book_icon

Atos anuncia Centro de Operações Tecnológicas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris

A Atos está envolvida com o Movimento Olímpico desde 1992 e com o Movimento Paralímpico desde 2008, e também é a parceira oficial de tecnologia digital do Comitê Olímpico Europeu para as edições de 2023 e 2027 dos Jogos Europeus

Atos anuncia Centro de Operações Tecnológicas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris

A Atos inaugurou o Centro de Operações Tecnológicas (TOC na sigla em inglês) para as Olimpíadas de Paris 2024, com a presença de Nourdine Bihmane, CEO da Tech Foundations, Atos bem como de Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador Paris 2024.

Com 610m², o TOC é o centro de controle e comando de tecnologia que supervisiona todas as 63 competições olímpicas e paralímpicas e instalações não competitivas. Como parceiro global de TI, principal integrador de TI do Comitê Olímpico Internacional (COI), e parte da equipe de Tecnologia dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a Atos desempenha um papel fundamental gerenciando as operações do novo Centro relacionadas a serviços de TI, coordenando mais de 2.000 especialistas e operando 24 horas por dia, 7 dias por semana durante toda a competição.

O Centro implementará uma ampla gama de equipamentos tecnológicos para apoio ao funcionamento das competições e divulgação de resultados

A abertura do TOC completa o roadmap desenvolvido em 2020, anunciando a fase operacional inicial em menos de um ano para a abertura dos Jogos. Após 3 anos de colaboração remota, os 15 parceiros tecnológicos do Grupo trabalharão juntos no local. A Atos aproveita o COT para coordenar 140 gerentes de TI em todos os locais operacionais dos Jogos de Paris 2024. O Centro implementará uma ampla gama de equipamentos tecnológicos para apoio ao funcionamento das competições e divulgação de resultados. A Atos também fornecerá suporte aos 60 Gerentes de Resultados. Eles são responsáveis por coletar e publicar corretamente os dados de desempenho e estatísticas no Olympic Diffusion System (ODS), sistema que anuncia em tempo real os resultados das 50 modalidades. A Atos irá anunciar esses dados em até 0,35 segundos, antes de serem transmitido nos sites dos Jogos e outros meios de comunicação, disponíveis para visualização de todos os dispositivos, incluindo desktops, smartphones e tablets. A título de exemplo, o Commentator Information System (CIS) fornecerá dados aos jornalistas esportivos, estejam eles em Paris ao vivo ou fora do local, em seu país de origem.

O TOC é um dos três centros tecnológicos dedicados aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, juntamente com a Central de Operações Tecnológicas de Barcelona e Laboratório de Testes de Integração (Integration Testing Lab) em Madrid. A Atos é capaz de replicar estes três sistemas autônomos, complementares e sustentáveis, reduzindo assim o impacto ambiental das tecnologias da informação durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Até setembro de 2023, os ‘eventos testes’ realizados para 18 modalidades esportivas em 11 locais de competição ajudaram as equipes do Centro Tecnológico em Paris e da Central em Barcelona a avaliarem os sistemas e aplicações da Atos em tempo real – seguindo os testes realizados no ITL. Até julho de 2024, mais de 250 mil horas de testes terão sido realizadas.

“A abertura do Centro de Operações Tecnológicas, o centro de TI dos Jogos de Paris 2024, é um marco importante no sprint final realizado pela Atos para entregar um ambiente mais conectado e Jogos tecnologicamente avançados para atletas, esportes, federações, mídia e o público em geral. As Olimpíadas de Paris 2024 se beneficiará da expertise única da Atos impulsionando a inovação tecnológica no movimento olímpico há mais de três décadas”, disse Bruno Marie-Rose, CIO e CTO dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024.

“O sucesso dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos depende principalmente da capacidade integrar, gerenciar e garantir o tempo de atividade de tecnologias e sistemas de TI que formam os principais serviços prestados às partes interessadas através do ecossistema da competição. A abertura do novo Centro reflete o trabalho árduo das equipes e parceiros da Atos”, comenta Christophe Thivet, CIO na Atos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024.

A Atos está envolvida com o Movimento Olímpico desde 1992 e com o Movimento Paralímpico desde 2008, e também é a parceira oficial de tecnologia digital do Comitê Olímpico Europeu para as edições de 2023 e 2027 dos Jogos Europeus.

A Atos é a única empresa internacional de serviços de TI com uma equipe dedicada, na Divisão de Esportes e Grandes Eventos. Para saber mais sobre as soluções Atos para esporte e entretenimento, visite Sports & Major Events – Atos.

O objetivo da Atos é ajudar a projetar o futuro do espaço da informação. Sua expertise e serviços apoiam o desenvolvimento do conhecimento, da educação e da pesquisa em uma abordagem multicultural e contribuem para o desenvolvimento da excelência científica e tecnológica. Em todo o mundo, o Grupo permite que seus clientes, funcionários e membros de sociedades em geral vivam, trabalhem e se desenvolvam de forma sustentável, em um espaço de informação seguro.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.