book_icon

Nova fábrica da Intel na Irlanda inicia produção com tecnologia Intel 4

A tecnologia EUV empregada na produção do Intel 4 é amplamente adotada em nós de tecnologia de semicondutores de ponta que alimentam os aplicativos de computação mais exigentes

Nova fábrica da Intel na Irlanda inicia produção com tecnologia Intel 4

A Intel anunciou nesta sexta-feira (29/9) a chegada de sua tecnologia Intel 4, que utiliza processo ultravioleta extrema (EUV), e o primeiro uso de EUV na fabricação de alto volume (HVM) na Europa. A chegada deste importante momento inaugura o futuro para produtos como os próximos processadores Intel Core Ultra (codinome Meteor Lake), que abrirão o caminho para PCs com IA, bem como os processadores Intel Xeon de futura geração que chegarão em 2024 e produzido no nó de processo Intel 3.

A tecnologia EUV empregada na produção do Intel 4 é amplamente adotada em nós de tecnologia de semicondutores de ponta que alimentam os aplicativos de computação mais exigentes, como Inteligência Artificial (IA), redes móveis avançadas, direção autônoma e novos Data Centers e aplicativos em Nuvem. O EUV desempenha um papel fundamental na condução da Intel em direção aos seus objetivos de entregar cinco nós em quatro anos e recuperar a liderança em tecnologia de processos até 2025.

O Fab 34 da Leixlip está no caminho certo para obter a certificação LEED Gold. A nova instalação incorpora diversas inovações de design para aumentar a sustentabilidade

“Estou orgulhoso da equipe da Intel, bem como de nossos clientes, fornecedores e parceiros que trabalharam conosco para dar vida a este momento e nos manter no caminho de volta à liderança de processos”, disse Pat Gelsinger, CEO da Intel. “A Silicon Isle sempre foi fundamental para a nossa estratégia de longo prazo, e a abertura hoje da Fab 34 contribui para o objetivo da UE de criar uma cadeia de fornecimento de semicondutores mais resiliente e sustentável”, comedntou.

A abertura da Fab 34 em Leixlip, na Irlanda, combinada com as instalações planejadas de fabricação de wafers da Intel em Magdeburg, na Alemanha, e as instalações planejadas de montagem e teste em Wrocław, na Polônia, ajudarão a criar uma empresa líder de ponta a ponta, inédita, com uma cadeia de valor de fabricação de semicondutores de ponta na Europa. Sendo o lar de indústrias na vanguarda da tecnologia – IA, telecomunicações, Data Centers, automóvel e outras – a Europa necessita de uma cadeia de abastecimento de semicondutores de ponta resiliente. A Intel está empenhada em ajudar a Europa a concretizar as suas ambições tecnológicas e, por sua vez, em construir uma cadeia de fornecimento global de semicondutores que seja resiliente e geograficamente equilibrada.

“As operações da Intel na Irlanda são a base de nossa presença global de produção e uma parte importante da construção de uma cadeia de valor de fabricação de semicondutores de ponta a ponta na Europa”, disse Keyvan Esfarjani, vice-presidente executivo e diretor de Operações Globais da Intel. “À medida que continuamos a avançar com nosso investimento de 17 bilhões de euros, isso representa um marco significativo e uma vitória para nossas operações na Irlanda, pois traz a mais recente e melhor tecnologia Intel 4 da Intel utilizando EUV para Fab 34, Irlanda e Europa”, observou.

“Este é um marco para a Intel e para a indústria de semicondutores como um todo. A transferência da tecnologia de processo Intel 4 para a produção de alto volume na Irlanda é um passo gigantesco para permitir a produção de ponta na Europa e um grande momento também para as nossas equipes de desenvolvimento de tecnologia no Oregon”, disse Ann Kelleher, vice-presidente executiva e gerente-geral de Desenvolvimento de Tecnologia da Intel.

O desenvolvimento do processo e o HVM inicial na tecnologia Intel 4 – que oferece melhorias significativas em desempenho, eficiência de energia e densidade de transistor em comparação com tecnologias anteriores – foram realizados na fábrica de desenvolvimento da Intel no Oregon (EUA).

A Intel está comprometida em expandir suas operações e ao mesmo tempo minimizar sua pegada ambiental. Hoje, a empresa divulgou o seu Plano de Ação Climática da Irlanda , que detalha os esforços para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE), a utilização de energia, a utilização de água e a eliminação de resíduos em aterros.

O Fab 34 da Leixlip está no caminho certo para obter a certificação LEED Gold. A nova instalação incorpora diversas inovações de design para aumentar a sustentabilidade. Por exemplo, os edifícios utilizarão uma proporção de 9 para 1 entre o calor gerado pela recuperação de calor e o calor gerado pelos métodos tradicionais, e a maior parte do cimento utilizado durante a construção foi caracterizado como de baixo carbono devido à integração de conteúdo reciclado.

O campus de Leixlip continua a implementar a estratégia de compra de eletricidade para um fornecimento 100% renovável, devolve 88% da sua água ao rio Liffey e, em 2022, enviou 0,6% do total dos seus resíduos para aterro. Esses esforços apoiam as metas corporativas da Intel de alcançar 100% de uso de eletricidade renovável em suas operações globais, água líquida positiva e zero desperdício em aterros até 2030; emissões líquidas zero de GEE em todas as operações globais até 2040; e emissões líquidas zero de GEE a montante até 2050.

Serviço
www.intel.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.