A Embratel apresentará no Futurecom 2023 um ecossistema tecnológico capaz de conectar sociedade, empresas e governos a partir de redes privativas. Demonstrações focadas em logística, indústria autônoma, cidade inteligente, segurança preditiva, atendimento médico remoto e telemetria no agronegócio serão realizadas em seu estande. Para isso, a Embratel apresentará sua solução de rede privativa LTE | 5G, habilitando inovações e mostrando todo potencial que a tecnologia, integrada com dispositivos de Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e Nuvem, pode prover aos negócios e à sociedade.
Executivos da Embratel e da Claro também participarão de palestras e painéis, comentando sobre tendências e tópicos como 5G, Inteligência Artificial, Cloud, satélites, cibersegurança, redes privativas, Analytics e cidades inteligentes, entre outros temas. Ainda, a Embratel realizará diversas apresentações sobre importantes tendências do setor em seu estande, com especialistas como Ronaldo Lemos. O Futurecom 2023 é um dos eventos de tecnologia e telecomunicações da América Latina e acontece de 3 a 5 de outubro no São Paulo Expo, em São Paulo.
“Em função de sua alta capacidade, resiliência, disponibilidade, baixíssima latência, segurança e ultraprocessamento de Dados, nossa solução de redes privativas possibilita que aplicações críticas sejam implementadas com total eficiência”, afirma Marcello Miguel, diretor-executivo de Marketing e Negócios da Embratel. O executivo destaca que a solução é uma moderna infraestrutura digital que atua no centro de ecossistemas tecnológicos de companhias e governos, habilitando e tornando possível a implementação de inovações para diversas áreas. “Estamos muito animados para mostrar na prática no Futurecom exemplos do que essa tecnologia é capaz de oferecer”, diz o executivo.
Durante o evento, os visitantes poderão acompanhar demonstrações de ambientes envolvendo pessoas, empresas e governos conectados pela solução de rede privativa LTE | 5G da Embratel, utilizando tecnologia Ericsson. As demonstrações serão realizadas no estande da Embratel, localizado na Ilha 5G da Conectividade, entre os corredores F e G.
A principal demonstração será a própria rede privativa da Embratel. A solução é ofertada ao mercado em três versões, com diferentes arquiteturas de rede. Na primeira versão, a rede entrega uma cobertura celular privativa, dedicada ao cliente, e utiliza o core (núcleo) de rede da Embratel, cuja capacidade é compartilhada com outras empresas. Na segunda versão, uma parte do núcleo da rede, a UPF (User Plane Function), fica instalada no cliente, o que garante menor latência e maior resiliência. E no terceiro modelo, o core completo fica instalado no cliente, o que costuma ser um requerimento para aplicações de missão crítica. Nesse cenário, a Embratel traz para o Futurecom, com o 5G+ da Claro, uma infraestrutura habilitadora digital, com serviços baseados em nuvem e edge que habilitam um ecossistema de aplicações que serão demonstradas na feira.
Demonstrações habilitadas pela Rede Privativa LTE | 5G da Embratel
Indústria autônoma
A Embratel e a Siemens levarão a experiência de uma indústria de bebidas do futuro ao Futurecom. A Embratel, com sua rede privativa LTE | 5G, e a Siemens Infraestrutura e Indústria demonstrarão uma aplicação de controle industrial, apresentando seus principais sistemas utilizados em situações reais, como Controladores Lógicos Programáveis (CLP), Sistema de Supervisão e Controle (SCADA), Monitoramento de Energia Elétrica, Switches, Roteadores e Firewalls Industriais, entre outros. O destaque dessa aplicação industrial é o uso do 5G para controle em tempo real nas redes de chão de fábrica, alcançando ciclos de comunicação em tempo real extremamente rápidos devido à baixa latência. Essa comunicação é altamente relevante para aplicações de coleta, análise de Dados e gestão de KPIs de produção, aspectos que também serão explorados neste caso de uso, assim como a possibilidade de acesso remoto ao chão de fábrica para fins de manutenção e operação remota de forma segura e eficaz. Os dados gerados por essa fábrica serão transmitidos, via 5G, para a plataforma de Nuvem da Siemens, o InsightsHub, na qual KPIs e insights de produção serão identificados.
Logística
Será demonstrado no Futurecom um ambiente de armazém logístico, contando com um sistema de identificação por rádio frequência (RFID) da Zebra conectado com a rede privativa da Embratel. Um robô autônomo móvel (AMR) da Translift, simulando um veículo do futuro, irá coletar uma caixa com mercadorias etiquetadas com RFID e percorrerá todo o perímetro ao redor de estande da Embratel. A área percorrida contará com dois leitores de RFID, que farão a leitura das tags de forma imediata, assim que robô autônomo móvel passar por eles, identificando em tempo real a localização, quantos e quais produtos estão sendo transportados. Assim, é possível reconhecer de modo instantâneo se os devidos produtos estão ali e, inclusive, detectar possíveis perdas e desvios sem a necessidade de parar o veículo ou da intervenção de um operador. Esse ecossistema tecnológico proporciona a integração entre armazéns, cadeia produtiva e de distribuição, pois é capaz de avisar se é preciso repor ou retirar alguma mercadoria, sempre com agilidade e rapidez de forma automatizada.
