De acordo com uma nova pesquisa do Gartner, até 2028, 60% do trabalho dos vendedores B2B será executado por meio de interfaces de usuário conversacionais por meio de tecnologias de vendas com IA generativa, acima dos menos de 5% em 2023. “Os líderes de operações de vendas e suas equipes de tecnologia devem se preparar para a convergência de novas formas de Inteligência Artificial, automação dinâmica de processos e atividades reinventadas de planejamento de negócios que transformarão a função de vendas”, afirmou Adnan Zijadic, Analista e diretor da Prática de Vendas do Gartner.
A IA generativa revolucionará a forma como as organizações de vendas capturam, entendem e utilizam uma série de sinais de dados mais complexos. Antes da IA generativa, os vendedores analisavam fontes de dados diferentes para informar suas táticas e mensagens. A IA generativa permitirá que os líderes de vendas simplifiquem esses processos, economizando horas do tempo do vendedor.
“Ao combinar fontes de dados externas e internas e automatizar processos manuais complexos, a IA generativa irá desbloquear uma compreensão mais rica dos públicos-alvo e inaugurar uma nova era de tomada de decisões de vendas”, disse Zijadic. “Esta mudança fará com que a tecnologia de vendas deixe de ser apenas uma ferramenta para se tornar verdadeiramente uma companheira de equipe”, comentou.
A combinação de dados de automação da força de vendas (SFA) e engenharia imediata de IA generativa facilitará a próxima geração de automação dinâmica de processos, que permite aos líderes fazer ajustes em tempo real nas estratégias de mercado. A IA pode combinar dados atraentes do comprador e criatividade para automatizar mensagens de valor, produzindo conteúdo de alta qualidade. O Gartner prevê que nos próximos dois anos, 30% das mensagens enviadas de grandes organizações serão geradas sinteticamente.
A IA também impulsionará casos de uso impactantes de automação de processos por meio de dispositivos móveis e inteligentes, desktops e bots: experiências de conversação serão usadas para executar até 14% do planejamento de vendas, 15% da preparação de reuniões com clientes e 14% da negociação de negócios.
“Um dos casos de uso mais transformadores da IA generativa será a automação de processos”, disse Zijadic. “As empresas devem investir na prontidão da IA e na maturidade dos dados para garantir que estejam prontas para abraçar este caso de uso altamente impactante”, completou.
A adoção bem-sucedida de vendas adaptáveis de IA generativa e manuais de negócios proporcionará novos ganhos na produtividade de vendas, apresentando uma oportunidade para reanalisar como os recursos de entrada no mercado (GTM) são alocados.
O Gartner espera que os impactos mais significativos da IA generativa nas plataformas SFA para fins de planejamento se materializem nas áreas de venda guiada, gerenciamento de previsões, visualização e análise, integração e composição de plataforma e colaboração. “Nos próximos anos, o Gartner espera que 35% dos diretores de Receita utilizem uma equipe centralizada de Operações GenAI como parte de sua organização GTM”, finalizou Zijadic.
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