book_icon

BMC: Investimentos em Mainframe mostram impulso significativo em DevOps e AIOps

Pesquisa destaca a Inovação em Mainframes como força competitiva para empresas modernas

BMC: Investimentos em Mainframe mostram impulso significativo em DevOps e AIOps

A BMC, empresa global em soluções de software para Autonomous Digital Enterprise, apresenta os resultados da sua 18a pesquisa anual sobre Mainframes que reforça o valor de Mainframe e seu crescimento contínuo como uma plataforma para inovação.

Uma nova apreciação para a resiliência e escalabilidade do mainframe surgiu da grande dependência na tecnologia pela mudança no cenário digital decorrente da pandemia da covid-19. A pesquisa deste ano da BMC, com mais de 800 executivos e profissionais técnicos, mostrou algumas tendências interessantes:

Noventa e quatro por cento dos respondentes têm uma percepção positiva do Mainframe e 63% relataram um aumento de investimento em mainframes ao longo do último ano.

O crescimento do Mainframe enfatiza a inovação e um aumento no uso de DevOps e AIOps para gerar resultados de mundo real

DevOps e AIOps continuam a crescer no Mainframe, enquanto o volume de Dados e o número de bancos de Dados continuam a crescer de forma significativa.

Conformidade e segurança continuam como as principais prioridades para os usuários de Mainframe – uma prioridade que surgiu primeiramente em 2019.

A Nuvem surgiu como uma das quatro prioridades principais para o próximo ano para 35% dos respondentes, com interesse crescente na implantação de tecnologias de Nuvem, como armazenamento e backups em Nuvem.

Os resultados da pesquisa corroboram também a necessidade das organizações fortalecerem seus processos de mainframe corporativo com ferramentas que entreguem maior velocidade, confiabilidade e segurança.

Inovação contínua do DevOps e crescimento do AIOps previstos para o próximo ano
O crescimento do Mainframe enfatiza a inovação e um aumento no uso de DevOps e AIOps para gerar resultados de mundo real.

Sessenta e dois por cento dos respondentes relataram usar práticas DevOps no mainframe, reconhecendo a necessidade de rapidamente atualizar aplicações centrais para acompanharem as demandas da empresa e melhorarem a qualidade do desenvolvimento de aplicações.

O uso de AIOps em ambientes Mainframe e não- Mainframe cresceu de forma considerável, de 25% em 2021 para 32% em 2023. Foram reduzidos desafios na implementação de AIOps incluindo custos, complexidade e a necessidade de equipes especializadas. Os usuários atuais relatam melhor uptime, assim como da capacidade de detectar problemas rapidamente, além de compreender tendências futuras como os maiores valores entregues pelo AIOps.

Conformidade e segurança seguem como a principal prioridade pelo quarto ano consecutivo
Conformidade e segurança lideram a lista de prioridades das organizações de mainframe, com 61% dos respondentes citando estes dois fatores como principais problemas, seguidos da otimização de custos (49%), aprimoração da automação (41%), e recuperação de Dados (40%).

Estas prioridades correspondem ao aumento de uso de soluções PII (Personally Identified), um aumento de 7% em respondentes usando uma solução dedicada de segurança da informação para mainframes e gerenciamento de eventos (SIEM) desde 2021, com monitoramento de usuários privilegiados e controle de acesso, e serviços de simulação de ataques externos

“Nossa pesquisa destaca que as empresas que investem na modernização do desenvolvimento de aplicações e práticas de operações no mainframe apresentam uma inovação significativamente mais rápida, atingindo altos níveis de resiliência,” disse John McKenny, vice-presidente sênior e gerente geral de Intelligent Z Optimization and Transformation. “À medida em que a inovação em mainframes continua, as organizações que não estão investindo no mainframe colocam seus negócios e seus clientes em um risco significativo.”

Relatório da Pesquisa de Mainframe 2023 da BMC, é um estudo realizado pela BMC com mais de 800 profissionais de mainframe e TI no mundo, com respostas levantadas entre 28 de Março – 21 de Abril de 2023, através de convites via e-mail para uma pesquisa online.

Baixe o Relatório Completo da Pesquisa de Mainframe 2023 e se registre aqui para o webinar na quarta-feira, 30 de Setembro de 2023.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.