A IBM anunciou a integração de PNL (Processamento de Linguagem Natural) no IBM Suíte Envizi ESG para ajudar as organizações a acelerar a captura, o cálculo e a análise das emissões de gases de efeito estufa (GEE) de Escopo 3. Os novos recursos de classificação de texto foram projetados para ajudar a permitir um salto em eficiência e precisão, ajudando as organizações a ingerir, organizar e gerenciar automaticamente os dados de gastos necessários para cálculos de emissões e divulgações externas.
Novas descobertas divulgadas como uma prévia do IBM 2023 Sustainable Business Snapshot, conduzido pela Morning Consult em nome da IBM, revelaram que há uma lacuna de percepção entre os profissionais de sustentabilidade corporativa, incluindo os tomadores de decisão de sustentabilidade e de TI. Segundo o estudo, 93% dos entrevistados consideram que a sua empresa está um pouco ou muito madura na utilização de dados para acompanhar o progresso da sustentabilidade. Mas apenas 45% dizem que estão prontos para reportar as emissões de Escopo 3.
O IBM Envizi tem ajudado organizações a coletar, calcular, analisar e relatar emissões de GEE há mais de uma década. O IBM Envizi oferece cobertura para todas as 15 categorias do Escopo 3, usando um mecanismo de cálculo para aplicar métodos de cálculo do GHG Protocol que são sustentados por um sistema robusto de gerenciamento de dados. Inclui captura automatizada de dados, captura de dados de pesquisa de fornecedores, bibliotecas de fatores de emissões de Escopo 3, modelos de estrutura de relatórios, um painel analítico dedicado de Escopo 3, ferramentas de auditoria e funcionalidade para apoiar a análise de benchmarking de fornecedores.
A nova funcionalidade do Envizi anunciada ajuda a resolver um dos principais desafios que as organizações enfrentam com as emissões de Escopo 3, que é a categorização de dados de gastos extraídos de sistemas financeiros ou ERP.
Com a adição da classificação automatizada de texto usando PNL, o IBM Envizi pode ajudar a simplificar esse processo agregando, gerenciando, categorizando e preparando dados de gastos, em última análise, para ajudar a produzir um conjunto de dados unificado e atualizado que mapeia as emissões específicas do país e do setor. Para complementar esta funcionalidade, o IBM Envizi inclui agora uma biblioteca integrada de fatores de emissões com base em gastos que é harmonizada em mais de 180 países, criando uniformidade nos cálculos do Escopo 3 para bens e serviços adquiridos. Esses conjuntos de dados são projetados para ajudar as organizações a produzirem seus cálculos de emissões de forma rápida, precisa e eficiente.
“Os crescentes requisitos regulatórios e interesses externos estão levando as organizações a divulgar as emissões de GEE, incluindo aquelas do Escopo 3”, disse Christina Shim, vice-presidente e chefe global de Gerenciamento e Estratégia de Produtos da IBM Sustainability Software. “À medida que os requisitos aumentam e as organizações priorizam o aprimoramento de insights operacionais, também aumenta a necessidade de processos robustos e auditáveis de gerenciamento de dados, cálculos e relatórios. O IBM Envizi agora está integrado com os novos recursos para ajudar as organizações a obter insights de dados de gastos para facilitar os cálculos de emissões de Escopo 3 para relatórios ESG”, explicou.
Por exemplo, um fabricante pode comprar componentes eletrônicos e de computadores de vários fornecedores. Em uma entrada, esses componentes podem ser registrados como “chips” e em outra, podem ser chamados de “discos rígidos”. Em última análise, todos eles precisam estar na categoria de “componentes informáticos e eletrónicos” para que o fator de emissões correto possa ser aplicado. Esta aplicação de classificação de texto pode ajudar a categorizar automaticamente potencialmente milhares de linhas de dados de gastos para que as equipes possam se concentrar em trabalhos de maior valor.
O IBM Envizi complementa o portfólio existente de soluções de sustentabilidade e experiência em consultoria da IBM, incluindo IBM Planning Analytics, IBM Supply Chain Intelligence Suite, IBM Maximo Application Suite e IBM Turbonomic, que ajudam as organizações a definir, operacionalizar e impulsionar suas metas de sustentabilidade ambiental.
Serviço
www.ibm.com
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo