
Uma pesquisa recente do Gartner com mais de 1,4 mil líderes executivos mostrou que 45% das empresas estão em modo piloto com a IA generativa e outros 10% colocaram soluções de IA generativa em produção. Este é um aumento significativo em relação a outra pesquisa do Gartner realizada em março e abril de 2023, na qual apenas 15% dos entrevistados estavam testando IA generativa e 4% estavam em produção.
“As organizações não estão apenas falando sobre IA generativa – elas estão investindo tempo, dinheiro e recursos para avançar e gerar resultados de negócios”, disse Frances Karamouzis, distinguished VP analyst do Gartner. “Na verdade, 55% das organizações relataram um aumento no investimento em IA generativa desde que esta se tornou de domínio público, há dez meses. A IA generativa está agora nas agendas dos CEOs e dos conselhos de administração, à medida que procuram tirar partido do potencial transformador desta tecnologia”, completou.
A pesquisa incluiu 1.419 entrevistados que participaram de um webinar do Gartner em setembro de 2023, discutindo os custos empresariais e os riscos da IA generativa. Os resultados desta pesquisa não representam descobertas globais ou do mercado como um todo.
De acordo com a pesquisa, 78% dos entrevistados acreditam que os benefícios da IA generativa superam os seus riscos. Isto é superior aos 68% que relataram este sentimento na sondagem anterior. “Os executivos estão assumindo uma postura mais ousada em relação à IA generativa à medida que veem as formas profundas como esta pode impulsionar a inovação, a otimização e a disrupção”, disse Frances. “Os líderes empresariais e de TI entendem que a abordagem de ‘esperar para ver’ é mais arriscada do que investir”, comentou.
A pesquisa descobriu que 45% das empresas estão ampliando os investimentos generativos em IA em múltiplas funções de negócios, com 22% expandindo em mais de três funções diferentes. O desenvolvimento de software é a função com a maior taxa de adoção ou investimento em IA generativa, seguida de perto pelo marketing e pelo atendimento ao cliente.
As iniciativas de crescimento foram citadas como o principal foco de negócios dos investimentos generativos em IA por 30% dos entrevistados, seguidas pela otimização de custos (26%) e experiência/retenção do cliente (24%).
“Muitas organizações iniciaram sua jornada de IA com ênfase excessiva na otimização e eficiência de custos”, disse Frances. “As empresas experientes foram além disso para concentrar iniciativas na eficácia, no valor quantificável e na agilidade comercial de produtos e serviços. Isso garante visibilidade, confiança e sinergia entre as partes interessadas e, o mais importante, alinhamento com os resultados do negócio”, finalizou a executiva.
Serviço
www.gartner.com

Leia nesta edição:

CAPA | TECNOLOGIA
Open Source turbina a Transformação Digital

TENDÊNCIAS
IoT está madura e traz boas oportunidades de negócios

FÁBRICA DE SOFTWARE
Desenvolvimento de Soluções ganha apoio da IA
Esta você só vai ler na versão digital

NEGÓCIO
Oportunidades e riscos da internacionalização
Baixe o nosso aplicativo