Cidade Inteligente (Trânsito)
A rede privativa da Embratel será a base de conectividade para um semáforo inteligente da Seebot, que também estará conectado ao robô autônomo móvel da Translift via Edge Computing. Dessa forma, o veículo poderá identificar sinais e se movimentar conforme todo o ecossistema de mobilidade, logística e infraestrutura das cidades inteligentes representados na demonstração. O semáforo funciona com Inteligência Artificial embarcada e atua de forma automática no trânsito das cidades, tornando o fluxo mais otimizado e extraindo diversas informações de congestionamentos, infrações de trânsito e acidentes, por exemplo. Câmeras de alta resolução, com solução de Video Analytics, podem ser acopladas para detectar pessoas e veículos que transitam pelo local, permitindo que as autoridades atuem rapidamente no caso de possíveis acidentes, roubos ou outras ocorrências. A tecnologia pode reaproveitar os semáforos já instalados nas cidades e tem alta compatibilidade com diversas câmeras de mercado, proporcionando uma otimização de custos. A solução, desenvolvida com o apoio do hub de inovação da Claro e Embratel, o beOn Claro, é capaz de transmitir imagens em tempo real e levar mais segurança para vias públicas de todo o Brasil.
Cidade Inteligente (Segurança Preditiva)
Outra aplicação que será apresentada no evento busca ampliar as possibilidades das Cidades Inteligentes, com o uso de equipamentos Intelbras como a CPE 5G, a qual recebe o sinal da rede Privativa Embratel e disponibiliza uma rede Wi-Fi Mesh AX 3000 segura para diversas aplicações, e BodyCams conectadas com a Rede Privativa Virtual (Network Slicing), da Embratel. No Futurecom duas pessoas circularão na cidade de São Paulo com os dispositivos para demonstrar, na prática, como funciona a captação e transmissão de imagens de modo síncrono com as câmeras inteligentes e altíssima capacidade de processamento da rede. Será demonstrado como a transmissão e o acesso a vídeos em tempo real de ocorrências pode acontecer de forma mais otimizada, possibilitando respostas mais rápidas, maior transparência, registro de evidências, monitoramento remoto eficiente e análise de dados avançada para identificar potenciais ameaças que precisam ser impedidas para melhorar a segurança pública e privada.
Saúde (atendimento médico remoto)
Na saúde, a rede privativa LTE | 5G da Embratel será demonstrada funcionando com o serviço Einstein Até Você, que oferece assistência médica, realização de exames e aplicação de vacinas onde o paciente estiver. A tecnologia permite melhor qualidade nos vídeos das teleconsultas e análises de exames diagnósticos em tempo real, além de potencializar o uso de diversas ferramentas de diagnóstico conectadas com sensores e dispositivos de Internet das Coisas (IoT) via Rede Privativa Virtual (Network Slicing). Essa rede permite que a comunicação entre médicos e pacientes aconteça com priorização, com baixíssima latência, com fotografias e vídeos transmitidos em tempo real para uma análise detalhada das questões de saúde. No Futurecom, dispositivos médicos conectados com IoT para otoscopia e ausculta pulmonar e abdominal, por exemplo, serão apresentados para destacar os seus benefícios à saúde e ao bem-estar dos pacientes.
Agronegócio
A Embratel levará ao evento um sistema de telemetria, desenvolvido com a participação do hub de inovação da Claro e Embratel, o beOn Claro, que mede variáveis ambientais como temperatura, umidade, chuva e outros indicadores nas áreas agrícolas. A solução funcionará conectada à rede privativa para possibilitar o monitoramento detalhado e preciso das condições das diversas áreas para a rápida tomada de decisão em caso de ocorrências. Entre os benefícios estão, ainda, o uso de tecnologias de ponta para a otimização de recursos como irrigação e aplicação de fertilizantes. Os visitantes do Futurecom poderão ver as imagens e os dados coletados pelo aparelho de telemetria, assim como acompanhar o funcionamento de equipamentos e de outros dispositivos em fazendas em tempo real.
“Temos uma sólida parceria com a Claro e Embratel, com o objetivo de simplificar o processo de digitalização de todos os setores da Indústria com uma conectividade de alta confiabilidade. Aqui, no Futurecom, estamos demonstrando uma infraestrutura de rede 5G de alta tecnologia para garantir eficiência e segurança máxima aos procedimentos. A quinta geração de conectividade móvel disponível nas demonstrações da Claro e Embratel carregam tecnologia Ericsson e abrem oportunidades únicas para melhorar a eficiência, segurança, com garantia de mobilidade confiável que é fundamental para as novas aplicações de cada setor. Temos visto que o 5G tem alto potencial de transformar os negócios, e a adesão a essa tecnologia vem crescendo no mundo. O Brasil está no caminho certo com a implantação acelerada do 5G, mas não podemos perder a oportunidade de nos destacar e ganhar competitividade frente a outros países da América Latina”, afirma Murilo Barbosa, vice-presidente de Negócios da Ericsson.
Serviço
www.embratel.com.br/embratel/eventos/futurecom-2023
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo