book_icon

AMD acelera inovação na Borda com Kria K24 SOM e kit para desenvolvedor

Solução oferece computação com eficiência energética em um formato pequeno, voltado para aplicações de Borda industriais e comerciais sensíveis ao custo

AMD acelera inovação na Borda com Kria K24 SOM e kit para desenvolvedor

A AMD apresentou o AMD Kria K24 System-on-Module (SOM) e o KD240 Drives Starter Kit, as mais recentes adições ao portfólio Kria de SOMs adaptativos e kits de desenvolvedor. O AMD Kria K24 SOM oferece computação com eficiência energética em um formato pequeno e é voltado para aplicações de Borda industriais e comerciais sensíveis ao custo. A embalagem avançada InFO (Integrated Fan-Out) faz com que o K24 tenha metade do tamanho de um cartão de crédito enquanto usa metade da energia do Kria K26 SOM.

O SOM K24 fornece alto determinismo e baixa latência para alimentar unidades elétricas e controladores de motor usados ​​em aplicações de processamento de sinal digital (DSP) com uso intensivo de computação na Borda. As principais aplicações incluem sistemas de motores elétricos, robótica para automação de fábricas, geração de energia, transporte público, como elevadores e trens, robótica cirúrgica e equipamentos médicos, como camas de ressonância magnética, e estações de carregamento de veículos elétricos.

Juntamente com o KD240 Drives Starter Kit, uma plataforma de desenvolvimento baseada em controle de motor pronta para uso, os produtos oferecem um caminho perfeito para implementação de produção com o K24 SOM. Os usuários podem começar a trabalhar rapidamente, acelerando o tempo de lançamento no mercado para controle de motor e aplicações DSP sem a necessidade de conhecimento de programação de FPGA.

“A plataforma de desenvolvimento AMD Kria K24 SOM e KD240 baseia-se na experiência de design inovadora introduzida pelo portfólio Kria SOM, oferecendo soluções para aplicações de robótica, controle, IA de visão e DSP”, disse Hanneke Krekels, vice-presidente corporativo de Core Vertical Markets da AMD. “Os arquitetos de sistemas devem atender às crescentes demandas por desempenho e eficiência energética, ao mesmo tempo em que mantêm as despesas baixas. O K24 SOM oferece alto desempenho por watt em um formato pequeno e abriga os principais componentes de um sistema de processamento incorporado em uma única placa pronta para produção para um rápido lançamento no mercado”, completou.

Muitas fábricas possuem centenas de motores que alimentam a robótica que acionam linhas de montagem e outros equipamentos. Estima-se que cerca de 70% da utilização global total de eletricidade pelo setor industrial esteja ligada a motores elétricos e sistemas motorizados. Como tal, mesmo uma melhoria de 1% na eficiência de um sistema de acionamento pode ter um impacto positivo significativo nas despesas operacionais e no ambiente.

O K24 SOM apresenta um dispositivo Zynq UltraScale+ MPSoC personalizado e o kit inicial KD240 de suporte é um kit de controle de motor baseado em FPGA abaixo de US$ 400. Permitindo que os desenvolvedores comecem em um ponto mais evoluído no ciclo de design, o KD240 fornece acesso fácil para desenvolvedores iniciantes em comparação com outros kits de controle baseados em processador.

O SOM K24 vem qualificado para uso em ambientes industriais com suporte para mais fluxos de projeto do que qualquer geração anterior. Isso inclui ferramentas de design familiares como Matlab Simulink e linguagens como Python com seu amplo suporte de ecossistema para a estrutura PYNQ. Ubuntu e Docker também são suportados. Os desenvolvedores de software também podem usar as bibliotecas de controle de motor AMD Vitis, mantendo o suporte para fluxos de desenvolvimento tradicionais.

Com o lançamento do Kria K26 SOM, a AMD lançou a primeira App Store para aplicativos de ponta. Ao apresentar o KD240 Starter Kit, a AMD é agora a primeira a oferecer aplicativos de controle de motor pré-construídos, permitindo aos usuários criar soluções industriais com eficiência energética que sejam confiáveis, disponíveis e com recursos avançados de segurança.

O KD240 é suportado por um Pacote de Acessórios de Motor (MACCP) opcional, com kits de motor adicionais disponíveis no futuro que podem ser adquiridos separadamente para uma experiência aprimorada para desenvolvedores.

Acesso a uma família de SOMs escaláveis

Os SOMs Kria permitem que os desenvolvedores ignorem os esforços substanciais de design em torno do dispositivo de silício selecionado e, em vez disso, concentrem-se em fornecer recursos diferenciados e de valor agregado.

A compatibilidade do conector permite fácil migração entre o SOM K24 e K26 sem troca de placas, permitindo que os arquitetos de sistemas equilibrem potência, desempenho, tamanho e custo para sistemas com eficiência energética.

Os SOMs K24 são oferecidos em versões comerciais e industriais e são construídos para ciclos de vida industriais de 10 anos. Além do suporte para faixas de temperatura ampliadas, o SOM de nível industrial inclui memória LPDDR4 protegida por ECC para sistemas de alta confiabilidade.

O K24 SOM (versões comercial e industrial) e o KD240 Drives Starter Kit estão disponíveis para pedido agora por meio de pedido direto e distribuidores de canais em todo o mundo. A versão comercial do K24 será lançada hoje, e a versão industrial deverá ser lançada no quarto trimestre.

Serviço
www.amd.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.