book_icon

A crescente demanda pelo uso de lítio nos Data Centers: uma nova oportunidade para a indústria de mineração na AL

Nos últimos anos, as baterias de íon- lítio encontraram uma forma para se tornarem uma das principais tecnologias de armazenamento de energia na indústria global de Data Centers à medida em que operadores buscam soluções para reduzir sua pegada de carbono e seu consumo de energia em oposição a baterias de chumbo- ácido, geradores a diesel e outras tecnologias tradicionalmente implementadas.

De acordo com o relatório da Frost & Sullivan Analysis of Lithium Ion Battery in Data Centers (Análise das Baterias de Íon-Lítio em Data Centers) citado pela Data Center Dynamics, enquanto em 2020 as baterias de íon- lítio representavam 15% do mercado de baterias para data centers, até 2025 elas devem representar 38,5% desse mercado. Ocupar menos espaço, ser mais leves, necessitar de menos manutenção e proporcionar uma melhor proteção ambiental foram incluídos como benefícios das baterias de íon- lítio em relação às tradicionais baterias de VRLA, tornando-as uma escolha cada vez mais popular.

De acordo com a Statista, o volume de Dados gerado no mundo todo ultrapassará os 180 zetabytes em 2025, o que significa um crescimento médio anual de quase 40% em cinco anos.

Esse grande aumento no tráfego de Dados fez com que as baterias de íon- lítio se tornassem uma fonte alternativa viável para a energia armazenada em Data Centers, devido à sua melhor performance, flexibilidade de uso e menor custo total de propriedade (TCO) em comparação com as baterias de chumbo- ácido reguladas por válvula (VRLA).

O estudo “As Vantagens em Usar Baterias de Íon- Lítio como uma Fonte de Alimentação de Backup em Aplicações de UPSs Monofásicos para Data Centers Remotos e de Edge” concluiu que as baterias de íon- lítio têm maior confiabilidade e disponibilidade, têm 60% menos de peso, maior densidade de energia e de potência e uma resistência para até mais 10°C do que as de VRLA e o dobro de vida útil. Comparando o custo total de propriedade (TCO) de um UPS de 1500 VA com baterias de íon- lítio com uma alternativa de VRLA mostrou um TCO estimado 41% menor para o UPS usando baterias de íon- lítio.

A Oportunidade para o Lítio na América Latina
De acordo com Dados de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos, os recursos de lítio aumentaram substancialmente no mundo e totalizam ao redor de 86 milhões de toneladas, sendo que 52,9 milhões desse total localizam-se na Bolívia, Argentina, Chile, México e Peru (mais de 61% das reservas mundiais de lítio).

A importância que o lítio está assumindo nos Data Centers, e no esquema de transição energética das indústrias em geral, representa uma importante oportunidade para a indústria de mineração na América Latina. De acordo com o BID, as exportações minerais já representam mais de 50% das exportações de países como o Chile e o Peru.

Esse novo interesse global fez com que os preços do lítio disparassem mais de 11 vezes nos últimos dois anos, passando de US$6.000 por tonelada em março de 2020 para mais de US$70.000 em seu pico em 2022.

Mais crescimento demanda mais inovação e valor
Para a indústria regional de mineração, esse cenário sem dúvida representa uma vantagem comercial, especialmente se o valor da cadeia de suprimentos se fortalecer – para o que é necessário investir em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) com o objetivo de identificar oportunidades nesse campo.

De acordo com o BID, os fornecedores de lítio podem capturar segmentos maiores da cadeia de valor ao acrescentar conhecimento técnico e científico às suas operações através de biotecnologia, novos materiais, tecnologias da informação e da comunicação e da automação.

Essa inovação, ao mesmo tempo, representa novas oportunidades para a indústria de Data Cnters, já que é ela quem tem a capacidade de fornecer o armazenamento, o processamento e o controle dos dados gerados através dessas tecnologias.

Vemos aqui um esforço combinado entre ambas as indústrias, sendo que nesse momento, cada uma é potencializadora da outra. Por um lado, o lítio é um ativo essencial para o desenvolvimento dos Data Centers e do armazenamento de energia dos Data Centers e, portanto, a sua extração logo será essencial; por outro lado, o crescimento da indústria de mineração projetado para a nossa região torna cada vez mais necessário digitalizá-la e automatizá-la, de forma a aumentar ainda mais a sua eficiência.

Em resposta a essa tendência e à necessidade de alimentação dos Data Centers, as fabricantes de Data Centers estão buscando inovar nas soluções alternativas para Unidades de Alimentação de Energia Ininterrupta (UPS) com baterias de íon- lítio.

Por Gustavo Hilsenrad, América Latina gerente de Vendas Empresariais da Vertiv.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.