book_icon

Realidades Virtual e Aumentada transformam negócios dos mais diversos setores

Para Fábio Soma, estrategista de inovação e mentor de empresários, as empresas que abraçam essas tecnologias estão bem posicionadas para prosperar em um mundo cada vez mais digital e interativo

Realidades Virtual e Aumentada transformam negócios dos mais diversos setores

A Realidade Virtual (VR) e a Realidade Aumentada (AR) não são mais apenas conceitos futuristas, se tornando uma certeza cada vez mais presente no mundo dos negócios. À medida que a tecnologia avança, empresas de diversos setores estão encontrando maneiras criativas de aproveitar essas soluções imersivas para melhorar processos internos, envolver clientes e promover a inovação.

A indústria de jogos, por exemplo, foi uma das primeiras a abraçar os conceitos, oferecendo uma experiência completamente imersiva onde os jogadores podem se sentir transportados para mundos virtuais. Além disso, a realidade aumentada permite que pessoas interajam com o mundo real enquanto desfrutam de elementos digitais sobrepostos. “Isso não apenas revolucionou a experiência dos usuários, mas também abriu oportunidades de negócios, como a criação de jogos de turismo virtual que exploram cidades do mundo real”, revela Fábio Jr. Soma, estrategista de inovação e mentor de empresários.

Reuniões virtuais em 3D permitem que equipes globais trabalhem juntas em um ambiente completamente digital, economizando o tempo e os recursos de uma eventual viagem 

A educação também está sendo transformada por essa tecnologia, tornando o aprendizado mais envolvente e prático. “As salas de aula virtuais permitem que os alunos explorem ambientes de aprendizado imersivos, como a viagem virtual a locais históricos. A AR, por sua vez, pode enriquecer livros didáticos com elementos interativos, como modelos 3D que podem ser manipulados pelos alunos. Isso torna o aprendizado mais atraente e eficaz”, pontua.

Setores como marketing e publicidade também estão sendo revolucionados por esse tipo de tecnologia, proporcionando aos consumidores experiências únicas e personalizadas. “As empresas podem criar, por exemplo, conceitos de compra virtual onde os clientes têm a capacidade de experimentar produtos antes mesmo de comprá-los. Campanhas de marketing de AR permitem que os consumidores interajam com anúncios, tornando a publicidade mais envolvente”, relata Soma.

A área da saúde é mais uma que se beneficia com a tecnologia, utilizando a Realidade Virtual para treinamentos médicos e simulando procedimentos cirúrgicos complexos. “O novo conceito tecnológico também está sendo usado para tratar condições como transtorno de estresse pós-traumático e fobias, proporcionando um ambiente controlado para exposição terapêutica”, aponta.

Empresas dos mais diversos setores estão usando a VR e a AR para impulsionar a inovação e melhorar a colaboração interna e externa. “Reuniões virtuais em 3D permitem que equipes globais trabalhem juntas em um ambiente completamente digital, economizando o tempo e os recursos de uma eventual viagem”, revela.

Para o especialista, a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada estão moldando o cenário empresarial de maneiras inimagináveis. “Essas tecnologias têm o potencial de melhorar a experiência do cliente, aumentar a eficiência operacional e impulsionar a inovação em uma variedade de setores. À medida que as soluções continuam a evoluir, as empresas que as abraçam passam a estar bem posicionadas para prosperar em um mundo cada vez mais digital e interativo”, finaliza.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.