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Fortinet aposta em modelo de consumo flexível para impulsionar os parceiros

O FortiFlex oferece licenciamento de segurança baseado no uso, com uma abordagem simples, transparente e de fácil entendimento, proporcionando flexibilidade e agilidade

Fortinet aposta em modelo de consumo flexível para impulsionar os parceiros

Durante o evento Fortinet Xperts Roadshow Brazil 2023 (2 a 4/10) em Atibaia (SP), a empresa de segurança cibernética Fortinet apresentou o roadmap de seu programa FortiFlex de consumo flexível baseado em um sistema de pontos, chamado FortiPoints. A ideia é que toda a linha de produtos esteja dentro desse programa em breve. O FortiFlex oferece licenciamento de segurança baseado no uso, com uma abordagem simples, transparente e de fácil entendimento, proporcionando flexibilidade e agilidade para dimensionar corretamente os serviços e gastos com segurança cibernética. Este modelo é fundamental para ajuda os parceiros de Canal a prestarem serviços gerenciados de segurança, principalmente as de menor porte. As organizações podem implementar livremente a segurança cibernética da Fortinet e aumentá-la, reduzi-la dinamicamente, sem ciclos de aquisição excessivos.

Para o parceiro oferecer serviços de assinatura com pagamento mensal ele precisa de um fornecedor que também tenha um modelo de mensalidade

Segundo explicou Sidnei Avelar, gerente de Produtos da Fortinet Brasil, a base do FortFlex é o FortiPoint, que funciona como uma moeda de troca. “É similar aos giftcards, em que se coloca um crédito e se vai gastando conforme o uso. São quatro tipos de pacotes – 1K, 10K, 50K e 100K, em que um FortiPoint equivale a um dólar e esse crédito expira em três anos”, disse o executivo.

De acordo com Avelar, o ambiente de TI hoje é muito dinâmico e desafiador para o gestor de tecnologia. “O gestor de TI pede a aprovação para o financeiro para comprar proteção para um tráfego de 10 GB, mas depois de aprovado e implementado, entra um novo serviço e agora ele precisa de 12 GB. Para evitar isso, ele já pede de início proteção para 15 GB para ter um gordura para queimar, o que é um desperdício”, afirmou Avelar. “Este modelo é interessante principalmente para parceiros de serviços gerenciados, pois permite aumentar ou diminuir licenças de acordo com a demanda – ele tem hoje dez clientes, mas amanhã, por algum motivo, perdeu três e ficou com sete. Com o programa FortiFlex ele pode facilmente ajustar essa demanda”, explicou.

No segundo trimestre deste ano a Fortinet anunciou o FortiFlex Calculator para a sua gestão em um único console. Até o fim do ano estarão disponíveis no programa o FortiSASE Suport, FortiClient EMS Cloud, FortiEDR Support e o FortiAuthenticator Support. Para 2024 estão previstos a entrada do FortiAIOps, FortiGate-CNF, cFPS, Fortimail, FortiRecon Support, FortiSIEM e FortiSOAR.

O programa FortiFlex está disponível nas modalidades Enterprise e MSSP (Provedor de Serviço de Segurança Gerenciado). No primeiro caso é um sistema pré-pago, em que o cliente compra FortiPoints e consome segundo o uso. Para parceiros MSSPs, o sistema é pós-pago, calculado diariamente, e pago no fim do mês, igual a uma conta de luz.

Oportunidade para parceiros

De acordo com Marcelo Mayorga (foto), vice-presidente de Engenharia para a América Latina da Fortinet, os serviços gerenciados em segurança têm crescido no Canal. “Se uma empresa quer gerenciar a sua segurança, ela precisa contratar profissionais e o mercado vive uma escassez de mão de obra especializada nesta área. Por isso, elas contratam um terceiro para prover este serviço. É uma oportunidade muito grande para os parceiros de Canal”, contou o executivo. “Os parceiros menores agora têm a oportunidade de prestar estes serviços sem um investimento inicial grande com o nosso modelo de pagamento por consumo FortiFlex. É possível começar com serviços menores e à medida que for incorporando novos clientes, o parceiro vai comprando mais FortiPoints”, explicou.

Em sua opinião, atualmente é difícil um parceiro ganhar dinheiro somente revendendo tecnologia. As grandes oportunidades estão na parte de serviços e como os orçamentos de segurança nas empresas estão crescendo, os parceiros podem capturar parte desse orçamento prestando serviços. “Para o parceiro oferecer serviços de assinatura com pagamento mensal ele precisa de um fornecedor que também tenha um modelo de mensalidade, caso contrário fica difícil o fluxo de caixa, pois precisa de um investimento inicial grande para comprar a tecnologia e depois receber mensalmente dos clientes. A maioria dos parceiros da Fortinet já absorveram este modelo de subscrição graças aos modelos de negócios que oferecemos”, afirmou Mayorga.

Serviço
www.fortinet.com/br

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