metal, resíduos de EPI, lâmpadas, pilhas e baterias.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.