book_icon

Entenda as principais diferenças entre observabilidade e monitoramento

Para identificar e buscar soluções práticas e com tomadas de decisão eficientes, é preciso estar atento aos conceitos de observabilidade e monitoramento. Isso porque, essas duas dinâmicas são essenciais para acompanhar o ritmo acelerado do cenário digital da atualidade.

Mas você sabe o que é monitoramento? Nada mais é que uma projeção de um filme que se passa em câmera lenta. Ele permite rastrear métricas, além de coletar Dados e analisar o desempenho do sistema. Outra função praticada por essa sistemática é a identificação e correção de problemas.

Por outro lado, a observabilidade é a ação de estar dentro do próprio filme. Ela oferece uma visão holística do utilitário e permite entender como os diferentes componentes interagem e impactam uns aos outros.

Para obter um bom desempenho, os sistemas de monitoramento não podem ser limitados a um único indivíduo ou equipe dentro de uma organização. Por conta disso, é necessário capacitar todos os desenvolvedores a serem proficientes no monitoramento, com o objetivo de ajudar a desenvolver uma cultura de tomada de decisão baseada em dados e melhoria da depuração geral do sistema, reduzindo as interrupções.

Diante dessa observação, apresentamos algumas chaves para uma implementação eficaz do monitoramento e da observabilidade. Seu monitoramento precisa informar o que está corrompido e ajudar você a entender o motivo, antes que muitos danos sejam feitos.

Para isso, a métrica principal no caso de uma interrupção ou degradação do serviço é o tempo de restauração (o chamado TTR, na sigla em inglês). Um dos principais fatores que contribuem com o TTR é a capacidade de entender rapidamente o que quebrou e o caminho mais rápido para restaurar o serviço.

Conheça as principais vantagens da observabilidade:·
Insights holísticos: favorece a compreensão do comportamento do sistema, não somente por meio do monitoramento de métricas, assim como na análise profunda de registros, rastreamentos e outras joias ocultas de Dados. Ele revela o porquê por trás do que está acontecendo, fazendo com que otimize o tempo do funcionamento do utilitário;

Agilidade na solução de problemas: ao ter acesso a uma grande quantidade de dados granulares, é possível identificar as causas básicas dos problemas, fazendo uma economia significativa de tempo e recursos;

Previsão inteligente: é a vantagem em que permite aos usuários ter acesso à capacidade de prever possíveis problemas antes que ocorram. Isso acontece, devido ao fato de analisar tendências e padrões no comportamento do aplicativo. A partir daí, é possível tomar decisões bem embasadas, evitando tempo de inatividade ou gargalos.

Uma última dica que deixamos aqui, é o fato de não negligenciar o poder da observabilidade no cenário digital em que estamos inseridos. Isso porque, é o momento de ir além do monitoramento e adotar uma abordagem mais incisiva, prática e dinâmica. Seguindo esses passos, pode ter certeza que seus sistemas, sua equipe e seus resultados financeiros agradecerão!

Por Otto Pohlmann, CEO da Centric Solution.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.